Se em alguma época eram raras e, de alguma forma, deslegitimadas, hoje, as palestras motivacionais têm conquistado um grande espaço nas grades dos eventos corporativos. Afinal, muito mais que quebrar o clima pesado de outras palestras técnicas ou especificas, elas são uma estratégia cativante e transformadora de apresentar planos, metas e objetivos de determinada empresa. Conhecidas como “energizadoras”, as palestras motivacionais têm se mostrado muito mais ligadas ao engajamento e ao comprometimento dos colaboradores do que outras vertentes de apresentação uma vez que a forma de transferência é muito mais valorosa, interconectando emoções a ações aplicáveis em qualquer negócio.
Objetivos das Palestras Motivacionais
O objetivo dessas apresentações é sempre mexer com as emoções dos colaboradores e tirá-los de sua zona de conforto. Eles saem do evento com uma visão sobre a empresa completamente transformada, o que viabiliza as melhorias necessárias. Esse resultado nem sempre pode ser feito pelos líderes devido à sua proximidade com o problema.
O evento deve ser realizado em momentos específicos da jornada da empresa e ministrada por um palestrante comprometido com os resultados da organização. No entanto, as empresas não devem esperar que somente a palestra motivacional promova as mudanças comportamentais e estruturais desejadas. Motivar os funcionários não é um processo que se resume apenas a palavras.
Melhorias na estrutura da empresa também devem fazer parte desse resultado. Mesmo que o expediente seja marcado de cobranças, os colaboradores precisam identificar sentido entre o conteúdo e aquilo que é praticado em seu dia a dia de trabalho. Nas empresas que têm uma política de desenvolvimento humano, remuneração compatível e respeito, por exemplo, a palestra motivacional tende a oferecer resultados duradouros. Do contrário, mesmo que o palestrante saiba cativar a sua plateia, os efeitos serão paliativos.
Como promover uma palestra motivacional?
A palestra motivacional é um instrumento de capacitação. Considerá-la dessa forma fará grande diferença ao aplicá-la em sua empresa. Todos os detalhes da apresentação devem ser orientados aos objetivos da organização. O conteúdo deve ser capaz de incentivar a audiência a mudar, realizar, cumprir e agir. Já o palestrante precisa ser alegre, bem-humorado, descontraído para promover uma boa interação com os colaboradores. Esses artifícios o ajudarão a tocar as pessoas para que elas mesmas se deem conta daquilo que muitas vezes estava adormecido. Quando os profissionais finalizam a apresentação, deixam um legado de conhecimento.
A empresa deve identificar o problema interno, como desmotivação, falhas na comunicação, desorganização e etc., para que a apresentação seja voltada à melhoria dessa situação. Com o objetivo bem definido, o palestrante saberá exatamente como trabalhar. Você pode promover uma palestra com todos os seus colaboradores ou somente com o pessoal do RH que, em seguida, serão os responsáveis por repassar o que aprenderam dentro da empresa.
Clique aqui e conheça nossos palestrantes motivacionais entre os 10 mais cotados do Brasil.
Leve palestras motivacionais para sua empresa:
Erro: Formulário de contato não encontrado.
Referências: