Dora Kaufman Palestrante DMT Palestras

Dora Kaufman

Dora Kaufman é precursora de pesquisas e reflexões dos impactos éticos e sociais da inteligência artificial, particularmente nos negócios e no mercado de trabalho.
SOBRE A PALESTRANTE

As competências de Dora Kaufman foram desenvolvidas ao longo de 30 anos devido às suas pesquisas, parcerias em projetos e consultorias com brilhantes profissionais de inovação

Em empresas dos mais variados setores, atuação em programas de educação executiva na Fundação Dom Cabral, PUCRS, PUCSP e diversas outras instituições de ensino, atuação como colunista na Época Negócios e colaboradora de veículos da mídia, como Valor Econômico e Revista Piauí, além da geração de conteúdo para micro-pequena empresas do Sebrae RJ.
Desenvolveu estudos, dentre outros, sobre Transformação Digital nas empresas brasileiras e sobre empreendedorismo no Brasil para a Fundação Dom Cabral — FDC, e sobre novas habilidades para a Unesco.
O foco de suas pesquisas são a economia de dados, os modelos de negócio baseados em dados (data-driven models), as transformações no trabalho e as novas competências, e ética e regulamentação.
Suas palestras discutem os efeitos das novas tecnologia na economia, nos mercados e nas empresas, apontando oportunidades e desafios – sempre com uma linguagem acessível e conteúdo personalizado e aplicado para o segmento.
Como palestrante, Dora Kaufman já se apresentou em grandes eventos de empresas, conferências, congressos e simpósios, presencial e virtualmente.
Em sua experiência profissional, ocupou posições estratégicas em empresas e bancos, e como sócia-gestora de agências de marketing desenvolveu projetos taylor-made para grandes empresas.
Dona de um currículo acadêmico invejável, é Doutora pela USP com período na Université Paris – Sorbonne IV, com dois pós-doutorados: COPPE UFRJ e TIDD- PUC SP. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC SP e Economista pela PUC RJ.
Foi pesquisadora visitante e professora no Courant Institute of Mathematical Sciences, NYU, USA e pesquisadora visitante no Alexander von Humboldt Institute for Internet and Society, Berlim, Alemanha.
TEMAS DE PALESTRAS
01

O Protagonismo dos Dados na Sociedade do Século XXI

02

Economia de Dados: impacto no setor financeiro

03

Inteligência Artificial: impactos nos negócios e no trabalho

04

A Inteligência Artificial irá suplantar a Inteligência Humana?

05

A Vida Cotidiana Mediada pela Inteligência Artificial

06

Inteligência Artificial e Ética

07

Regulamentação de IA: Tendências globais

08

Como a Inteligência Artificial Transforma a Economia e a Sociedade

09

Data-Driven Models: benefícios e ameaças

10

O Protagonismo do Big Data na Economia e na Sociedade

11

ESG: Governança, Ética e Inteligência Artificial

12

Metaverso

01

Inteligência Artificial: questões éticas a serem enfrentadas

Exploração das implicações da IA a partir de questões éticas e regulatórias.

02

Entendendo o que é a Inteligência Artificial

Distinção das perspectivas trazidas pelas pesquisas reais e o imaginário construído pela Ficção Científica.

Conhecer as aplicações da IA e o modo como transformam a economia e a sociedade, bem como considerar o impacto da IA em modelos de negócios, identificando potenciais fontes de vantagem competitiva, são objetivos de Dora Kaufman nessa palestra.

03

As soluções estão nos dados: como usar Modelagem Preditiva

Identificação de padrões em dados históricos para realizar previsões de tendências. Utilização de modelos estatísticos e matemáticos para prever resultados futuros. O uso da modelagem preditiva no processo decisório.

04

Business Intelligence e Business Analytics com Data Science

Como utilizar Data Science para coletar, organizar e gerenciar as informações na área de inteligência de negócios? Como usar Data Science para antecipar problemas e agir pro-ativamente na análise de negócios?

05

Implicações da IA nas organizações: Gestão, RH, Marketing e Relacionamento com o Consumidor

Na Gestão, fornecer orientações e sugestões para os gestores embasarem as suas escolhas.

Nos Recursos Humanos, redirecionar a mão de obra para funções de maior valor agregado, melhorar a vida dos trabalhadores.

No Marketing e Relacionamento com o Consumidor, mapear mais precisamente tendências e comportamentos, além de antecipar demandas e realizar atendimento digital automatizado.

06

A Revolução do Big Data: Cases de Sucesso e Como Usar

O que é e para que serve o Big Data?

Como analisar e interpretar grandes volumes de dados e informações não estruturadas? Os principais usos do Big Data na área de negócios e casos de sucesso do uso do Big Data.

07

Inteligência Artificial: Cases de Negócios que já Utilizam e Como Usar

O que é e como funciona a Inteligência Artificial? A evolução da inteligência artificial. Os principais usos da Inteligência Artificial na área de negócios.

Casos de sucesso do uso da Inteligência Artificial em negócios.

08

Deep Learning: Cases de Sucesso e Aplicações

O que é e para que serve o Big Data?

Como analisar e interpretar grandes volumes de dados e informações não estruturadas? Os principais usos do Big Data na área de negócios e casos de sucesso do uso do Big Data.

09

Outros temas: