TREINAMENTO IN COMPANY
Formação de Multiplicadores
INTRODUÇÃO:
Investir na formação de colaboradores é, hoje, a melhor alternativa para as empresas que pretendem manter ou criar vantagens competitivas por meio do capital humano.
Nesse sentido, no ambiente de trabalho é que surgem os multiplicadores de conhecimento.
São pessoas responsáveis por compartilhar conhecimento, habilidades e procedimento técnicos adquiridos ao longo dos anos ou por algum programa pontual.
Conceitos, técnicas e ferramentas que contribuem com o desenvolvimento de colaboradores que assumem a responsabilidade de multiplicar conhecimento
A construção desse projeto é pautada pelos desafios enfrentados por facilitadores durante treinamentos e pelo método de aprendizagem para adultos: Andragogia.
OBJETIVOS DO TREINAMENTO:
- Desenvolver pessoas para transmitir conhecimento para outras pessoas;
- Refletir sobre modelos e técnicas de aprendizagem para adultos;
- Melhorar a performance comunicativa durante apresentações;
- Promover autoconhecimento e segurança para transmitir o conteúdo com mais confiança;
- Possibilitar que o participante utilize a comunicação como fator estratégico em treinamentos;
- Compartilhar técnicas e dinâmicas que podem ser utilizadas em treinamentos empresariais que diminuem a resistên- cia de participantes ou promovam a integração.
O PROGRAMA:
MÓDULO I — Educação & Leitura de Grupo
- I — Processo de aprendizagem;
- II — O Grupo;
MÓDULO II — Preparação do Instrutor
- I — O papel do facilitador: Posturas e Desafios na Condução do Grupo;
- II — Técnicas de Comunicação & de Apresentação em Público;
- III — Domínio do grupo e postura do facilitador da aprendizagem;
MÓDULO III — Planejamento & Elaboração de Treinamento
- I — Elaboração do Conteúdo;
- II — Recursos Instrucionais e considerações sobre a infraestrutura: fatores críticos de sucesso;
- III — Avaliação de Treinamento;
MÓDULO IV — Prática de Validação da Aprendizagem
- Observação — Para maior clareza das oportunidades de melhorias, neste ponto, os participantes serão filmados enquanto apresentam um conteúdo previamente definido.
A gravação da apresentação individual será compartilhada com cada participante.
METODOLOGIA:
Metodologias ativas de aprendizagem.
Os participantes realizam tarefas mentais como análise, síntese e avaliação, para identificar soluções e fortalecer a liderança. Os exercícios são dinâmicos e interativos, com oportunidade de discussão de situações práticas da rotina da liderança.
- Pipeline de liderança e a posição do Coordenador e Supervisor;
- As expectativas das empresas e as competências necessárias à função;
- Perfil técnico versus perfil de gestão;
- Posicionamento assertivo do cargo.
- O que é uma equipe e como fazer gestão;
- Como um grupo torna-se uma equipe com ajuda do líder;
- Delegação como fator de produtividade e desenvolvimento da equipe.
- Compreendendo os conflitos de uma equipe;
- Como tirar proveito da diversidade de pensamentos;
- Conflito como ferramenta de melhoria e crescimento.
- A motivação e comportamentos no trabalho;
- Como criar um ambiente que estimula a produtividade;
- Como o líder deve trabalhar a motivação da equipe.
- O que é feedback e impacto na produtividade;
- Feedback como ferramenta de liderança;
- Diferença entre falar e comunicar para o cargo de Supervisor e Coordenador;
- Assertividade para expressar ideias, opiniões e sentimentos;
- Cultura de feedback de desempenho.
- Definição de prioridade;
- Atividade ou compromisso?
- Os desperdiçadores de tempo na função: excesso de tarefas, mudanças de prioridades, maus hábitos.