Nosso time de palestrantes

Palestrantes renomados com destaque em todo território nacional, nas mais diversas áreas do conhecimento.

Fernando Aguzzoli

Fernando-Aguzzoli-DMT-Palestras

O jornalista Fernando Aguzzoli, de apenas 26 anos, mudou a forma como muitos brasileiros enxergavam a doença de Alzheimer. Tudo começou quando Fernando decidiu largar os estudos e sua empresa para se dedicar aos cuidados de quem mais precisava dele, sua melhor amiga, a vovó Nilva. Aos 73 anos de idade, essa carismática descendente de italianos fora diagnosticada com Alzheimer, fazendo o neto e sua família enfrentarem diversos dilemas e desafios em um longo processo de aceitação.

“Aceitar uma doença que não tem cura é o mesmo que assumir que não há o que fazer por quem amamos, pelo menos era o que eu pensava na época.”

Fernando começou a utilizar o bom humor no cotidiano da avó, mudando a vida da família e de muitos outros brasileiros ao compartilhar suas experiências online. Ao invés de reviver lembranças reais, ele aceitou que na sua falta de memória, dona Nilva poderia realizar sonhos antes impossíveis. Agregar felicidade para avó e criatividade para não repetir sempre a mesma resposta acabou transformando uma experiência de dor em uma aventura sem fronteiras.

Esses e outros ensinamentos foram eternizados no livro “Quem, eu?”, em seguida, após mergulhar de cabeça no assunto, lançou o livro “Vovô é um Super-herói”, que serve como ferramenta para pais e profissionais abordarem assuntos como velhice, fragilidades, limitações, Alzheimer e morte de forma lúdica e sincera com as crianças. O livro também fora traduzido para o espanhol e lançado no Chile, Argentina e Uruguai.

Hoje Fernando se dedica a projetos de conscientização da doença de Alzheimer, desmistificando o termo demência, mostrando que os sintomas do Alzheimer não fazem parte do processo do envelhecimento e auxiliando famílias em questões práticas e fundamentais do cuidar. Recentemente foi aceito para o Global Brain Health Institute, na Irlanda, que todos os anos seleciona 20 líderes em envelhecimento pelo mundo oferecendo uma bolsa para um curso de Neurociência Aplicada ao Alzheimer.

Em 2019 montei e integrei o primeiro grupo de brasileiros via Dialog Health (empresa de educação continuada na França) a conhecer o sistema de saúde público/privado na Holanda, visitando o Vila Demência e conhecendo os representantes do Ministério Holandês de Saúde.

 

Temas de Palestras:

 

– Mentira Terapêutica
– Importância das Relações Intergeracionais
– Construção da Reserva Afetiva
– Estratégias Psicossociais de Gerenciamento dos Desafios Cotidianos
– Luto Antecipatório e Morte
– Mentira Terapêutica
– Prevenção e a Importância dos Vínculos Afetivos
– Os Desafios Físicos e Emocionais de Quem Vivenciou o Alzheimer
– Gestão Inteligente de Suas Emoções
– Importância das Relações Intergeracionais

*Outros temas podem ser customizados de acordo com tema do evento, perfil dos participantes e expertise de Fernando Aguzzoli, “o neto”.

Leve uma palestra de Fernando Aguzzoli — “o neto” — para o seu evento

Nome Completo *

E-mail *

Palestrante ou Tema de Interesse

Telefone de Contato *

Mensagem