Michael Sandel Palestrante DMT Palestras

Michael Sandel

Filósofo político norte-americano, Michael Sandel pode ser considerado um fenômeno global, com palestras ministradas em mais de 30 países sempre com lotação máxima.

SOBRE O PALESTRANTE

Responsável pelo curso “Justiça”, um dos mais populares da história de Harvard, sua fama explodiu nos últimos anos, quando ele permitiu que suas aulas fossem acompanhadas gratuitamente pela internet.

Os episódios já foram vistos por dezenas de milhões de pessoas – apenas a aula de estreia foi assistida 6,8 milhões de vezes.

Esse fascínio se justifica pela habilidade que o filósofo Michael Sandel tem de usar exemplos da vida real para ilustrar filosofias de pensadores como Aristóteles, Kant e Stuart Mill.

Com sua retórica fluida e uma capacidade incomum de relacionar problemas filosóficos com assuntos ordinários, Sandel lota plateias aonde quer que vá. 

Na Coreia do Sul, colocou 14 mil jovens em um estádio. Na Austrália, outros 3 mil se aglomeraram no Opera House para ouvi-lo. “As pessoas estão sedentas por discutir ética e democracia”, diz.

Em dezembro, de passagem pelo Brasil, Michael Sandel fez um discurso para alguns ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, e uma apresentação para 600 empresários, em São Paulo. 

Michael Sandel é autor do best-seller mundial “Justiça: O que é fazer a coisa certa”.

Genética, aborto, casamento, homossexualidade, mercado financeiro e justiça: todos os temas entram na pauta de Sandel, que tem como objetivo mostrar que as grandes questões da vida podem ser analisadas com a razão.

Para isso, o método de Michael Sandel é sempre a discussão, em que ele mesmo afirma:

"

“As soluções passam pelo debate, e não precisam ser as mesmas para todas as sociedades democráticas. O que cada sociedade tem que descobrir é como ela quer viver junta.”

— Michael Sandel
Essa informação foi útil?
SimNão