Grazi Mendes Palestrante DMT Palestras

Grazi Mendes

Head de Diversidade, Equidade e Inclusão na ThoughtWorks, Grazi Mendes é movida por um objetivo: construir um futuro plural e inclusivo.

SOBRE O PALESTRANTE

Grazi Mendes é Head de Diversidade, Equidade e Inclusão na ThoughtWorks, consultoria global de tecnologia.

É também palestrante TEDx, uma das dez maiores influenciadoras digitais da área de recursos humanos e professora das principais escolas de negócios do país.

Desde 2020, a especialista assina uma coluna na MIT Sloan Management Review, revista editada pelo Massachusetts Institute of Technology, maior e melhor universidade de tecnologia do mundo.

Avessa aos discursos de superação que negam os efeitos do racismo e endossam a meritocracia, a palestrante faz de sua trajetória um lugar de questionamento: por que mulheres como ela ainda são tão poucas no universo corporativo?

E, para além da narrativa do empenho individual, quais estratégias são realmente capazes de transformar essa realidade?

Em suas palestras, Grazi Mendes provoca o público a rever os modelos de cultura organizacional vigentes sob lentes como raça, classe e gênero.

Propõe ainda um exercício de imaginação do futuro – não aquele inexorável, ao qual devemos nos adaptar para não sermos atropelados, mas aquele com que sonhamos.

TEMAS DE PALESTRAS
01

Lideranças inclusivas

Força motriz de toda mudança, as lideranças inclusivas ainda são uma raridade: 5% dos executivos do mundo, conforme dados da consultoria americana Korn Ferry. No Brasil, o índice é de apenas 2%. É, portanto, urgente trazer a inclusão como lente e estratégia e gestão.

Este é o debate proposto por Grazi Mendes, que provoca os gestores com questionamentos como: qual mudança a sua caneta alcança? O ambiente é propício à inclusão e à diversidade?

E, sobretudo: o investimento em motivação se reflete na satisfação e na saúde dos colaboradores?

02

Empatia assertiva

Um encontro norteado pelo conceito de empatia assertiva proposto por Kim Scott, ex-executiva do Google e da Apple: como gestores e colegas de trabalho, precisamos nos importar uns com os outros, ao mesmo tempo em que nos sentimos seguros e confortáveis para lidar com os necessários confrontos do dia a dia.

Grazi Mendes aborda tópicos como franqueza versus honestidade, autenticidade e vulnerabilidade no ambiente corporativo, feedback versus juízo de valor, entre outras discussões, essenciais para a construção de uma cultura organizacional não apenas saudável, como livre da mediocridade.

03

Futuros desejáveis

Estamos acostumados a lidar com o futuro provável, ou seja, aquele que é fruto das escolhas do presente.

Mas ele também é resultado dos sonhos que tivemos no passado. Sonhar, portanto, é uma potente ferramenta de planejamento que vem sendo negligenciada nos últimos dois séculos.

Para Grazi Mendes, o pessimismo é um sintoma de decadência. As culturas que florescem têm uma imagem de futuro desejável.

Neste encontro, a palestrante aponta caminhos para o desenho de horizontes mais plurais e inclusivos.

04

Transformação digital humanizada

A pandemia acelerou a transformação digital nas organizações de forma inédita.

De acordo com a última edição da Pesquisa Anual sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas, a antecipação desse processo em 2021 corresponde ao equivalente ao esperado para o período de quatro anos.

Este fenômeno requer um olhar mais atento que nunca para as pessoas, para o entendimento cultural das organizações e para nossa habilidade de construir pontes entre a realidade e o futuro reimaginado por (e para) todos nós.

05

Tecnologia responsável

A tecnologia, muito em breve, será capaz de nos conectar na velocidade do pensamento. Resta saber se a ética vai acompanhar tamanha rapidez.

Se, por um lado, o futuro já se descortina com avanços extraordinários como cidades inteligentes e geladeiras que se reabastecem sozinhas, por outro, nos impõe desafios igualmente monumentais: para onde vão e como serão tratadas as informações coletadas sobre nós – muitas vezes sem consentimento?

Como vamos evitar que as tecnologias do século XXI reproduzam padrões do século XIX?

Nesta palestra, Grazi Mendes apresenta ao público o conceito de Responsible Tech Playbook, coleção de ferramentas, práticas e frameworks que ajudam empresas a construir modelos e mitigar riscos ao criar softwares para indivíduos e para a sociedade como um todo.

06

O papel da tecnologia na agenda ESG

Uma indústria que movimenta U$ 4,2 trilhões por ano como a da Tecnologia da Informação tem um papel igualmente relevante na promoção dos avanços civilizatórios que nos garantirão um futuro sustentável.

E uma boa parcela dos negócios globais certamente já se deram conta de que, se não assumirem essa responsabilidade, em pouco tempo, estarão fadados ao óbito, pois há cada vez menos espaço para o lucro sem propósito.

O que muitas empresas ainda não vislumbram é que a sustentabilidade, mais do que uma espécie de obrigação a cumprir, é, em si, um valioso instrumento de inovação.

07

Pessoas, no plural

Esta palestra aborda a necessidade de construção de narrativas mais inclusivas, que permitam às pessoas serem quem são no ambiente de trabalho.

Um conteúdo pensado por quem desenvolve políticas de diversidade no meio corporativo e aposta na revolucionária combinação de sonhos com oportunidades.

08

Seguranca Psicológica

Se sua empresa quer se tornar ou fortalecer a cultura para os talentos que estão se formando, é preciso se reinventar com lideranças mais adaptativas e trabalharem ambiente de segurança psicológica.

Por que? Para para os talentos possam ter espaço de opinar, de ter voz e de ser respeitados. Esse é um desafio muito grande para as empresas e, ao mesmo tempo, é um desafio também para nós, como profissionais.

FORMATOS DE ATUAÇÃO
PALESTRA
PRESENCIAL
ONLINE