23 de maio de 2019
Palestras Motivacionais - DMT Palestras

A Importância das Palestras Motivacionais

O que seus colaboradores buscam no trabalho? Um bom plano de carreira, possibilidade real de reconhecimento por parte dos seus líderes, crescimento profissional, vida financeira estável, bônus e comissões. Esses são alguns dos benefícios que, certamente, fazem parte dos planos de qualquer bom profissional. No entanto, seguir esse caminho nem sempre se trata de percorrer uma trajetória linear.

É comum que no ambiente profissional, sobretudo em cenários mais afetados por pressões externas e internas e um clima de recessão econômica, por exemplo, haja altos e baixos.

Para um líder, manter a motivação de uma equipe em alta é uma das tarefas mais difíceis do cotidiano e, muitas vezes, é preciso lançar mão de algumas ferramentas para que conseguir esse objetivo. Afinal, o mundo corporativo é um ambiente especialmente complexo e requer o envolvimento de uma série de habilidades. Desenvolver características como a inteligência emocional, o espírito de colaboração e companheirismo é essencial e uma das ferramentas para conseguir isso passa pela promoção de treinamentos e palestras motivacionais.

Neste artigo vamos provar como é que elas podem se tornar um aliado importante na sua empresa para manter colaboradores engajados e com disposição para alcançar metas de equipe. Boa leitura!

 

— Pra que servem palestras motivacionais?

 

Há algum tempo as empresas perceberam que a pressão e o rigor do dia-a-dia corporativo não bastam para que as metas sejam alcançadas. Ao contrário. Muitas vezes, é isso que dificulta o cumprimento dos objetivos e afasta os colaboradores das funções que deveriam realizar e, consequentemente, dos resultados planejados para serem alcançados. Muitas vezes, é preciso tirar a equipe do seu ambiente de trabalho normal para fazê-los pensar um pouco mais “fora da caixa” ou entrar de cabeça na cultura da empresa.

As palestras servem para isso, assim como treinamentos corporativos, coaching, seminários, painéis, workshops e diversas outras modalidades que têm, em comum, a troca de experiências e conhecimentos.

A partir de experiências de outros líderes, com histórias de vida e trajetórias profissionais ricas, muitas vezes de superação, o colaborador consegue enxergar, de forma mais clara, o caminho que percorreu até aquele momento e quais as habilidades ele precisa desempenhar para chegar em um outro patamar.

Mas as palestras motivacionais têm, ainda, uma série de outros benefícios.

 

— 5 benefícios das palestras motivacionais

 

1 — Estímulo ao sentimento de equipe

 

O mundo é cada vez mais interdisciplinar. Atuar de forma integrada aos profissionais das mais diversas áreas da empresa é um valor bastante exigido nas empresas modernas para a criação de soluções criativas que dão conta dos problemas do negócio. Mas isso só ocorre se os colaboradores estiverem alinhados por conta de um objetivo maior, definido pelas suas lideranças. As palestras motivacionais são capazes de despertar esse sentimento de equipe e aproximar pessoas-chave nesse processo de integração entre as diversas áreas.

 

2 — Melhoria na comunicação

 

Algumas pesquisas dão conta de que os problemas de comunicação nas empresas são mais graves do que possamos imaginar e podem ter consequências que vão desde a necessidade de um simples retrabalho até o completo afastamento entre os colaboradores de áreas diferentes. Aproximar as pessoas e criar canais de comunicação para facilitar a integração entre as diversas interfaces da companhia podem ser objeto de treinamentos e palestras.

 

3 — Aumento da produtividade

 

Não é incomum que após incluir palestras motivacionais na rotina da empresa haja um aumento de produtividade dos colaboradores. Isso porque as histórias de vida e lições passadas pelos palestrantes através de uma narrativa bem construída sobre suas trajetórias podem causar impacto imediato na rotina dos profissionais. As palestras motivacionais têm o poder de despertar e potencializar um sentimento que já existe entre os colaboradores e que reflete diretamente no trabalho entregue.

 

4 — Diminuição dos conflitos internos

 

Uma consequência dos primeiros dois tópicos desta seção, o estímulo ao sentimento de equipe e a melhoria na comunicação, é a diminuição nos conflitos internos. Equipes mais integradas e com maior fluxo de diálogo tendem a conseguir resolver seus problemas antes de que eles se tornem uma grande bola de neve, o que significa menos desgaste e menor tempo gasto na solução de problemas internos.

 

5 — Estímulo à motivação

 

No fim das contas, manter a equipe motivada é uma das principais tarefas dos gestores, independentemente de qual seja a sua área de atuação. Obviamente, as palestras motivacionais não têm, por si só, o poder de manter os colaboradores motivados. Para isso, a empresa precisa apresentar um plano sustentável e conseguir manter o foco do profissional. No entanto, ao despertar sentimentos positivos como a colaboração, a comunicação e o sentimento de equipe, além de exemplos concretos e cases de sucesso, as palestras motivacionais conseguem ajudar o colaborador a entender a importância de se manter motivado em busca de um resultado positivo no final.

 

— Por quê contar com uma empresa especializada na escolha das palestras?

 

O número de profissionais conhecidos (ou não) que passaram a se especializar em oferecer palestras motivacionais cresceu conforme a demanda do mercado. Hoje é bastante comum que empresas especializadas ofereçam um cardápio variado de palestrantes com competências diferentes para que você possa escolher. Contar com um serviço como esses facilita justamente para não perder o foco.
É importante que sua empresa invista em palestras, mas é ainda melhor que saiba como investir nelas. Se o discurso do palestrante não estiver alinhado ao objetivo da companhia, reunir toda a equipe para participar de uma palestra ou de um treinamento, provavelmente, não surtirá o efeito desejado.

Por isso, antes de contratar alguém, faça um planejamento sobre as necessidades da sua empresa e veja o que ela, realmente, precisa naquele momento. Estímulo à formação de líderes, gestão do tempo, incentivo ao empreendedorismo, desenvolvimento da comunicação interna, inteligência emocional… esses são alguns dos exemplos de palestras motivacionais que fazem sucesso.
Veja o que faz mais sentido para o momento da sua empresa e conte com uma empresa especializada para escolher o palestrante ideal que encaixe à sua realidade.

Agora que você já sabe tudo sobre a importância das palestras motivacionais, que tal curtir nossas redes sociais e ficar por dentro das novidades? Estamos no Facebook, YouTube e no Instagram.

0 Comentários

Deixe seu Comentário

Nossos Clientes

Conheça as empresas que utilizam o DMT Palestras.