Abriul Verde Mês de Prevenção, Segurança & Saúde no Trabalho DMT Palestras

Abril Verde: promova a saúde na sua empresa

Colaboradores saudáveis e seguros são a base de todo negócio bem sucedido.
Esse é o chamado da campanha Abril Verde, que busca conscientizar o mundo corporativo sobre a necessidade de se cuidar do maior patrimônio de todo empreendimento: as pessoas.
O mês concentra ao menos 5 datas importantes no âmbito da Saúde e Segurança do Trabalho, instituídas por entidades como Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Internacional do Trabalho (OIT). São elas:
02
Semana da Saúde no Brasil  (02 A 07)
06
Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida
07
Dia Mundial da Saúde
28
Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho
28
Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
O calendário oportuniza ações de desenvolvimento humano e profissional nas organizações, sobretudo a conscientização dos trabalhadores sobre acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, bem como sobre a prevenção desses problemas que, ao afetarem a qualidade de vida do colaborador, também atingem em cheio a produtividade das empresas.

Discutir para prevenir

Segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, nos últimos 10 anos, o valor dos gastos previdenciários resultantes de acidentes de trabalho ultrapassou a marca de R$ 100 bilhões no Brasil.
A estimativa é de que o país perca cerca de 4% do PIB todos os anos por esse motivo.
O Brasil, aliás, é o segundo país do grupo G20 com o maior número de mortes ocasionadas por acidentes no trabalho.
Entre 2012 e 2020, mais de 20 mil profissionais perderam a vida em decorrência de algum acidente no trabalho, sendo que 18% desses acidentes ocorreram em função do uso errado de equipamentos e máquinas.
Só em 2020, foram mais de 46 mil acidentes de trabalho, e não são apenas as funções operacionais que podem gerar perdas para a empresa: no mesmo ano, cerca de 289 mil pessoas recorreram ao auxílio-doença e se afastaram do emprego em função de alguma doença física ou mental, como depressão, ansiedade, estresse, entre outras do gênero.
Diante deste cenário, urge a necessidade de implantação de medidas para evitar que esta realidade atinja a sua empresa. A seguir, listamos 3 ações que a sua organização pode adotar para manter a segurança e a saúde dos colaboradores em dia.
Uma das principais ações para desenvolver a segurança e a saúde no trabalho é a criação de uma política clara com regras e normas que os colaboradores devem seguir para preservar sua saúde e bem-estar no trabalho.
Muitas empresas apostam na criação de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) para apoiar esta causa, contribuindo para o desenvolvimento de regras e acompanhando o seu cumprimento por parte dos funcionários.
Além de fornecer os equipamentos de proteção corretos para que os colaboradores exerçam suas funções, é necessário orientá-los e treiná-los no uso desses e outros equipamentos ou máquinas que façam parte da sua rotina.
Por isso, uma das medidas importantes para fortalecer a segurança e saúde no trabalho é oferecer treinamento periódicos que englobam o uso correto dos equipamentos e reiteram a importância do cuidado com a segurança ao executar o trabalho.
As campanhas de conscientização são o maior recurso para que os colaboradores se conscientizem sobre a necessidade de preservação da saúde e da segurança no trabalho.
Nesse sentido, a empresa pode oferecer workshops e palestras para reforçar o tema com os funcionários, colocando também à disposição deles a política e as normas de segurança que eles devem seguir para manter seu bem-estar.

Conte com nosso time de experts

Temas como comportamento humano, cultura organizacional e mudanças, por vezes, desafiam a compreensão das pessoas, pois são complexos.
Nosso portfólio de profissionais, contudo, reúne os maiores nomes do país na área da Saúde e da Segurança do trabalho, capazes de traduzir esses conteúdos em linguagem simples.
Nosso time também conta com especialistas experientes no desenvolvimento de treinamentos, team buildings, workshops, cursos e formações afins, que já transformaram empresas como Petrobrás, Boticário e Gerdau. Confira nossa curadoria de palestrantes para o Abril Verde.
Médica infectologista, cientista premiada e consultora internacional, Luana Araújo é mestre em Saúde Coletiva pela prestigiada Universidade Johns Hopkins, USA.
Com a experiência de quem já desenvolveu projetos de saúde pública para grandes organizações, como o Hospital Albert Einstein, Luana aborda em suas palestras novos caminhos para uma cultura organizacional focada em saúde, os avanços tecnológicos na área e o futuro da saúde no ambiente corporativo.
Multiartista de destaque no cenário nacional, Mayana é também filósofa e estudiosa das práticas do budismo.
Aluna do Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche, fundador do budismo moderno, em suas palestras, Mayana aborda temas como as raízes do sofrimento, saúde mental, e reflexões sobre felicidade e propósito.
Psicóloga, pesquisadora e facilitadora de processos de aprendizagem, é referência internacional em fatores humanos relacionados à Saúde e Segurança do Trabalho.
Autora do livro “Comportamento Seguro: a psicologia da prevenção de doenças e acidentes”, em suas palestras fala sobre como conectar cultura de cuidado com resultado para uma vida segura e saudável, dentro e fora do ambiente de trabalho.
Médico oncologista formado pela USP, cientista e escritor, Drauzio Varella foi um dos pioneiros no tratamento da AIDS no Brasil.
Dirigiu o serviço de Imunologia do Hospital do Câncer (SP) durante 20 anos e foi porta-voz de pautas sobre saúde no programa Fantástico, da Rede Globo.
Em suas palestras, compartilha toda sua experiência e discute o impacto das mudanças de estilo de vida necessárias para a melhoria da saúde das pessoas.
Essa informação foi útil?
SimNão

Procurando um tema ou palestrante específico?

Fale com o nosso time de especialistas.