- 1. Melhor desempenho financeiro
Uma pesquisa realizada em 2020 pela Mckinsey & Co mostrou que a probabilidade de desempenho financeiro superior chega a 48% quando comparamos as empresas com maior diversidade em relação àquelas com menor diversidade.
Outra pesquisa, realizada em 2009 com 506 empresas, revelou que aquelas com maior diversidade racial e de gênero alcançaram, em média, maior receita de vendas, mais clientes e maiores lucros.
Já um estudo de 2016 aplicado em mais de 20 mil organizações em 91 países indicou que empresas com mais executivas mulheres foram mais lucrativas.
É longa a lista de pesquisas que associam diversidade com melhores resultados operacionais e financeiros nas organizações.
Apesar disso, as empresas vêm avançando de forma lenta em prol de uma mudança de cenário, o que faz com que a implementação de uma cultura de D&I seja um diferencial para se destacar em um mercado competitivo.
- 2. Equipes mais produtivas
Um estudo feito pelo Instituto Identidades do Brasil (IDBR) aponta que para cada 10% de aumento na diversidade étnico-racial, observou-se um incremento de quase 4% na produtividade das empresas.
Além disso, para cada 10% de elevação da diversidade de gênero, verificou-se um acréscimo de quase 5% na mesma área.
- Melhorias no nível de bem-estar predominante entre as pessoas na organização;
- Composição de quadros com competências e habilidades mais diversificadas;
- Melhorias no clima organizacional que atuam na potencialização da performance dos/as profissionais;
- Declínio do turnover, ou seja, da rotatividade de profissionais nos times das empresas;
- Maior capacidade da organização em atrair profissionais com elevadas habilidades e competências, mas que também priorizam ambientes de trabalho mais inclusivos e menos hostis.
- 3. Melhoria na reputação da empresa
A empresa que valoriza colaboradores com perfis diversos está em sintonia com o mundo atual — e atrai consumidores que compartilham das mesmas características.
Segundo pesquisa realizada pela Consultoria Exec, 71,2% dos líderes de empresas brasileiras consideram que D&I são fatores que contribuem positivamente para a imagem das organizações no mercado.
Vivemos na era digital, estar presente nas redes já não é mais uma escolha. Esse fator faz com que as pessoas possam investigar as organizações, e o mercado atual se mostra repleto de consumidores exigentes que gostam de pesquisar a fundo uma empresa antes de adquirir um produto ou fechar um negócio.
Por isso, apostar na diversidade e inclusão é uma maneira de estabelecer uma boa reputação empresarial e atrair consumidores em potencial que também compartilham desses valores.