30 de outubro de 2019
Mazé Lima DMT Palestras

Mazé Lima: Case de Sucesso Sebrae EMPRETEC

Quem conhece a história de Mazé Lima, sabe que ela se tornou música no concurso “Cante sua História” do Sebrae Nacional e que a empreendedora superou grandes dificuldades em sua trajetória de vida, até abrir e firmar seu negócio no mercado, Mazé Doces do Brasil.

Faxineira em uma agência bancária, ao retornar da licença maternidade, Mazé foi demitida e teve que se reinventar para conseguir criar os filhos. Sem dinheiro, tornou-se doceira e começou a vender seus produtos. O negócio cresceu, se expandiu e ela já não dava conta de gerenciar tudo ao mesmo tempo. Mesmo com toda sua garra e esforço, Mazé teve que fechar as lojas e recomeçar.

São tantos desafios diários, que o mercado exige do empreendedor habilidades e características que eles ainda nem sabem que precisam, mas que, se desenvolvidas, contribuem para o alcance do sucesso nos negócios.

“Eu não tive oportunidade de estudar. Então o EMPRETEC foi a faculdade da minha vida. Abriu minha mente. ”

— Mazé Lima

 

Foi na busca por informações para se profissionalizar que, em 2004, Mazé chegou ao EMPRETEC, metodologia da ONU, aplicada pelo SEBRAE, que trabalha justamente as características comportamentais empreendedoras e lá aprendeu a delegar tarefas aos seus colaboradores, estabelecer metas empresariais mais audaciosas e tornar-se a Mazé Doces do Brasil.

Até a decisão de abrir seu próprio negócio, passando por toda a fase de planejamento e estruturação e permanecer sobrevivendo no dia a dia, empreendedores como Mazé Lima enfrentam uma série de desafios como mostra o nosso post sobre “Os Desafios do Empreendedorismo Global”. Os empreendedores brasileiros precisam superar dificuldades na Gestão de Pessoas, como formação de lideranças, Gestão Financeira, custos e despesas, Burocracia e Regulação, como tributos, Inovação, uso de tecnologia da informação, Marketing e Vendas, conquistar e reter clientes.

Ao trabalhar características comportamentais e habilidades essenciais com os empreendedores, há mais de 25 anos a metodologia do Sebrae permite que histórias maravilhosas de sucesso sejam inspiração para outras pessoas que desejam ter o próprio negócio em nosso país. A Palestrante Mazé Lima, que hoje compartilha sua história por todo o Brasil, é um dos grandes Cases de Sucesso do EMPETEC.

 

Veja o vídeo do concurso “Cante sua História” do Sebrae Nacional:

 

 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

Nossos Clientes

Conheça as empresas que utilizam o DMT Palestras.