Nosso time de palestrantes

Palestrantes renomados com destaque em todo território nacional, nas mais diversas áreas do conhecimento.

Luiz Felipe Pondé

Categorias , .

Colunista semanal da Folha de S.Paulo, considerado um dos mais provocadores e interessantes pensadores brasileiros.

Filósofo, escritor, ensaísta e palestrante, Luiz Felipe Pondé é pós-doutorado em epistemologia pela Universidade de Tel Aviv, vice-diretor da Faculdade de Comunicação da FAAP, onde também é professor de Filosofia, e na PUC-SP, onde ministra aulas de Ciências da Religião.

Colunista do jornal Folha de S.Paulo há quase 6 anos, Pondé também é autor de 12 livros, sendo, inclusive, aclamado pela crítica com os livros “Filosofia Para Corajosos”, “A Era do Ressentimento” e “Os 10 Mandamentos (+um)”.

Pondé, recentemente, também foi coautor do livro “Verdades e Mentiras – Ética e Democracia no Brasil”, junto do renomado jornalista Gilberto Dimestein e Mario Cortella, educador e filósofo brasileiro. Na obra, os autores destrincham os sistemas democrático e político que se instauraram no país e, de forma muitas vezes divergentes, tentam fomentar uma solução possível para o turvo cenário atual do Brasil.

TEMAS DE PALESTRAS

A Era da Ansiedade

Vivemos numa era da ansiedade e do medo. A saturação de informação, o aumento de demandas e metas na vida privada e profissional, as transformações políticas e as mudanças dramáticas nas tecnologias produzem uma desorientação nos modos de vida e nas instituições.

A ansiedade dispara quando a sensação de descontrole e incerteza cresce. A ansiedade é um sinal de perda de controle e o medo é o afeto que paralisa nossa resposta a esse ambiente saturado de ansiedade.

A emergência da pandemia concretiza a incerteza num grau jamais visto nas últimas décadas. A resposta ética passa pelo cultivo das virtudes como honestidade – a mentira trabalha a favor do vírus – coragem e generosidade. Faz-se necessário políticos cujo objetivo seja a gestão descente do país levando em conta cálculos utilitários que promovam a maior redução possível do sofrimento. Esses cálculos serão necessários mesmo na aplicação de medidas de contenção assim como também na superação gradual delas.

O Desafio da Mudança

Nesta palestra, Pondé aponta, de forma bem-humorada, diversos aspectos que mostram como a sociedade contemporânea evita as dificuldades relacionadas a qualquer tipo de mudança.

Tocar na ferida. Seja ela social, comportamental ou profissional. O palestrante instiga, de forma objetiva e sem rodeios, uma reflexão que parte de dentro pra fora e que, de algum modo, desenvolve nossas capacidades humanas em prol de uma vida menos limitada, mesquinha e individualista.

Tensões Éticas Contemporâneas

Pretende traçar um diagnóstico de procedimentos do cotidiano ético. Discute dilemas como “a possibilidade da ética num mundo onde tudo é relativo” e, ainda, levantar questões como “o valor do envelhecimento e os papéis a serem desempenhados por homens em mulheres.”

Leve uma palestra de Luiz Felipe Pondé para o seu evento!


Nome:

E-mail:

Telefone / Celular:


Mensagem (opcional):