Mayana Neiva

Multiartista de destaque no cenário nacional, filósofa e estudiosa das práticas do budismo, aposta na arte, na meditação e no cultivo da espiritualidade como processos de cura das relações humanas.

SOBRE O PALESTRANTE

Mayana Neiva é uma atriz de carreira consolidada no cenário nacional. Sua trajetória acumula personagens marcantes da teledramaturgia brasileira, como a Desirée, da novela global Ti ti ti e a Vicentina Celeste, de Cordel Encantado.

Seu talento também está em evidência em filmes e séries como Som e Fúria, de Fernando Meireles, Queridos Amigos, de Maria Adelaide Amaral, e Temporada de Verão, produção original da Netflix.

Mas a arte cumpre um propósito extra na jornada desta artista, que é também advogada e filósofa.

Mayana Neiva vê no ofício um potente instrumento de cura das relações humanas e da busca pelo equilíbrio, ao lado da meditação, do cultivo da espiritualidade e do autoconhecimento.

A investigação do mundo interno, em que se concentram as potências da mente, teve início há uma década, quando a profissional mergulhou dos estudos de meditação do Kadampa Meditation Center, em Nova York, nos EUA.

Aluna do Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche, fundador do budismo moderno, aprendeu com ele o poder transformador de princípios como a compaixão, a simplicidade, a interdependência e a contemplação na vida das pessoas.

Em suas palestras, Mayana aborda temas como as raízes do sofrimento, saúde mental, além de reflexões sobre felicidade e propósito, sobretudo no contexto das conexões interpessoais – fonte de nossas maiores alegrias e infortúnios.

TEMAS DE PALESTRAS
01

A felicidade não está lá fora

Um encontro que desperta o público para a o poder transformador do autoconhecimento dentro das organizações. A falta de compreensão sobre nós mesmos, afinal, é uma grande fonte de conflitos.

Mayana Neiva também aborda temas como: “o que é a mente?”, “por que sofremos?”, “quais os caminhos para sair do sofrimento?”, contemplações significativas e pequenas, mas potentes mudanças no cotidiano.

02

A mente e o caos

Felicidade e sofrimento são estados mentais e, portanto, sua causa principal não pode ser encontrada fora da mente. Se quisermos ser verdadeiramente felizes, temos que aprender a entender e controlar nosso mundo interno.

O ponto central da palestra é despertar o público para o fato de que não precisamos nos fundir com o que vemos. Temos essa liberdade, essa escolha. E a meditação é um dos caminhos que nos proporcionam esse espaço.

03

Você está bem? Uma reflexão sobre as relações de trabalho, saúde mental e escolhas éticas

Você está bem? A resposta a esta pergunta está diretamente relacionada à nossa capacidade de regulação emocional.

O gerenciamento eficaz das emoções é a uma variável importante da saúde tanto física como mental, como já demonstraram diversos estudos.

A meditação é um valioso instrumento nesse sentido, uma vez que proporciona benefícios como redução do estresse, da ansiedade, diminuição de sintomas depressivos, além de aumento da concentração, do foco e da produtividade.

Mayana mostra ao público como a técnica pode ajudar a ampliar nossa experiência de estar no mundo, bem como a pacificar as relações que construímos. A palestrante aborda ainda como podemos nos tornar mais conectados, livres e úteis ao mundo.

04

Seja a mudança que você espera do mundo

Um encontro leve e divertido sobre a potência das pequenas mudanças no cotidiano.

Atitudes como meditar, praticar compaixão, comemorar as pequenas vitórias – as nossas e as dos outros -, fazer pequenos gestos de bondade, controlar a mente, praticar o desapego e respeitar os próprios limites parecem pouco efetivas aos olhos de quem vive acelerado, sempre em busca de realizações materiais.

Mas são estes os princípios que, praticados sistematicamente, nos levam à verdadeira felicidade.