Heart Bike
Um team building para integrar equipes de modo leve e divertido
O que é?
O team building Heart Bike visa aprofundar as relações entre os membros de uma equipe e o foco do grupo nos resultados em comum.
A ideia central é o fortalecimento dos laços de confiança e resolução de conflitos de maneira leve e prática, já que o trabalho em equipe agrega muito valor à cultura de uma organização.
O Heart Bike proporciona ótimas oportunidades de transformação do cenário de relacionamentos de um time, além de trabalhar a capacidade de olhar para o outro de maneira empática e colaborativa.
Como funciona?
A atividade consiste em dividir os colaboradores em grupos de trabalho distintos, orientados a montar uma bicicleta para um cliente bastante exigente. Para executar essa tarefa, cada time recebe uma bike e um jogo de ferramentas.
Importante compreender que o kit de cada equipe pode estar incompleto ou com peças trocadas com outra, situação que estimula relações de troca e colaboração.
Por mais que as diretrizes para os grupos sejam as mesmas e que, no contexto apresentado, eles façam parte da “mesma empresa”, cada grupo precisa montar sua “própria bicicleta” e realizar sua entrega no final.
O que os colaboradores não sabem é que, antes mesmo da atividade começar, o contratante (empresa real da que os colaboradores fazem parte) doou as bikes para uma instituição de caridade que acolhe crianças carentes.
São elas, portanto, os “clientes exigentes” a serem atendidos. Ao longo da dinâmica, a competitividade cresce, o que costuma comprometer o resultado das entregas. Em dado momento, no entanto, as equipes são apresentadas aos “pequenos clientes”, o que faz com que se lembrem de seu propósito: entregar as bicicletas montadas com qualidade.
Deixar uma criança sem o presente prometido, afinal, seria desastroso.
Nessa hora, os colaboradores são convidados a se reconectar com o que realmente importa quando se trata de uma missão coletiva: o resultado em comum, além da segurança e da qualidade da entrega.
A metodologia será customizada para que a empresa tenha uma experiência feita sob medida, com base no escopo a seguir.
- Introdução (acordos e alinhamentos)
- Um mundo em transformação e o contexto das relações
- Antifragilidade e resiliência: como se adaptar as mudanças de maneira sustentável
- Por que fazemos o que fazemos?! (Autoconhecimento e Autogestão)
- Meu perfil x Meu papel: entendendo o perfil de cada um
- Construindo relações de confiança: Desconstruindo a empatia (empatia, senso de pertencimento e gestão das relações)
- Comunicação assertiva: alinhamento e autonomia;
- Uma cultura com foco em pessoas e resultados: engajamento e propósito
- O que podemos fazer com o que temos e quais são os nossos desafios?