Palestrante em empresas e escolas, consultor de saúde mental, escritor best seller, colunista do Valor Econômico e da TV Globo.
Palestrante em empresas e escolas, consultor de saúde mental, escritor best seller, colunista do Valor Econômico e da TV Globo.
Alexandre foi psicólogo do programa “Encontro com Fátima Bernardes” da Rede Globo, onde falava sobre saúde mental para toda a população brasileira. É colunista da Revista Crescer (Editora Globo), do Portal Lunetas e do Valor Econômico.
Suas palestras trazem as mais diversas temáticas que abrangem o sofrimento humano e suas capacidades de resiliência: comunicação e colaboração em diálogos de situações de forte conflito e saúde mental organizacional. Além disso, também aborda transições da vida profissional, familiar e conjugal, resiliência diante de momentos de crise, nascimento e morte, cultura de paz e educação para a não-violência, relacionamento conjugal e familiar e masculinidade em transformação.
Seus cursos e palestras também são procurados frequentemente por empresas que passam por desafios de trabalhar a saúde mental de lideranças.
Psicólogo, Mestre em Psicologia pela PUC do Chile. Consultor em Saúde Mental Organizacional.
Insights sobre como enfrentar desafios com resiliência, promovendo o fortalecimento emocional e a superação de momentos difíceis.
Discussão de estratégias para promover a saúde mental no ambiente de trabalho, criando um ambiente organizacional mais acolhedor e produtivo.
Um bate-papo acolhedor sobre um dos maiores sofrimentos que afligem a sociedade atual: a ansiedade. Somos um mundo de ansiosos, mas não precisamos ter vergonha disso ou enfrentar situações desencadeadas por esse mal sozinhos. No olhar sensível para o outro e na escuta, mora a possibilidade de retirarmos a história da nossa ansiedade da caverna da solidão e, juntos, aliviarmos um pedaço da nossa dor.
A palestra discute os desafios do cenário para líderes, cujas habilidades necessárias são equilibrar as áreas da vida e lidar de forma saudável com as demandas do dia a dia. Líderes que se preocupam com a sua saúde mental e da sua equipe criam um ambiente de trabalho saudável e estimulam o engajamento e o desenvolvimento dos colaboradores. Por outro lado, líderes que não se importam com a saúde mental da equipe podem gerar um ambiente de trabalho tóxico e prejudicar a produtividade da empresa.
Um convite à construção de um novo “pensar”, no qual nossas dores emocionais, culpas e limitações possam ser vistas não como o capítulo final de nossa história, mas como os textos iniciais de uma vida repleta de possibilidades, promessas e significados.
A esperança se transformou, em muitos discursos sociais, numa espécie de elogio da ingenuidade. Mas a esperança continua como uma pergunta: como ela acontece entre nós? É um acontecimento que chega, enternece a alma e dá fôlego para seguir adiante? É algo que produzimos no caminhar, sincrônico às cicatrizes e dores inefáveis ao existir?
Todas as escolas têm se esforçado de maneira contumaz para trazer a diferença humana para a sala de aula. O grande desafio que se instala é o quão pouco habituados estamos para esta convivência acontecer. Apontamos aqui elementos para instituir práticas realistas de inclusão e como fazer deste fenômeno um processo de aprendizagem para todos.
Em 2022, a OMS reconfigurou a definição de Burnout e, agora, ela é considerada uma doença ocupacional que aponta para dilemas existentes na cultura da instituição. O Burnout é um convite à mudança, ao retorno à fronteira nítida entre o trabalho e as outras facetas da vida e, sobretudo, um resgate daquilo que é mais belo em nós.
Uma palestra com reflexões da sua ação sobre a vida contemporânea.
Como transformar uma vida exausta? É possível ter esperanças de um novo panorama, mesmo diante de um fenômeno tão presente em nossos dias?
No tom poético e sempre esperançoso com que Alexandre fala das questões mais complexas da condição humana, você se sentirá no amparo e no embalo dos melhores abraços, sobretudo aqueles que parecem desaparecer diante dos cansaços que se acumulam ao longo dos dias.
Os temas mais tabus da sociedade brasileira chegaram à convivência entre colaboradores e líderes. Há muita desinformação e, sobretudo, medo sobre como abordar esta temática de forma delicada, e ainda assim fazendo do diálogo um momento de reis transformação da cultura.
Aqui, debatemos como estabelecer parâmetros de dignificação humana que realmente evitem estes
fenômenos entre os membros de uma organização.
Uma das chamadas soft skills mais solicitadas das lideranças em todo o mundo corporativo, ela depende de um processo de aprendizagem profundo que dialogue com a possibilidade de desaprender o autoritarismo para abraçar a escuta ativa e o respeito à diferença. Este é um processo de transformação de paradigma que muitos líderes têm em mente, mas que o seu caráter contra-intuitivo pede um espaço específico e separado de aprendizagem (não depende de ser uma pessoa boa ou ruim, mas de aprender a ser de outra forma ocupando lugar de poder).
A mudança de comportamento é estimulada a todo momento durante a palestra a partir de sua estrutura teórico-prática, em que exemplos vividos no cotidiano da organização servem de modelagem para novas posturas dos líderes.
Nossos números
Dos nossos clientes avaliaram nosso atendimento com nota máxima.
Dos nossos clientes avaliaram nosso atendimento com nota máxima.
Já participaram de palestras exclusivas na comunidade DMT Inspira
Tem um projeto em mente? Fale com um de nossos especialistas. Nós podemos ajudar.
2022 © DMT Palestras. Todos os direitos reservados.
Fale com o nosso time de especialistas.