Pensar o planejamento estratégico de uma empresa pode ser muito mais do que apenas elaborar novas metas e planejar como alcançá-las. Foi com essa visão que a Federação das Unimeds de Minas Gerais promoveu, com apoio da DMT Palestras, um encontro de capacitação dos federados que contou com três palestras distintas.
A primeira, “As macro tendências emergentes e os micro cenários de consumo”, ministrada pela Sabina Deweik, referência mundial em pesquisas de tendência de Consumo, levantou pontos como a mudança de paradigma que a sociedade vive, agora em busca de simplicidade e autenticidade, contrárias às tendências de ostentação que marcaram a década de 80. A partir disso, mostrou como as empresas e o consumo se apropria dessas mudanças e apontou temas que, em especial, são fortes para a área de saúde, como a busca pela vida saudável (especialmente por meio da alimentação) e, também, o novo olhar sobre a terceira idade, predominante em países desenvolvidos e hoje percebida como uma fase também para iniciar novos relacionamentos e viver aventuras – tal como os jovens de antigamente.
Nas mãos de Armelle Decaup, os participantes tiveram acesso a um conteúdo técnico sobre planejamento estratégico, em que a palestrante os auxiliou a desenvolverem suas competências de pensamento crítico, de forma a torná-los mais competitivos. Ela é precursora na consultoria e ensino da Inteligência no Brasil, onde acumula respeitável experiência aplicando a abordagem de Inteligência para o estabelecimento e o aprimoramento de práticas de Inteligência, Pesquisa e Planejamento de empresas de diversos portes e setores.
Por fim, uma surpresa. Os presentes ‘desfrutaram’ de uma palestra do chef Fernando Castanheira. Ao ensina-los como fazer um molho pesto, o chef de cozinha passou lições de planejamento sob uma nova perspectiva aos presentes.
Para conhecer mais sobre o trabalho da Sabina Deweik, acesse: www.sabinadeweik.com.br