TREINAMENTO IN COMPANY

Heart Bike

Um team building para integrar equipes de modo leve e divertido

INTRODUÇÃO:

O que é?

O team building Heart Bike visa aprofundar as relações entre os membros de uma equipe e o foco do grupo nos resultados em comum.

A ideia central é o fortalecimento dos laços de confiança e resolução de conflitos de maneira leve e prática, já que o trabalho em equipe agrega muito valor à cultura de uma organização.

O Heart Bike proporciona ótimas oportunidades de transformação do cenário de relacionamentos de um time, além de trabalhar a capacidade de olhar para o outro de maneira empática e colaborativa.

Como funciona?

A atividade consiste em dividir os colaboradores em grupos de trabalho distintos, orientados a montar uma bicicleta para um cliente bastante exigente. Para executar essa tarefa, cada time recebe uma bike e um jogo de ferramentas.

Importante compreender que o kit de cada equipe pode estar incompleto ou com peças trocadas com outra, situação que estimula relações de troca e colaboração.

Por mais que as diretrizes para os grupos sejam as mesmas e que, no contexto apresentado, eles façam parte da “mesma empresa”, cada grupo precisa montar sua “própria bicicleta” e realizar sua entrega no final.

O que os colaboradores não sabem é que, antes mesmo da atividade começar, o contratante (empresa real da que os colaboradores fazem parte) doou as bikes para uma instituição de caridade que acolhe crianças carentes.

São elas, portanto, os “clientes exigentes” a serem atendidos. Ao longo da dinâmica, a competitividade cresce, o que costuma comprometer o resultado das entregas. Em dado momento, no entanto, as equipes são apresentadas aos “pequenos clientes”, o que faz com que se lembrem de seu propósito: entregar as bicicletas montadas com qualidade.

Deixar uma criança sem o presente prometido, afinal, seria desastroso.

Nessa hora, os colaboradores são convidados a se reconectar com o que realmente importa quando se trata de uma missão coletiva: o resultado em comum, além da segurança e da qualidade da entrega.

A trilha

A metodologia será customizada para que a empresa tenha uma experiência feita sob medida, com base no escopo a seguir.

Abertura e Boas vindas
  • Introdução (acordos e alinhamentos)
Conteúdo
  • Um mundo em transformação e o contexto das relações
  • Antifragilidade e resiliência: como se adaptar as mudanças de maneira sustentável
  • Por que fazemos o que fazemos?! (Autoconhecimento e Autogestão)
  • Meu perfil x Meu papel: entendendo o perfil de cada um
  • Construindo relações de confiança: Desconstruindo a empatia (empatia, senso de pertencimento e gestão das relações)
  • Comunicação assertiva: alinhamento e autonomia;
  • Uma cultura com foco em pessoas e resultados: engajamento e propósito
  • O que podemos fazer com o que temos e quais são os nossos desafios?

A Dinâmica

Temas Sugeridos
1.

Os participantes serão divididos em grupos de maneira aleatória ou como o cliente entender que será melhor

2.

Cada grupo receberá um kit contendo uma bicicleta desmontada e algumas ferramentas para montagem do veículo

3.

A atividade se inicia

4.

Durante a dinâmica, algumas ações serão exigidas dos grupos, simulando situações reais de uma empresa como: (férias, contratação de um novo membro, saída de um membro, aumento ou falta de verba, entre outras)

5.

Cada grupo vai tratar suas dificuldades como melhor entender

6.

Chegada do cliente

7.

Aumento da colaboração

8.

Finalização da montagem

9.

Doação das bicicletas

10.

Fechamento da atividade com lições aprendidas

Encerramento

Compartilhamento de aprendizados que podem ser aplicados no dia a dia

Resultados
Esperados

Espera-se que as equipes saiam do modo de trabalho competitivo e percebam o valor de agirem juntos em prol de um objetivo em comum

Que as pessoas compreendam que, apesar das diferenças, existe algo maior que si mesmas

Que o cliente precisa ser atendido em suas expectativas, independentemente das circunstâncias

Que todos somos um em objetivos. Que juntos vamos mais longe

Que a troca entre equipes faz o crescimento acontecer a resolve mais problemas que imaginamos

Que segurança é importante e necessária para uma entrega de qualidade