Meditação: Que tal preparar os colaboradores para o final do ano?

O último trimestre do ano já começou com todas as práticas tradicionais e temidas do mercado de trabalho: revisão de metas e definição do planejamento estratégico para o próximo ano. Especialmente por causa da desaceleração econômica, 2015 foi um ano puxado para as empresas: instabilidade econômica, queda na capacidade de consumo, perda de investimentos e outros desafios demandaram dos colaboradores um foco e energia extra para manter a empresa em pé durante a turbulência.

Com cenário também pouco otimista para o próximo ano, surge o desafio de como encarar o final de ano sem deixar a peteca cair – quando o cansaço já incomoda o foco e a obstinação dos colaboradores – e ainda é preciso planejar o próximo as metas futuras. É por essas e outras que o investimento no bem-estar da equipe pode ser a saída pouco esperada e muito eficaz para clarear as ideias de quem quer chegar bem em dezembro. E. por mais estranho que pareça, a meditação é uma fórmula eficaz a ser proposta nas empresas. Confira aqui os benefícios que essa prática pode trazer ao cotidiano de sua equipe:

  • Produtividade

A meditação pode ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar a capacidade da equipe em lidar com tarefas difíceis. Ela também ajuda a tomar melhores decisões, já que faz com que as pessoas pensem de forma mais racional , separando o passado do futuro. Outro ganho provocado pela meditação é o da criatividade, já que comprovadamente ela conecta as duas metades do cérebro – o analítico e o criativo. A prática também aumenta a concentração, ajudando a bloquear as distrações aumentar a capacidade de foco. Por fim, ela é uma ferramenta importante para reduzir os níveis de estresse, o que garante mais equilíbrio a quem pratica.

  • Como usar a meditação para melhorar a vida no trabalho?

– Incentive os colaboradores a separarem alguns minutos por dia para para se permitir meditar e relaxar.

– É importante se concentrar na respiração. A respiração controlada pode melhorar o estado de alerta.

– Quando uma pessoa se sentir desmotivada, incentive-a a fazer uma pausa e resgatar onde estão os seus focos de engajamento no trabalho.

  • Como a meditação pode ajudar nos negócios?

A meditação pode melhorar a comunicação, porque ajuda os funcionários a limpar a sua mente, o que cria um ambiente de trabalho melhor e uma comunicação melhor entre os funcionários. Uma vez que ela provoque melhoras no bem-estar geral, ela também colabora para a redução do absenteísmo e melhora o fluxo de trabalho nas empresas. Essa melhoria também acontece porque ela melhora a produtividade, como falamos acima, o que facilita aos colaboradores pensar claramente sobre seus objetivos profissionais.

Se você também acredita que investir no bem-estar dos colaboradores traz ganhos para a sua empresa, não deixe de conferir algumas palestras sobre o tema, como as do Dr. Wesley Schunk e Fernando Rocha.

 

Essa informação foi útil?
SimNão

Procurando um tema ou palestrante específico?

Fale com o nosso time de especialistas.