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Israel Salmen - CEO da Méliuz - Palestrante - DMT

Israel Salmen, 30 anos, fundador do Méliuz e Empreendedor Endeavor. Valadarense e formado em Economia pela UFMG, começou a empreender aos 14 anos. Em 2009, fundou a Solo, gestora de investimentos que foi vendida em 2011. Pouco depois fundou o Méliuz, startup que devolve em dinheiro parte do valor das compras em mais de 1600 lojas online e do varejo físico. Em oito anos, já foram devolvidos mais de R$ 94 milhões na conta bancária dos usuários Méliuz.

“Gerar satisfação para as pessoas sempre foi a minha maior virtude – no mundo digital ou não”

Depois de muito estudar o mercado nacional e também internacional, ele, ao lado do co-fundador Ofli Guimarães, trouxe o cashback para as lojas do e-commerce brasileiro.

 

Case Meliuz: a startup que já recompensou seus clientes com mais de R$94 milhões!

 

A palavra melius significa “melhor” em latim e, é com esse objetivo que a empresa surgiu: ser o melhor programa de fidelidade do Brasil. “A ideia de criar o Méliuz surgiu após experiências negativas com empresas que forneciam pontos de fidelidade – eles sempre expiravam antes de conseguirmos trocar por prêmios ou nunca eram suficientes para termos o que realmente queríamos. Ao devolver dinheiro, o risco de frustração praticamente não existe, pois damos ao consumidor liberdade para que ele escolha como e onde usar o benefício”, explica Israel Salmen.

Com o Méliuz, os consumidores podem receber, em dinheiro, uma porcentagem do valor das suas compras nos maiores e-commerces do país e em lojas físicas parceiras como supermercados, farmácias, lojas de eletroeletrônicos e de utilidades. A proposta do cashback é simples: as lojas pagam para anunciar no site e no app do Méliuz e a empresa devolve ao cliente parte desse valor, na conta bancária. Por isso, o serviço é totalmente gratuito para o usuário que compra usando o Méliuz.

 

Muito além do benefício aos usuários

Inteligência para o varejo

 

Nos primeiros 5 anos, o Méliuz estava presente nos e-commerces brasileiros, mas, em 2016, entrou para o mundo físico. Assim como lá em 2011, quando os fundadores sentiram uma insatisfação com os programas de fidelidade, há 3 anos a empresa viu uma deficiência no mercado de serviços de inteligência brasileiro.
O serviço de inteligência do Méliuz desenvolve ações focadas em ​aumento de faturamento, retenção e ​reativação de clientes e análise de vendas dos produtos. ​Com o programa de fidelidade, dados de consumo nas lojas dos varejistas parceiros são captados e analisados.

“(…) a gente quis resolver problemas desses supermercadistas que, por exemplo, têm pouca tecnologia em seu negócio. A gente criou um outro produto, que deu muito trabalho, inclusive foi por isso que a gente montou nosso time de Manaus. Demorou um ano para a gente fazer um MVP, com apenas uma rede de supermercado no sul de Minas. (…)”

Nessa entrevista, Israel conta sobre como a empresa começou, o desenvolvimento de seus produtos e os novos projetos do Méliuz.

https://www.valor.com.br/video/6001291910001/fundadores-nosso-primeiro-prototipo-de-produt o-foi-feito-por-empresa-terceirizada

 

Cultura e Gestão de Times

 

O Méliuz se tornou referência pela sua cultura empresarial e, em 2018, foi ​eleita entre as 30 melhores​ PME’s para se trabalhar no Brasil.
Investir no bem-estar é apostar não só na qualidade de vida dos funcionários, mas também na produtividade dos colaboradores. “Seus colaboradores se envolvem com a empresa na mesma proporção em que se envolvem com os clientes. A questão é saber moldar esse envolvimento de forma sincera, transparente e empoderadora”, afirma Israel.

A empresa trabalha com 7 pontos em sua cultura, divididas em 3 grupos, Clientes, Time e Atitudes. Esses pontos moldam todas as decisões da empresa, inclusive para o surgimento de novos produtos e políticas internas. Além disso, o Méliuz trabalha com uma política de sociedade, onde todo funcionário pode se tornar um sócio, recebendo stock options da empresa.

 

Satisfação do cliente

 

Manter seus clientes sempre por perto e ter um relacionamento forte durante todo o processo pode criar algo duradouro e seguro, que garantirá mais segurança para sua empresa. O Méliuz tem dois pontos de sua cultura que são relacionados à eles: ​Clientes para a vida toda​ e Ganha Ganha Ganha​. Todas as ações da empresa são baseadas no fato que querem os usuários Méliuz sempre próximos da marca, utilizando o programa em todas suas compras e que claro, ganhando seu benefício, que é o dinheiro na conta bancária.

Hoje, 30% das solicitações enviadas para o Méliuz são resolvidas por tecnologia – sem ação humana. A portadora do selo RA 100, respondeu 100% das reclamações feitas em 2018, possui nota de 8.9 em 10 na plataforma.

 

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