Miguel Nicolelis - DMT Palestras

Nosso time de palestrantes

Palestrantes renomados com destaque em todo território nacional, nas mais diversas áreas do conhecimento

Miguel Nicolelis

Miguel Nicolelis cursou medicina na Universidade de São Paulo (USP) e fez doutorado no Instituto de Ciências Biomédicas, também na USP. Em 1989, iniciou pós-doutorado na Universidade Hahnemann, na Filadélfia. Em 1994 foi contratado como Professor Assistente de Neurobiologia da Duke University, na Carolina do Norte. Atualmente é Professor Titular de Neurobiologia e Co-Diretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University – EUA e Coordenador do Instituto Internacional de Neurociências de Natal-Edmond e Lily Safra (IINN-ELS) – Brasil.

Chefia um grupo de 30 pesquisadores do Centro de Neuroengenharia da Duke University, que emprega as ferramentas computacionais da robótica e da neuroengenharia para desenvolver neuropróteses capazes de restaurar a mobilidade dos membros superiores de pacientes paralisados por trauma ou degeneração do sistema nervoso central. Ele lidera o Projeto Andar de Novo, que propõe restituir mobilidade corpórea autônoma a paraplégicos por meio de neuropróteses, também conhecidas como ‘exoesqueletos’. A primeira demonstração pública dessa tecnologia ocorreu na cerimônia de abertura da Copa do Mundo de Futebol, em junho de 2014, no Brasil. Nos seus laboratórios também estuda os mecanismos neurofisiológicos e possíveis novas terapias para a doença de Parkinson.

Ganhou 50 prêmios internacionais, escreveu doze livros e publicou mais de 200 artigos, dos quais vinte na Science e na Nature, as revistas científicas mais importantes do mundo. Apontado pela Revista Scientific American como um dos 20 maiores cientistas da atualidade. Dentre os prêmios mais importantes destacam-se:

• Cátedra Anne Deane de Neurociência, agraciado pela Duke University.
• Cátedra Santiago Ramón y Cajal, pela Universidade Nacional do México.
• Cátedra Santiago Grisolia, pela Universidade de Valência.
• Cátedra Blaise Pascal, pela Escola Normal Superior de Paris.
• Cátedra EPFL-Natal, pela École Polytechnique Fédérale de Lausanne e Fundação Família Sandoz.
• Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
• Director’s Pioneer Award e o Director’s Transformative R01 Award, recebidos dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos.
• Cátedra Bernardo Alberto Houssay de Neurociências e Inclusão Social, pelo Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
• Quatro vezes agraciado com o Prêmio Grass Lecture da Sociedade Americana de Neurociência. Membro da Academia Francesa de Ciências e da Academia Brasileira de Ciências.

Temas de palestras

• Muito além do nosso eu: o cérebro movendo o mundo
Como seria um mundo em que pessoas conduzissem aparelhos eletrônicos por meio do pensamento? Onde quadriplégicos pudessem andar e os sintomas motores da doença de Parkinson pudessem ser controlados? O que parecia ficção científica até recentemente está prestes a se tornar realidade. Miguel Nicolelis fala de um cérebro que não é passivo decodificador de informações, mas sim um escultor da realidade e da sensação de sermos nós mesmos. Como o cérebro cria a noção que cada um tem de si próprio? Qual o papel da máquina nesse novo cenário? O que é interface cérebro máquina? Quais os possíveis impactos dessa nova realidade sobre a humanidade? Nesta palestra, o neurocientista abordará essas questões, além de falar sobre suas descobertas e de sua equipe, das fascinantes perspectivas para pessoas com distúrbios neurológicos e de um futuro tecnológico em que as visões catastrofistas dão lugar ao otimismo e à esperança.

Convide o palestrante para seu evento:

NOME (obrigatório)

E-MAIL (obrigatório)

PALESTRANTE OU TEMA DE INTERESSE

TELEFONE DE CONTATO (obrigatório)

MENSAGEM

Contrate nossos palestrantes

Dúvidas frequentes

Conte com o nosso suporte na contratação do palestrante ideal para o seu evento. O nosso sucesso depende primeiramente do seu! Clique aqui.

Nossos Clientes

Conheça as empresas que utilizam o DMT Palestras.