Miguel Nicolelis Palestrante DMT Palestras

Miguel Nicolelis

Miguel Nicolelis lidera o Projeto Andar de Novo, que propõe restituir mobilidade corpórea autônoma a paraplégicos por meio "exoesqueletos".

SOBRE O PALESTRANTE

Apontado pela Revista Scientific American como um dos 20 maiores cientistas da atualidade.

Miguel Nicolelis cursou medicina na Universidade de São Paulo (USP) e fez doutorado no Instituto de Ciências Biomédicas, também na USP. 

Em 1989, iniciou pós-doutorado na Universidade Hahnemann, na Filadélfia. Em 1994 foi contratado como Professor Assistente de Neurobiologia da Duke University, na Carolina do Norte.

Atualmente é Professor Titular de Neurobiologia e Co-Diretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University – EUA e Coordenador do Instituto Internacional de Neurociências de Natal-Edmond e Lily Safra (IINN-ELS) – Brasil.

Chefia um grupo de 30 pesquisadores do Centro de Neuroengenharia da Duke University, que emprega as ferramentas computacionais da robótica e da neuroengenharia para desenvolver neuropróteses capazes de restaurar a mobilidade dos membros superiores de pacientes paralisados por trauma ou degeneração do sistema nervoso central. 

Ele lidera o Projeto Andar de Novo, que propõe restituir mobilidade corpórea autônoma a paraplégicos por meio de neuropróteses, também conhecidas como ‘exoesqueletos’. 

A primeira demonstração pública dessa tecnologia ocorreu na cerimônia de abertura da Copa do Mundo de Futebol, em junho de 2014, no Brasil. Nos seus laboratórios também estuda os mecanismos neurofisiológicos e possíveis novas terapias para a doença de Parkinson.

Apontado pela Revista Scientific American como um dos 20 maiores cientistas da atualidade.

Ganhou 50 prêmios internacionais, escreveu doze livros e publicou mais de 200 artigos, dos quais vinte na Science e na Nature, as revistas científicas mais importantes do mundo. Dentre os prêmios mais importantes destacam-se:

TEMAS DE PALESTRAS
01

Muito além do nosso eu: o cérebro movendo o mundo

Como seria um mundo em que pessoas conduzissem aparelhos eletrônicos por meio do pensamento? Onde quadriplégicos pudessem andar e os sintomas motores da doença de Parkinson pudessem ser controlados? 

Miguel Nicolelis fala de um cérebro que não é passivo decodificador de informações, mas sim um escultor da realidade e da sensação de sermos nós mesmos. 

O que parecia ficção científica até recentemente está prestes a se tornar realidade.

Como o cérebro cria a noção que cada um tem de si próprio? Qual o papel da máquina nesse novo cenário? O que é interface cérebro máquina? Quais os possíveis impactos dessa nova realidade sobre a humanidade? 

Nesta palestra, o neurocientista abordará essas questões, além de falar sobre suas descobertas e de sua equipe, das fascinantes perspectivas para pessoas com distúrbios neurológicos e de um futuro tecnológico em que as visões catastrofistas dão lugar ao otimismo e à esperança.

02

A Pandemia de COVID-19 no Brasil e no Mundo

Durante o ano de 2020, Miguel Nicolelis coordenou o maior comitê científico de combate ao coronavírus no Brasil.

Liderando uma equipe de mais de 200 pesquisadores, ele estudou a dinâmica do novo coronavírus e da COVID-19 em todo o mundo, em busca de predições científicas que pudessem orientar governadores e a população em ações para a diminuição dos efeitos devastadores da pandemia na saúde e na economia.

Desde o início da pandemia, o cientista Miguel  Nicolelis tem sido uma referência no combate à desinformação e uma importante voz contra o descaso de governantes para com a saúde pública no Brasil, e a vida de brasileiras e brasileiros.

Em suas entrevistas às mídias brasileira e internacional, Nicolelis chama a atenção para os iminentes riscos de aumento no número de mortes e de aparecimento de novas variantes ainda mais letais de coronavírus caso as medidas preventivas não sejam abraçadas por governantes e pela totalidade da população mundial.