Carolina Marra
Doutora em Ciência Política e executiva com mais de 15 anos de experiência no setor de ensino superior, foi Vice-presidente de Gente, Cultura e Gestão da Ânima Educação.
Executiva com mais de 15 anos de experiência no setor de ensino superior, Carolina Marra passou por todas as áreas de gestão acadêmica, transformação digital e gestão de pessoas.
Foi Head de Operações do Centro Universitário UNA e da UNIBH, onde liderou times multifuncionais de mais de 1000 pessoas em áreas diversas, como marketing, comercial, finanças, tecnologia, gestão acadêmica, recursos humanos e relacionamento com cliente.
Trabalhou ativamente na colocação de ambas as empresas no Ranking Great Place to Work Brasil, a lista de melhores empresas para trabalhar do país.
Como executiva C-Level da Ânima Educação, esteve à frente de projetos estratégicos na área de gestão de pessoas e recursos humanos, transformação digital, relacionamento com o cliente e gestão acadêmica.
Na mesma instituição, como Vice-Presidente de Gestão de Pessoas, liderou processos de integração, de mudança organizacional, cultura de engajamento e desempenho e todos os subsistemas de recursos humanos.
Mestre em Psicologia e Doutora em Ciências Políticas com ênfase em diversidade, gênero e política pública, em suas palestras aborda tópicos como a educação na era digital, processos de aprendizagem e o papel crucial das competências socioemocionais na nova era tecnológica.
Tecnologias e afetos: a sala de aula e o aprender na contemporaneidade
As relações sociais e afetivas estão em transformação, inclusive as relações de trabalho. O que move um jovem em sua carreira atualmente é bastante diferente do que moveu as gerações anteriores.
A busca por um significado profundo e um propósito para suas vidas e atuações se torna cada vez mais importante.
Docentes e estudantes são desafiados a repensar seus papéis e a dinâmica da sala de aula na qual as subjetividades dessa geração precisam ser acolhidas, problematizadas e potencializadas para apoiar os jovens nas reflexões sobre suas escolhas (e renúncias) profissionais.
O mundo é híbrido: o estudante como protagonista do seu processo de aprendizagem
Assim como no mundo do trabalho, no qual novas dinâmicas e espaços vêm sendo (re)pensados e (re)constituídos nos últimos anos, na sala de aula os estudantes são cada vez mais sujeitos de sua própria aprendizagem.
Por meio de um diálogo profundo sobre a atuação docente, a palestrante debate sobre os novos saberes na dinâmica que é aprender e ensinar em uma realidade cada vez mais hibrida, onde os professores também atuam como mediadores e mentores para os jovens.
Construindo o futuro: o papel docente no desenvolvimento de competências do século XXI
Em um momento de grandes transformações, no qual a formação universitária e o mundo do trabalho exigem habilidades cada vez mais abrangentes, as competências socioemocionais desempenham um papel crucial.
Nesta palestra, Carolina explora a importância fundamental dos professores no desenvolvimento dessas competências, reconhecendo que a preparação para enfrentar os desafios do século XXI vai muito além do domínio de conteúdos técnicos e específicos.