Maira Santiago Palestrante DMT Palestras

Maira Santiago

Expert em cooperativismo e educação empresarial, acredita na fina sintonia entre negócios e comunidades. Há duas décadas, ajuda organizações a tornar isso possível.

SOBRE O PALESTRANTE

Administradora, referência nacional em cooperativismo, Maíra Santiago enxerga o mundo dos negócios pelas lentes da coletividade.

Uma visão utópica, diriam os céticos – e estariam equivocados.
Com 20 anos de expertise em educação corporativa, a profissional já ajudou centenas de organizações, dos mais diversos segmentos, na desafiadora missão de conciliar lucros e propósitos sustentáveis.
Que o digam gigantes como Sicredi, Sicoob, Cresol, Sescoop, Veiling, Votorantim GovBR, que integram a extensa cartela de clientes da profissional.
Em 2019, Maíra fundou a Coletiva, cooperativa do ramo trabalho que guia empresas em todas as etapas do processo de educação empresarial – do diagnóstico das deficiências organizacionais à elaboração de programas de aprendizagem, passando pela formação de instrutores.
Suas palestras são recomendadas para líderes, colaboradores, empreendedores, cooperativas e cooperados que buscam modernizar suas instituições e práticas, tornando-as fecundas ao desenvolvimento humano e aos princípios transformadores da economia solidária: autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, respeito à natureza, comércio justo e consumo solidário.
TEMAS DE PALESTRAS
01

Educação para a cooperação

Nosso histórico de ensino-aprendizagem é pautado na competição.
Em um mundo em que o modelo capitalista vem sendo questionado e redirecionado para práticas mais sustentáveis, há de se buscar novas formas de educar, mais coerentes com a colaboração requerida nos ambientes organizacionais.
Tais reflexões são feitas de modo participativo e envolvente nesta abordagem.
02

Liderança educadora

Qual é o papel da liderança em um contexto de mudanças tão rápidas? Como construir um fluxo de aprendizagem mais colaborativo e fluente dentro das equipes?
A liderança precisa se adaptar com agilidade às novas demandas de clientes, associados, gestores e equipes.
Identificar caminhos para a evolução coletiva é o tema desta palestra.
03

Propósito sem melindres

Vivenciar o propósito da organização na prática, por meio de ações que impactem positivamente o cliente, o associado, os fornecedores e o entorno, é tarefa nebulosa em muitas organizações.
Compreender a simplicidade da vivência do propósito, sem romantismo exacerbado ou melindres, é um direcionamento essencial à sustentabilidade dos negócios, tratado nesta interação.
04

Cooperativismo e antifragilidade

O inverso do frágil não é o robusto, é o antifrágil.
Inspirada nas provocações do economista Nicholas Taleb, Maíra conecta os princípios da antifragilidade aos princípios da economia solidária.