Rafael Nunes Palestrante DMT Palestras

Rafael Nunes

Psicólogo e mestrando em neurociências, é expert no desenvolvimento de líderes engajadores, equipes de alta performance e em cultura organizacional.

SOBRE A PALESTRANTE

Mestrando em neurociências pela UFMG e especialista em comportamento humano, Rafael Nunes acumula mais de uma década de experiência no desenvolvimento de lideranças e times de alta performance.

Com passagens por empresas como a gigante do setor alimentício Pif Paf, aposta na inteligência emocional, na qualidade das relações de trabalho e na capacidade de adaptação das pessoas como tripé do sucesso – o individual e o dos negócios.

Rafael é também professor de pós-graduação na Fundação Dom Cabral, na Faculdade Unisinos e na PUC Paraná, instituições em que leciona disciplinas relacionadas à neuroliderança, governança corporativa, comportamento organizacional, pensamento estratégico, atitude empreendedora, entre outras do gênero.

TEMAS DE PALESTRAS
01

Abrir e fechar ciclos: uma necessidade do cérebro

A palestra aborda a necessidade psicológica e cognitiva de encerrar ciclos e iniciar novos, tanto para o funcionamento saudável do cérebro quanto para a manutenção da motivação e engajamento.

O especialista explora como encerrar experiências passadas e se abrir para novas oportunidades impacta positivamente a saúde mental e promove resiliência, crescimento pessoal e produtividade.

Discute a necessidade de aprendermos com o que passou e a importância de adotar uma mentalidade de renovação para estimular a plasticidade cerebral. Ao compreendermos como fechar ciclos influencia a mente, podemos explorar estratégias práticas para promover uma mentalidade positiva e construir uma base sólida para o bem-estar emocional e a construção de times de alta performance.

02

Liderança e IA em um mundo em transformação

A inteligência artificial está transformando a maneira como nos relacionamos e prosperamos profissionalmente. Vivemos um cenário completamente novo para a liderança, onde a evolução do comportamento humano encontra a revolução da IA.
 
Nessa palestra, o especialista explora com profundidade a interseção entre IA e humanidade, analisando como esses fatores impactam nossa conduta adaptativa ao longo do tempo. Examina os desafios contemporâneos que os líderes enfrentam devido à presença onipresente da IA e aborda as habilidades essenciais necessárias para liderar com sucesso em um ambiente em constante mudança.
03

Gestão de pessoas em um mundo em transformação

Em um mundo cada vez mais ágil, dinâmico e complexo, liderar pessoas com eficácia e equilíbrio não é mais um diferencial competitivo, é uma necessidade de sobrevivência.

Nesta palestra, Rafael Nunes propõe ferramentas e métodos práticos que ajudam empresas e desenvolverem liderança capazes de atuar no admirável mundo novo das transformações.

04

Inteligência emocional e saúde mental

A visão empresarial que menospreza o bem-estar dos colaboradores e estimula a busca de resultados a qualquer custo, além de tóxica, torna-se, no fim das contas, um elemento sabotador do próprio negócio, uma vez que a qualidade das relações de trabalho é um dos pilares do sucesso de qualquer organização.

Neste encontro, Nunes mostra como potencializar o desempenho de um time por meio do desenvolvimento de habilidades comportamentais de seus integrantes, com base nos princípios da inteligência emocional.

05

Gestão da mudança: plano da estratégia

A mudança é uma das variáveis mais permanentes e constantes ao longo da história da humanidade, já dizia Heráclito há mais de 2.500 anos.

Nas últimas duas décadas, no entanto, temos experimentado transformações velozes e disruptivas como nunca, o que tem exigido de profissionais das mais diversas áreas uma capacidade adaptativa cada vez maior.

Dentro desta perspectiva, a gestão da mudança deixa de fazer parte da agenda exclusiva dos gestores para se consolidar como aspecto permanente da vida cotidiana de todos os profissionais envolvidos em um negócio.

É parte da natureza humana resistir às mudanças. Assimilá-las e aprender a transformá-las em habilidade requer conhecimento e prática.

É o que Rafael Nunes oferece nesta palestra, em que aborda métodos capazes de formar equipes engajadas, autoconfiantes, além de comprometidas com processos e resultados.

06

Cultura, Colaboração e Confiança

A palestra destaca a importância da construção de uma cultura organizacional sólida onde a qualidade das relações são combustível para alta performance. 

Nela enfatizamos de maneira prática como a colaboração eficaz e a confiança mútua são fundamentais para o sucesso de uma empresa. Discutimos elementos-chave, como foco em resultados e pessoas, comunicação transparente, valores compartilhados e liderança inclusiva, ressaltando como esses aspectos contribuem para um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Além disso, apresentamos exemplos práticos sobre as vantagens em priorizarmos uma cultura que promove a colaboração e a confiança entre os membros da equipe. Buscamos uma mudança de atitude incentivando a reflexão sobre como podem implementar esses princípios em nosso dia a dia para fortalecer a coesão e impulsionar o desempenho geral.

07

Agilidade Emocional

O que separa aqueles que vencem os desafios daqueles que fracassam?

A resposta está na Agilidade Emocional, conceito desenvolvido pela renomada psicóloga e professora da Escola de Medicina de Harvard, Susan David.

Rafael desvenda para o público este princípio inovador, segundo o qual não são nossas habilidades técnicas ou nossa criatividade que garantem o sucesso, mas a maneira como nos relacionamos com o mundo em todas as áreas da vida.

08

A psicologia da motivação e do comportamento humano

Se o mundo muda, também mudam as prioridades, as motivações e as relações.

Diante de novos cenários, as pessoas precisam se adaptar. A motivação é o principal combustível que nos leva à esta direção.

Neste encontro, Nunes descortina os mistérios deste impulso, sobretudo sua influência no ambiente organizacional, em que as pessoas precisam se manter constantemente conectadas com os objetivos do negócio.

10

Trabalho em equipe: construindo relações de valor

11

Aprendendo a aprender: training the trainer

12

Neuroliderança

Termo cunhado por David Rock, fundador do Neuroleadership Institute, Neuroliderança é um campo de estudos que busca compreender a ligação entre o funcionamento do cérebro humano e o comportamento dos líderes.

Rafael Nunes mostra como é possível tirar o melhor proveito desta dinâmica para nos tornarmos líderes eficientes e engajadores.

13

Comunicação assertiva, feedback e metamodelo de comunicação.

14

Felicidade no trabalho

FORMATOS DE ATUAÇÃO
PALESTRA
PRESENCIAL
ONLINE