Gestão de Pessoas em Tempos Altamente Desafiadores
Investir na formação de colaboradores é, hoje, a melhor alternativa para as empresas que pretendem manter ou criar vantagens competitivas por meio do capital humano.
Sugestão de 8 a 10 horas.
Formato: online e presenciais, realizado por meio de palestra, workshop e/ou treinamento para a empresas.
O foco desse programa de treinamento online in company é ampliar a compressão das (novas) estratégias do negócio sob a ótica da área de pessoas, integrando as novas normas de conveniência e cuidado com as ações com foco em resultados.
Além disso, aprender como ter a flexibilidade necessária para se adaptar a estratégias mutantes, valiosas para as tomadas de decisão assertiva.
- Capacidade crítica;
- Pensamento analítico;
- Criatividade;
- Empatia;
- Colaboração;
- Liderança e Influência;
- Negociação;
- Gestão de conflitos;
- Mentalidade empreendedora;
- Moderação e flexibilidade.
MÓDULO I
- Contexto do cenário atual;
- Os impactos da cultura e do modelo de gestão de pessoas;
- Retomada, produtividade, segurança e engajamento;
- O papel da área de pessoas em um processo de adaptação (retomada);
- Cuidados, incentivos, direcionamentos e pertencimento.
MÓDULO II
- Preparação para um ambiente de mudanças contínuas;
- Fluxos operacionais para o contexto atual (ferramentas, cuidados e contingências);
- Preparando as pessoas para essa nova realidade (relacionamento, transparência, comunicação e estratégia);
- Os 4 pilares de um negócio sustentável e a atuação da área de pessoas em cada um deles.
MÓDULO III
- Competências da liderança X Cultura Empresarial (possibilidades e desafios);
- Interface da área de pessoas com os líderes (desenvolvimento e acompanhamento);
- Sinergia, Empatia e Sintonia com as equipes;
- Gestão de Conflitos x Resultados;
- Plano de Ação e adaptabilidade de estratégias.
Metodologias ativas de aprendizagem.
Os participantes realizam tarefas mentais como análise, síntese e avaliação, para identificar soluções e fortalecer a liderança. Os exercícios são dinâmicos e interativos, com oportunidade de discussão de situações práticas da rotina da liderança.
- Pipeline de liderança e a posição do Coordenador e Supervisor;
- As expectativas das empresas e as competências necessárias à função;
- Perfil técnico versus perfil de gestão;
- Posicionamento assertivo do cargo.
- O que é uma equipe e como fazer gestão;
- Como um grupo torna-se uma equipe com ajuda do líder;
- Delegação como fator de produtividade e desenvolvimento da equipe.
- Compreendendo os conflitos de uma equipe;
- Como tirar proveito da diversidade de pensamentos;
- Conflito como ferramenta de melhoria e crescimento.
- A motivação e comportamentos no trabalho;
- Como criar um ambiente que estimula a produtividade;
- Como o líder deve trabalhar a motivação da equipe.
- O que é feedback e impacto na produtividade;
- Feedback como ferramenta de liderança;
- Diferença entre falar e comunicar para o cargo de Supervisor e Coordenador;
- Assertividade para expressar ideias, opiniões e sentimentos;
- Cultura de feedback de desempenho.
- Definição de prioridade;
- Atividade ou compromisso?
- Os desperdiçadores de tempo na função: excesso de tarefas, mudanças de prioridades, maus hábitos.