Com o passar dos anos, a atenção e a forma de tratar a SIPAT foram se modernizando e tomando novos rumos, e obviamente que esse evento também teve seu processo acelerado e modificado pela pandemia, colocando em pauta temas que antes não eram tão destacados dos quais o que mais podemos relevar é a saúde mental dos colaboradores.
Essa modernização da SIPAT passa por entender que segurança do trabalho atualmente vai muito além de tratar sobre acidentes do trabalho, mas também sobre possíveis turbulências que os colaboradores possam estar enfrentando e que devem ser abordadas – principalmente dentro da saúde mental -, visto que nunca chegaram a ser de fato um acidente, mas são obviamente um empecilho profissional e pessoal para o funcionário e a empresa.
Com o home office e suas características marcantes como a exaustão mental afetando grande parte das empresas, a SIPAT atualmente precisa se voltar mais a esse ponto da saúde mental dos colaboradores visto que dessa forma conseguimos de fato melhorar a vida prática dos nossos funcionários e contribuir de forma efetiva para uma melhora nesse momento delicado pelo qual as pessoas e as empresas estão passando.
Por que palestras?
Frente ao cenário em que ainda estamos, as palestras se apresentam como melhor investimento a ser feito para conscientizar seu time, sendo consideradas também como uma forma de cuidado. Nossos palestrantes e suas palestras voltadas especificamente para essa semana tem o poder de despertar em seus colaboradores pontos chaves sobre o autocuidado, e nos levar a refletir sobre pontos que as vezes deixamos passar despercebidos.
Comprovadamente, ouvir pessoas autoridades no que falam é uma das melhores formas de instigar o cérebro a aprender, o que torna as palestras sempre a melhor opção para passar conhecimento e promover a reflexão dos colaboradores sobre os temas chaves.
Além do evento, nosso time está pronto para oferecer uma curadoria com os melhores palestrantes do país de forma especial, para garantir que você terá o nome certo para o evento que almeja realizar. Nós participamos de todo o processo para garantir mais que uma palestra, mas sim uma experiência para todos os colaboradores.
Conheça alguns dos nomes mais cotados do brasil para a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT:
10
Como conectar cultura de cuidado com resultado na direção daquilo que é essencial para uma vida segura e saudável, dentro e fora do ambiente de trabalho?
Juliana Bley é referência em fatores humanos associados à saúde e Segurança no Brasil. Autora do livro “Comportamento Seguro: a psicologia da prevenção de doenças e acidentes” e idealizadora do SafetyLab.
09
08
Saúde e performance e segurança: missão possível
Em suas apresentações, desvenda como pequenas mudanças no estilo de vida podem resultar em melhorias significativas na saúde e na produtividade dos colaboradores.
Daniel Cady é profissional de saúde que não trata doenças, trata as pessoas. Apaixonado por nutrição e esportes, encara a saúde – incluindo a das organizações – como resultado da harmonia entre corpo, mente e ambiente.
07
Nunca a ergonomia esteve tão em evidência como agora! O Google bate recordes em pesquisa por “dores nas costas”. Os colaboradores trabalhando em casa necessitam de um treinamento específico.
Nesta palestra, passaremos todas as informações e as dicas importantes para que todos possam trabalhar de forma segura, produtiva e saudável, por meio de boas práticas posturais e alguns ajustes ergonômicos na mobília (sem custo).
Bianca Vilela desenvolve palestras e programas de saúde corporativos que estimulam a adoção de hábitos saudáveis pelos colaboradores, tornando-os mais felizes e gerando melhores resultados para a empresa.
06
Disciplina operacional na prevenção de acidentes
Os participantes descobrirão como a implementação de protocolos claros e a formação contínua podem reduzir
significativamente os riscos e melhorar a segurança para todos os colaboradores e para a empresa.
Uma palestra essencial para líderes e gestores que buscam aprimorar suas habilidades em gerenciamento de crises e segurança operacional.
Pedro Aihara é bombeiro Militar e professor, foi Porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais durante as operações de resgate no rompimento da barragem de Brumadinho.
05
O olhar para a qualidade de vida dos colaboradores
é mais que um valor a ser perseguido pelas organizações: é um instrumento estratégico.
Empresas atentas à saúde e ao bem-estar de seus times retém melhor seus talentos, alcançam maior produtividade, melhoram a adesão à cultura corporativa e o clima organizacional.
Luana Araújo, médica infectologista que se transformou na voz que o Brasil precisa ouvir. Ao humanizar a ciência e utilizar linguagem franca e aberta para traduzir protocolos, recomendações médicas e práticas de cuidado que vão ser parte do hoje e, sobretudo, do amanhã.
04
É completamente normal se sentir anormal num momento como este. Estamos vivenciando um desafio que se nos fosse dada a opção de enfrentá-lo ou não, com certeza não escolheríamos encará-lo. Mas já que a vida não nos consultou sobre isso, nos cabe tentar reagir da maneira mais equilibrada possível.
Rossando Klinjey é palestrante, escritor, Psicólogo Clínico. Fenômeno nas redes sociais, seus vídeos já alcançaram a marca de mais de cento e cinquenta milhões de visualizações.
03
Uma história de superação, força de vontade e esperança.
A jovem mudou drasticamente depois de um acidente de esqui que a deixou tetraplégica, e hoje palestra contando sua experiência de equipe na seleção brasileira de ginástica e sobre sua superação após o acidente
Laís Souza é uma importante atleta brasileira que, após um complicado acidente, se tornou ícone de superação, força de vontade e esperança.
02
Cuidado, bom senso e fontes confiáveis.
Uma palestra que aborda as boas práticas de saúde e qualidade de vida, além de guiar o público na busca de informações confiáveis sobre o tema.
Drauzio Varella é médico oncologista, cientista e escritor. Formado pela USP, foi um dos pioneiros no tratamento da AIDS, especialmente do sarcoma de Kaposi, no Brasil.
04
Todos os profissionais buscam e são cobrados por resultados, o que aumenta a probabilidade de pensar e agir racionalmente, dificultando a prática e o desenvolvimento de habilidades emocionais. Aplicando a inteligência emocional nas ações, os resultados são mais eficazmente atingidos e as decisões mais equilibradas.
Rafael Nunes é psicólogo especialista em Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance. Converge energia, didática e conhecimento em suas apresentações.
Conheça todos os palestrantes da nossa curadoria: