Quase ninguém entende o que realmente esperar de uma palestra de motivação e como medir a qualidade de uma apresentação, principalmente quando se trata de um serviço prestado por um especialista.
O que acontece é que, em razão da quantidade de pessoas que andam fazendo palestras motivacionais (o que é bem distante de ser um profissional da área), a função real desse tipo de trabalho acaba sendo distorcida.
Um palestrante motivacional “de fato” se prepara muito para produzir conteúdo relevante, para falar em público, comunicar, mobilizar e ajudar pessoas a ter novos pontos de vista.
Não é apenas pegar o microfone e “sair falando”. Uma grande palestra é uma apresentação estratégica para provocar reflexão, instigando pessoas a gerar mudanças, através de um conteúdo prático, que seja aplicável no dia-a-dia.
COMO ESCOLHER UMA PALESTRA MOTIVACIONAL [Perguntas Importantes]
Relevância: o conteúdo do palestrante tem peso no seu negócio e importância para o objetivo que você busca?
Personalização: o palestrante consegue personalizar o conteúdo de acordo com as necessidades dos colaboradores do seu negócio (tema, linguagem, viés)?
Praticidade: a forma como o palestrante fala de determinado assunto é didático e ao mesmo tempo objetivo e claro, trazendo reflexões pertinentes durante e pós palestra?
- A dica é ver vídeos, conversar com quem já contratou o palestrante ou avaliar depoimentos de participantes de eventos onde ele esteve presente.
Capacidade de Ativação: O conteúdo é de fácil absorção e pode ser aplicado ao fim da palestra?
COMO A PALESTRA MOTIVACIONAL PODE AJUDAR?
As palestras são uma ferramenta de educação corporativa que faz parte do desenvolvimento intelectual e humano da sua equipe. Afinal, as pessoas são os recursos mais importantes da empresa, certo?
Nesse sentido, a palestra motivacional é um instrumento de capacitação que deve ir ao encontro do objetivo de quem está contratando a palestra. Seja, por exemplo, para trabalhar expertise em vendas ou relacionamento interpessoal, a apresentação do palestrante tem que incomodar e trazer reflexões aos participantes.
Os palestrantes especialistas, antes de proporem a apresentação, realizam um processo de curadoria do conteúdo, os quais são analisados e organizados por um coach para que esteja de acordo com o objetivo do seu negócio.
Por isso, a DMT realiza Pré-Briefings e Briefings (geralmente elaborado pelo RH ou gestor do negócio) dias antes do evento, para alinhar com o palestrante quais são as suas expectativas e objetivos que precisam ser entregues ao fim da apresentação.
QUE TIPOS DE EVENTOS UMA PALESTRA MOTIVACIONAL GERA RESULTADOS?
Congressos: atrair público (o trabalho começa desde a criação do título da palestra), abordar o conteúdo de forma inteligível para o especialista, mas também para o principiante e; deixar uma marca positiva na mente dos participantes fortalecendo a marca do Evento.
CONVENÇÃO DE VENDAS: Trazer um ponto de vista diferente e instigante, isento da pressão emocional da Equipe de Vendas; trazer alguma dica ou técnica que possa ser aplicada no dia-a-dia e, se possível entregar alguma ferramenta prática que os participantes já possam utilizar no dia seguinte.
PLANEJAMENTO/ALINHAMENTO ESTRATÉGICO: Reflexões objetivas sobre o papel das pessoas na execução da estratégia. Inspiração para agir. Referências interessantes de outros conteúdos que possam ser consumidos após a palestra.
CAMPANHAS DE INCENTIVO: Motivar pessoas a agir dentro da proposta principal ou alguma sub-proposta específica relacionada à campanha.
Se quiser saber mais sobre como levar uma palestra motivacional para sua empresa, preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você. 🙂
Erro: Formulário de contato não encontrado.