Nosso time de palestrantes

Palestrantes renomados com destaque em todo território nacional, nas mais diversas áreas do conhecimento.

Luciano Meira

Categoria .

“Precisamos Mudar o DNA da Educação”

Luciano Meira é um renomado especialista em gameficação, ou melhor, educação aplicada através de games/jogos.

Diversão, diálogo, desafio, narrativa e aventura. Ele acredita que o novo DNA das escolas consiste nesses 5 pilares e que a transmissão do conhecimento no séc. XXI não se enquadra mais em giz, quadro e cadeira.
Luciano é sócio-empreendedor da Joy Street S.A., uma empresa de educação e tecnologias educacionais lúdicas criada em 2010, desenvolvedora das Olimpíadas de Jogos Digitais e Educação, um projeto de incentivo à melhoria do ensino básico através de uma competição colaborativa baseada em games e redes sociais, além de outras plataformas baseadas na gamificação da aprendizagem de competências acadêmicas. Além disso, é colaborador do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) em projetos de inovação e estudos de usabilidade.

Luciano Meira é Ph.D. em educação matemática pela University of California at Berkeley (EUA, 1991), mestre em psicologia cognitiva (UFPE, 1987) e bacharel em pedagogia (FAFIRE, 1984).

TEMAS DE PALESTRAS

O que é a Gamificação e por que ela tem conquistado as salas de aula?

Gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos. O principal objetivo é aumentar o engajamento e despertar a curiosidade dos usuários e, além dos desafios propostos nos jogos, na gamificação as recompensas também são itens cruciais para o sucesso.

A gamificação é, basicamente, usar ideias e mecanismos de jogos para incentivar alguém a fazer algo.

E quais são suas vantagens, afinal?

  • Estimula a competição saudável;
  • Gera o sentimento de conquista própria;
  • Possibilita a medição de desempenho;
  • Consegue gerar feedback em tempo real;
  • Ensina de forma prática.

Tecnologia e Educação: Tudo a ver

Fazer uso da tecnologia na educação já é uma necessidade inadiável, reconhecida por todo profissional do ensino que anda atualizado com as últimas tendências na área. Dito isso, no entanto, é preciso se dar conta de que a forma com que esse recurso deve ser empregado em sala de aula nem sempre é clara.

Diante disso, Luciano levanta posicionamentos e ferramentas que podem esclarecer a necessidade – mas também a aplicabilidade de – da tecnologia no processo de aprendizagem:

  • Introduzir o processo tecnológico;
  • Mapear os principais problemas em sala de aula;
  • Quais são as últimas tendências de tecnologia e educação;
  • Moderar o uso da tecnologia.

Leve uma palestra de Luciano Meira para o seu evento!


Nome:

E-mail:

Telefone / Celular:


Mensagem (opcional):