Juliana Bley é Pesquisadora, Palestrante e Facilitadora de Processos de Aprendizagem de Adultos com foco em Saúde e Segurança do Trabalho há quase 20 anos.
Juliana Bley é Pesquisadora, Palestrante e Facilitadora de Processos de Aprendizagem de Adultos com foco em Saúde e Segurança do Trabalho há quase 20 anos.
Também é idealizadora do SafetyLab. Um laboratório de Inovação e Aprendizagem voltado para a capacitação de Educadores com foco em Cuidado e Comportamento Seguro nas organizações industriais.
Atuante investigadora do campo dos Fatores Humanos e Organizacionais na Gestão de Riscos, colabora com diferentes grupos de desenvolvimento do campo no Brasil e no Exterior.
Com ampla experiência no desenho e implantação de programas de Conscientização e Desenvolvimento da Cultura de Segurança em empresas de grande porte, Juliana Bley é uma das pioneiras na aplicação de metodologias educacionais andragógicas e práticas colaborativas em segurança no Brasil.
“Minha missão é criar oportunidades de aprendizagem e autoconhecimento para que as pessoas possam despertar uma consciência mais ampla a respeito de si, dos outros e de cuidar daquilo que importa.”
Uma forma sensível e diferente de abordar os temas essenciais da Saúde e Segurança no trabalho. Numa linguagem acessível a todo tipo de público e cheia de calor humano, Juliana navega pelo despertar do Cuidado de Si, do Outro e do Todo como um verdadeiro propósito que conecta todas as pessoas. Esta palestra é ideal para eventos com grandes públicos, Semana da Saúde e Bem Estar no trabalho, além das SIPATs.
Para atuar com Fatores Humanos no trabalho e numa perspectiva de Segurança mais sistêmica, que é convite das mais recentes tendências na área, novas mentalidades precisam emergir no campo organizacional como a migração de um modo de agir menos competitivo e mais colaborativo.
Para fazer Segurança com as pessoas é preciso estar mais próximo do trabalho real, aumentar a escuta ativa dos trabalhadores e permitir que as informações relevantes à gestão de risco “subam” na estrutura para que sejam consideradas e tratadas. São práticas não tão comuns no nosso jeito atual de agir e que precisam ganhar mais espaço, apoiando o caminho para o futuro do trabalho.
As pessoas aprendem, os times aprendem, as organizações aprendem. Assunto ancestral no campo da Gestão de Riscos, a Aprendizagem que transforma realidades é um conjunto de mentalidades e práticas que podem permitir que acidentes e tragédias não mais ocorram. Mas mais além disso, impulsionar uma cultura de aprendizagem tem se desenhado como uma das grandes chaves para alavancar nossas práticas de Segurança para um outro patamar.
Esta conversa é ideal para empresas que estão mergulhando no universo das novas visões de segurança, da performance humana e de uma forma mais humanista e diferente de cocriar o trabalho seguro. Construir a capacidade de aprender e melhorar de maneira consistente pode transformar (para muito melhor) a forma como temos pensado e praticado Segurança até aqui.
Em meio a todo o caos é preciso pensar: que atitudes e valores vão nos permitir seguir adiante? A palestra é um convite para encorajar-se com as práticas de cuidado, dentro e fora do trabalho. “Abertura para Aprender”, “Vulnerabilidade” e “Cuidado Genuíno” são três forças que nos apoiarão na direção de um futuro digno e sustentável. Mas esta realidade não se implementa por decreto. Nós precisamos fazer isso juntos. Vamos fazer um trato?
Colocar as pessoas no centro pressupõe conviver com elas de forma madura e saudável. Juliana Bley aponta caminhos para o desenvolvimento de human skills que permitam diálogos abertos e transparentes. Segurança para aprender, para errar, para pertencer e para contribuir são alguns dos elementos que precisam ser desenvolvidos na busca por aumentar os níveis de Segurança Psicológica de um time. A palestra aborda a necessidade de construção de espaços corporativos amigáveis à expressão genuína das diferenças, onde a diversidade tem lugar e a confiança impulsiona a performance da equipe.
Uma conversa inspiradora sobre “deixar ir o velho” e “deixar vir o novo” adotando estratégias de enfrentamento que apoiem o autocuidado, o diálogo aberto e transparente, além da colaboração.
Esta conversa se destina a apoiar emocionalmente e por meio de estratégias de enfrentamento líderes, especialistas, gestores e colaboradores que estão vivenciando situações corporativas como impacto de eventos climáticos, fusões e aquisições, processos de privatização, abertura e fechamento de unidades produtivas, desinvestimentos e crises de reputação. Além de apoiar as pessoas também na elaboração e no enfrentamento saudável das intensas e disruptivas transformações pelas quais o mundo está passando e que estão afetando nossas vidas pessoais e profissionais.
Quando iniciamos a implantação de um grande projeto, quando decidimos mudanças drásticas nos processos e programas, quando planejamos uma guinada na estratégia do negócio, nos preocupamos com os impactos que estas mudanças vão gerar na vida e na saúde emocional das pessoas envolvidas? Em geral não. Com o tempo nos deparamos com a perda de talentos importantes, lidamos com aumento dos afastamentos e das faltas, assistimos ao desengajamento e às resistências às mudanças se manifestando diante de nossos olhos.
Uma Gestão de Mudanças bem feita considera e cuida dos impactos emocionais e de saúde que esta “onda gigante” é capaz de causar nas pessoas. Este cuidado não só traz uma gestão humanizada e empática para a estratégia como também favorece o alcance dos resultados da própria mudança proposta.
Conectar Cuidado com Resultado é um dos grandes desafios dos Líderes em tempos velozes e complexos como estes em que vivemos. Nesta palestra gerencial abrimos um espaço de confiança e abertura, muito bem embasado no que há de mais atual em Saúde e Segurança no trabalho, para pensarmos juntos nos caminhos e práticas-chave de uma operação que pode ser, ao mesmo tempo, eficiente para o negócio e sustentável para as pessoas.
Um dos grandes desafios para os líderes é aprimorar e desenvolver as habilidades emocionais como escuta ativa, confiança, respeito, amabilidade e empatia. Uma conversa para mapear e lidar melhor com as relações do time com seu raio de influência, contribuindo para o equilíbrio emocional em várias situações, para a prevenção de conflitos e de assédio no cotidiano da busca por performance. Queremos fazer com que os ambientes de trabalho possam alcançar patamares mais saudáveis, onde o acolhimento, a aprendizagem, a diversidade e a inovação possam ter mais lugar.
Qual influência do líder na integração da segurança física e psicológica à gestão de riscos e à tomada de decisão estratégica das empresas?
Como gerar uma mudança cultural consciente onde o cuidado seja a centralidade da relação indivíduo, trabalho e sociedade? Juliana Bley decifra, decodifica e responde. Trabalhando uma visão sistêmica, em rede, em que a colaboração e o diálogo sejam os meios para que aquilo que tem que ser feito possa ser planejado, executado e celebrado no espírito da prevenção e da mentalidade de crescimento. Além da liderança própria da empresa, esta é uma excelente conversa para incluir a liderança das empresas terceiras, parceiras e prestadoras de serviço do negócio.
Nossos números
Dos nossos clientes avaliaram nosso atendimento com nota máxima.
Dos nossos clientes avaliaram nosso atendimento com nota máxima.
Já participaram de palestras exclusivas na comunidade DMT Inspira
Tem um projeto em mente? Fale com um de nossos especialistas. Nós podemos ajudar.
2025 © DMT Palestras. Todos os direitos reservados.
Fale com o nosso time de especialistas.