Conceição Evaristo é uma das principais vozes da valorização da cultura negra em nosso país.
Conceição Evaristo é uma das principais vozes da valorização da cultura negra em nosso país.
É uma das mais influentes literatas do movimento pós-modernista no Brasil, escrevendo nos gêneros da poesia, romance, conto e ensaio.
Suas obras, cuja matéria-prima literária é a vivência das mulheres negras – suas principais protagonistas – são repletas de reflexões acerca das profundas desigualdades raciais brasileiras.
Misturando realidade e ficção, seus textos são valorosos retratos do cotidiano, instrumentos de denúncia das opressões raciais e de gênero, mas também se voltam para
a recuperação da ancestralidade da negritude brasileira, propositalmente apagada pelos portugueses durante os séculos em que perdurou o tráfico escravista.
Estreou na literatura em 1990. Doutora em Literatura Comparada (UFF), Conceição Evaristo é autora dos romances Ponciá Vicêncio (traduzido para a língua inglesa, francesa e espanhola) e Becos da memória (traduzido para a língua francesa); dos livros de contos Insubmissas lágrimas de Mulheres, Olhos d’água e Histórias de leves enganos e parecenças; da antologia Poemas da Recordação e outros movimentos, participante da série “Cadernos Negros”; e de antologias estrangeiras, dentre as quais Schwarze prosa e Schwarze poesie (Alemanha), Fourteen female voices from Brazil (Estados Unidos) e Chimurenga People (África do Sul).
Nossos números
Dos nossos clientes avaliaram nosso atendimento com nota máxima.
Dos nossos clientes avaliaram nosso atendimento com nota máxima.
Já participaram de palestras exclusivas na comunidade DMT Inspira
Tem um projeto em mente? Fale com um de nossos especialistas. Nós podemos ajudar.
2026 © DMT Palestras. Todos os direitos reservados.
Fale com o nosso time de especialistas.