Luciano Meira
Luciano Meira é palestrante e renomado especialista em gameficação, ou melhor, em educação aplicada através de games e jogos.
“Precisamos Mudar o DNA da Educação”
— Luciano Meira
Diversão, diálogo, desafio, narrativa e aventura.
Ele acredita que o novo DNA das escolas consiste nesses 5 pilares e que a transmissão do conhecimento no séc. XXI não se enquadra mais em giz, quadro e cadeira.
Luciano Meira é sócio-empreendedor da Joy Street S.A., uma empresa de educação e tecnologias educacionais lúdicas criada em 2010.
A Joy Street foi a desenvolvedora das Olimpíadas de Jogos Digitais e Educação, um projeto de incentivo à melhoria do ensino básico através de uma competição colaborativa baseada em games e redes sociais, além de outras plataformas baseadas na gamificação da aprendizagem de competências acadêmicas.
Além disso, é colaborador do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) em projetos de inovação e estudos de usabilidade.
Luciano Meira é Ph.D. em Educação Matemática pela University of California at Berkeley (EUA, 1991), Mestre em Psicologia Cognitiva (UFPE, 1987) e Bacharel em Pedagogia (FAFIRE, 1984).
O que é a Gamificação e por que ela tem conquistado as salas de aula?
Gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos.
O principal objetivo é aumentar o engajamento e despertar a curiosidade dos usuários e, além dos desafios propostos nos jogos, na gamificação as recompensas também são itens cruciais para o sucesso.
A gamificação é, basicamente, usar ideias e mecanismos de jogos para incentivar alguém a fazer algo. E quais são suas vantagens, afinal?
- Estimula a competição saudável;
- Gera o sentimento de conquista própria;
- Possibilita a medição de desempenho;
- Consegue gerar feedback em tempo real;
- Ensina de forma prática.
Tecnologia e Educação: Tudo a ver
Fazer uso da tecnologia na educação já é uma necessidade inadiável, reconhecida por todo profissional do ensino que anda atualizado com as últimas tendências na área.
Dito isso, no entanto, é preciso se dar conta de que a forma com que esse recurso deve ser empregado em sala de aula nem sempre é clara.
Luciano Meira levanta posicionamentos e ferramentas que podem esclarecer a necessidade – mas também a aplicabilidade de – da tecnologia no processo de aprendizagem:
- Introduzir o processo tecnológico;
- Mapear os principais problemas em sala de aula;
- Quais são as últimas tendências de tecnologia e educação;
- Moderar o uso da tecnologia.