Medo de Falar em Público? – Os Palestrantes do Time DMT te dão as Dicas!

 

palestra-empreendedorismo-josé-felipe-carneiro

 

Quando se aproxima a sua vez de apresentar um trabalho em uma reunião de negócios, de discursar em uma data comemorativa da família ou de mostrar os resultados de seu projeto em público, suas mãos transpiram e seu intestino embrulha? Ou pior. No momento de toda e qualquer apresentação lhe faltam as palavras, a gagueira começa e resultado é uma catástrofe sem tamanho?

Calma, isso não é tão raro assim! Segundo uma enquete da Globo, em 2009, o maior medo do brasileiro é falar em público, com 15,3% de citação entre os entrevistados, ficando à frente até mesmo de morte, que apavora 12%,1 da população nacional. Pensando nisso, e ciente de que essa fobia atrapalha não apenas a convivência, mas, sobretudo, o desenvolvimento pessoal, a agência DMT, especializada em palestras e treinamentos, pediu a ajuda de renomados Palestrantes para ajudar você a se preparar para os próximos desafios:

  • Segundo Leila Ferreira, escritora e jornalista, apresentar com naturalidade é um dos grandes segredos. “Afetação, voz empostada, gestos ensaiados ou frases que soam artificiais criam uma distância que prejudica a comunicação – isso sem falar no risco de entediar a plateia.”. Pra ela, “ser você mesmo é fundamental”.
  • Para Cris Guerra, digital influencer e escritora, o bom humor é um grande aliado na hora de se apresentar. “Um orador bem-humorado consegue manter a atenção dos ouvintes com mais facilidade. Se o assunto permitir e o ambiente for favorável, use sua presença de espírito para tornar a apresentação mais leve, descontraída e interessante”. Só não exagere, fazer gracinhas e piadas o tempo todo não é uma boa ideia – você pode perder a credibilidade.
  • Saiba do que está falando. “Em cima do palco você não é melhor que ninguém, mas é quem tem mais domínio para tratar do assunto ao qual foi chamado” – é o que diz o palestrante David Cesar. Treine antes, fala na frente do espelho e, sobretudo, fale com pessoas próximas sobre o assunto de forma tranquila. A segurança no palco está aliada ao preparo do conteúdo, diz ele.
  • Conheça sobre a sua plateia. Cada público possui características e expectativas próprias, e que precisam ser consideradas em uma apresentação. O vocabulário também é importante. Para Maria Flávia, professora universitária e entusiasta da educação empreendedora, “Errinhos gramaticais são permitidos, mas algumas palavras nem pensar: ‘menas’, ‘fazem tantos anos’ ou ‘somos em 4’”. Dependendo da faixa etária do público, as gírias são permitidas. “Mas cuidado pra não falar ‘e aí, velhinho’ à uma turma de veteranos de uma grande empresa, hein?” – Maria Flávia brinca.
  • Tenha otimismo sempre. Um ritual de José Felipe Carneiro, fundador da cervejaria Wäls, é idealizar a reação positiva das pessoas após as suas falas. “Muito antes de entrar em uma palestra, eu já imagino qual será recepção das pessoas, as perguntas pertinentes que elas faram e qual será a intensidade das palmas e da satisfação do público”. Parece engraçado, mas não é. Para Felipe, saber do assunto e acreditar que vai dar certo já é meio caminho andado.
Essa informação foi útil?
SimNão

Procurando um tema ou palestrante específico?

Fale com o nosso time de especialistas.