8 de junho de 2016
Design thinking o que é

O que é Design Thinking?

Muitas pessoas ainda não sabem o que é o Design Thinking. Apesar de ser um tema cada vez mais em alta, ainda há uma certa dificuldade na compreensão do assunto. Pensando nisso, nós, da DMT, resolvemos escrever um artigo para esclarecer o que é essa nova metodologia e como ela funciona.

Para muito além de forma, função e estética, “Pensar Design” é dar significado aos objetos e processos; é conseguir convergir experimentação, colaboração e junção de habilidades em resultados palpáveis.

Design Thinking parte do princípio de apenas ser designer, para idealizar e planejar como um. De uma migração do design operacional e tático para uma abordagem mais estratégica. Por isso, os CEOs, gestores, administradores, executivos, gerentes, vendedores e até estagiários precisam transformar como designers; só assim as empresas vão conseguir ser inovadoras no sentido mais radical da palavra.

Enquanto os designers aprendem a solucionar as restrições, os “Design Thinkers” navegam nelas com criatividade. O foco se torna o projeto, e não o problema.

 

Como se dá esse processo?

1-      Imergir no problema e suas bordas para procurar pontos de vista e caminhos de análise.

2-      Idealizar o projeto como um todo, pensando em equipe e tendo como principal etapa se colocar no lugar das pessoas e coisas que serão impactadas com isso.

3-      Também em equipe, prototipar e testar as possíveis ferramentas e soluções estabelecidas.

4-      Desenvolver o resultado final e aplicar ao meio em questão.

“É um processo de pensamento crítico e criativo que permite organizar informações, tomar decisões, aprimorar situações e adquirir conhecimento mútuo e individual” Charlles Burnette

 

Entenda o que é design thinking

 

Quer saber mais sobre Design Thinking? Se sim, temos boas notícias para você!

No dia 13 de julho, a palestrante Lígia Fascioni estará em Belo Horizonte para ministrar o workshop “Design Thinking: mitos e aplicações”, apresentando ferramentas disponíveis e hábitos que profissionais podem desenvolver para proporcionar o surgimento de novas ideias.

Os ingressos para o workshop estão disponíveis no Sympla. Garanta a sua vaga!

0 Comentários

Deixe seu Comentário