Jairo Bauer Palestrante DMT Palestras

Jairo Bouer

Psiquiatria, saúde, comportamento e anos de trabalho nas diferentes mídias, o palestrante Jairo Bouer aborda temas complexos e delicados de maneira objetiva e descontraída.

SOBRE O PALESTRANTE

Sua jornada na comunicação conta com passagens por veículos como MTV, TV Cultura, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, Revista Época, entre outros.

Atualmente, o médico é colaborador do programa Encontro da TV Globo, colunista do Terra Você e do TikTok. Escreve para o Viva Bem UOL, além de apresentar o Programa Minuto ao Ponto no Canal Futura e ter inserções diárias em rádios de diversas cidades do país.

Jairo Bouer é médico psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina da USP e pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP. Também é biólogo graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Trabalha com comunicação há 25 anos, focando em prevenção, saúde mental e sexualidade.

Autor de 11 livros e audiolivros, entre eles “O Guia Dos Curiosos – Sexo, em parceria com Marcelo Duarte e Sexo & Cia. Jairo Bouer lançou também a coleção Bate-Papo, que traz títulos como Álcool, Cigarro e Drogas, Corpo dos Garotos, Corpo das Garotas e Primeira Vez.

Atualmente Jairo Bouer é bolsista Chevening (UK Government’s Global Awards Programme) em Evolução Humana e Comportamento, no Departamento de Antropologia da University College London (UCL).

TEMAS DE PALESTRAS
01

Saúde Mental e Equilíbrio Mental

Home office e os compromissos e a rotina com os filhos e a família em casa. Como conciliar tudo isso mantendo a mente e o corpo saudáveis?

Nessa palestra, Dr. Jairo explora o impacto da desaceleração das pessoas e empresas, os efeitos de uma sociedade interconectada na saúde mental e sobre os transtornos como ansiedade e depressão que podem se agravar ou surgir.

02

Ansiedade e depressão: há remédio?

Um efeito colateral das incertezas da pandemia e do próprio isolamento é o aumento dos níveis de estresse e de ansiedade em parte da população.

Incerteza sobre o rumo da pandemia, receio de adoecer e de perder amigos e parentes.

03

TDAH e TEA (Transtorno do Espectro Autista) no trabalho: como as empresas podem ajudar?

Pensar no TDAH e no TEA no trabalho é um dos traços de uma gestão mais empática e humanizada. Afinal, muitos colaboradores podem lidar com a condição e a empresa pode contribuir oferecendo estratégias para adaptar o ambiente de trabalho.

Muitas vezes, as dificuldades causadas por transtornos neurológicos são ignoradas, impactando negativamente a experiência das pessoas que sofrem com elas.

No caso do TDAH e do TEA no ambiente organizacional, é possível pensar em alternativas, mas será que sua empresa está preparada?

04

Burnout

A palestra provoca a necessidade de ouvir o que o corpo e a mente falam, para prevenir o avanço do problema, seja ele qual for.

Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como doença ocupacional — isto é, relacionada ao trabalho —, o burnout apresenta um conjunto de sintomas físicos e emocionais decorrentes do estresse.

E os líderes também devem ficar atentos, não só a si, mas também à equipe, para garantir um ambiente de trabalho emocionalmente saudável.

06

Novembro Azul

Por que é importante fazer exames regulares? Por que os homens resistem em buscar ajuda?

Novembro Azul é um movimento criado para chamar atenção do homem para a importância dos exames regulares para detecção precoce de doenças como câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens (atrás, apenas, do câncer de pele não melanoma). Segundo as estimativas mais recentes do Instituto Nacional de Câncer (Inca), há cerca de 70 mil novos casos da doença por ano no Brasil.

Palestra indicada para o mês da campanha Novembro Azul, período em que a gente fala sobre a prevenção do câncer de próstata e dos cuidados com a saúde masculina, e vale fazer um recorte sobre a saúde mental.

Uma pesquisa que acaba de ser divulgada pela Sociedade Brasileira de Urologia mostra que quase metade dos homens só vai ao médico quando está com algum sintoma. Ou seja, metade dos homens não faz prevenção. E se isso acontece em relação à saúde física, imagine como é com a saúde mental.

05

Vantagens dos exercícios físicos para o seu cérebro

Quando as pessoas falam em atividade física, as pessoas logo pensam em perder peso, ganhar músculos e proteger o coração. Mas os benefícios vão muito além da aparência física e da prevenção de infartos.

A prática regular de exercícios físicos também melhora, e muito, as funções cerebrais, o que envolve não só a atenção e a memória, como a capacidade de aprendizado. Quer entender melhor como isso acontece?

O exercício aeróbico alivia tão bem os sintomas de depressão e ansiedade que seu médico ou terapeuta podem sugerir a prática como tratamento. Isso porque o exercício retarda o dano e a degradação das células cerebrais.

Pode levar muitos meses para se obter todos os benefícios, então crie o hábito de ser ativo.

07

Saúde e qualidade de vida no trabalho

A palestra é customizada de acordo com o objetivo da empresa, discutindo a qualidade de vida no trabalho – um índice de satisfação do colaborador no trabalho, medido a partir dos níveis de saúde e bem-estar, ambiente físico e interação social, entre outros.

A palestra fortalece a cultura de qualidade de vida no trabalho, aumentando  a produtividade, a atenção e a motivação.

08

Saúde nas mídias digitais

Palestra voltadas a profissionais de todas as áreas, discutindo a responsabilidade ética ao abordar temas de saúde e sexualidade nas mídias digitais, garantindo informação precisa e segura para o público.

Também se ocupa de discutir os possíveis impactos do tempo de tela na saúde fíisica e mental dos jovens e dos colaboradores. 

09

Outros temas relacionados à saúde mental

Desenvolvimento de palestras e workshops abordando temas como ansiedade, depressão, estresse e autocuidado, proporcionando ferramentas práticas para promover o bem-estar emocional.