Novidade

Clássico de Ítalo Calvino inspira jornalista a pensar qualidades atemporais para a comunicação empresarial

Ebook gratuito lançado por Marco Piquini provoca releitura sobre “Seis propostas Para o Próximo Milênio”

“Em 1984, o escritor Ítalo Calvino foi convidado a realizar seis palestras em Harvard (EUA), dentro do programa Charles Eliot Norton Poetry Lectures (o primeiro italiano a ser honrado com o convite). Ele se preparou ao longo de um ano para as seis palestras previstas no programa. Deixou cinco delas prontas. A sexta seria escrita em território americano, perto do momento de ser pronunciada. Porém, o escritor morreu às vésperas de sua partida para os EUA. Do sexto texto ficou somente o título, rascunhado em uma folha de papel”

Mesmo sem terem sido proferidas, o conteúdo das palestras desenvolvidas por Ítalo Calvino deu luz ao livro “Seis Propostas Para o Próximo Milênio”, editado por sua esposa. A proposta era apontar ali as seis qualidades que ajudariam a manter a literatura como um elo insubstituível e atemporal para a preservação do “humano”, quaisquer fossem as mudanças que se passassem com o homem. Mais tarde, releituras da obra se encarregam de interpretá-la como um guia de conduta para tantas outras áreas: o falecido jornalista cultural Daniel Piza as viu como uma proposta para o futebol, por exemplo.

Profundo admirador do autor italiano, o jornalista Marco Piquini concluiu que essas seis qualidades também servem como base para o que ele chama de “manifesto para a Comunicação Empresarial” no e-book “Seis propostas para uma equipe de comunicação”, lançado agora e que pode ser baixado gratuitamente aqui.“Procurei aplicar estes princípios com quem tive o prazer de trabalhar porque é assim que deve funcionar uma equipe de comunicação em seu nível mais profundo e importante: o humano”, diz Piquini.

Repórter do jornal Estado de São Paulo e correspondente internacional, Piquini mudou-se para Minas nos anos 90 e trabalhou como executivo do Grupo Fiat por quase duas décadas, primeiro frente da comunicação da holding Fiat do Brasil e, depois, como diretor de Comunicação da Iveco para América Latina. Por quatro anos liderou o Capítulo Aberje-MG. Com a bagagem desse percurso, desenvolveu a “Metodologia 360: a comunicação decisiva”, que reposiciona estrategicamente a área de comunicação dentro das organizações para a potencialização do sucesso das empresas. É possível acompanhar suas publicações quinzenais no portal Minas Marca e semanalmente em seu site: www.marcopiquini.com.br

Essa informação foi útil?
SimNão

Curadoria exclusiva

Últimos posts

Siga nossas Redes Sociais

Assine nossa newsletter

Receba notificações sobre novos palestrantes e outras novidades.

Procurando um tema ou palestrante específico?

Fale com o nosso time de especialistas.