Alysson Paolinelli Palestrante DMT Palestras

Alysson Paolinelli

O palestrante foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz em 2021 por desenvolver uma agricultura sustentável e influenciar o cooperativismo no Brasil.

SOBRE O PALESTRANTE

Ex ministro da Agricultura e indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2021.

O visionário da revolução agrícola tropical que sempre estimulou e influenciou o cooperativismo, é uma figura importante para o agro brasileiro, tendo sido responsável por modernizar a Embrapa.

Paolinelli é uma das principais referências do agro brasileiro, sendo um dos responsáveis pela criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na década de 1970 e pela revolução tecnológica que tornou o Cerrado uma das regiões mais produtivas do País.

Também foi diretor da Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal), deputado federal, secretário de Estado de Agricultura de Minas Gerais, chefe da delegação brasileira na Conferência Mundial de Alimentos da FAO e presidente da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior do Brasil.

Nessas andanças levava um sonho: viabilizar uma tecnologia agrícola tropical, até então inexistente, e assim buscar a autossuficiência alimentar do Brasil, na época um importador de alimentos básicos.

Desse impulso que nasceu a revolução agrícola tropical, liderada por Paolinelli nos anos 1970, e que se projetou pelas décadas seguintes, tornando o país protagonista da agricultura e da segurança alimentar mundial, além de contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) das Nações Unidas.

Atualmente, é presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) e do Instituto Fórum do Futuro, além de embaixador da Boa Vontade do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e responsável pela Cátedra Luiz de Queiroz, da Esalq.

Paolinelli foi indicado para o Nobel da Paz 2021 pelas suas contribuições ao longo de sua vida para tornar o Brasil uma potência mundial em produção e exemplo de sustentabilidade, além de seu trabalho na defesa da segurança alimentar, pesquisa e inovação tecnológica.

TEMAS DE PALESTRAS
01

Revolução Verde Brasileira

02

Os novos desafios do agronegócio

03

Agropecuária Brasileira: passado presente e futuro

04

Cooperativismo: desafios para o Brasil

05

Agricultura Sustentável