Luciano Meira Palestrante DMT Palestras

Luciano Meira

Luciano Meira é palestrante e renomado especialista em gameficação, ou melhor, em educação aplicada através de games e jogos.

SOBRE O PALESTRANTE
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“Precisamos Mudar o DNA da Educação”

— Luciano Meira

Diversão, diálogo, desafio, narrativa e aventura.

Ele acredita que o novo DNA das escolas consiste nesses 5 pilares e que a transmissão do conhecimento no séc. XXI não se enquadra mais em giz, quadro e cadeira.

Luciano Meira é sócio-empreendedor da Joy Street S.A., uma empresa de educação e tecnologias educacionais lúdicas criada em 2010.

A Joy Street foi a desenvolvedora das Olimpíadas de Jogos Digitais e Educação, um projeto de incentivo à melhoria do ensino básico através de uma competição colaborativa baseada em games e redes sociais, além de outras plataformas baseadas na gamificação da aprendizagem de competências acadêmicas.

Além disso, é colaborador do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) em projetos de inovação e estudos de usabilidade.

Luciano Meira é Ph.D. em Educação Matemática pela University of California at Berkeley (EUA, 1991), Mestre em Psicologia Cognitiva (UFPE, 1987) e Bacharel em Pedagogia (FAFIRE, 1984).

TEMAS DE PALESTRAS
01

O que é a Gamificação e por que ela tem conquistado as salas de aula?

Gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos. 

O principal objetivo é aumentar o engajamento e despertar a curiosidade dos usuários e, além dos desafios propostos nos jogos, na gamificação as recompensas também são itens cruciais para o sucesso.

A gamificação é, basicamente, usar ideias e mecanismos de jogos para incentivar alguém a fazer algo. E quais são suas vantagens, afinal?

02

Tecnologia e Educação: Tudo a ver

Fazer uso da tecnologia na educação já é uma necessidade inadiável, reconhecida por todo profissional do ensino que anda atualizado com as últimas tendências na área. 

Dito isso, no entanto, é preciso se dar conta de que a forma com que esse recurso deve ser empregado em sala de aula nem sempre é clara.

Luciano Meira levanta posicionamentos e ferramentas que podem esclarecer a necessidade – mas também a aplicabilidade de – da tecnologia no processo de aprendizagem: