Edney Souza Palestrante DMT Palestras

Edney Souza

Especialista em inovação, inteligência artificial e marketing digital, trabalha com tecnologia há mais de 30 anos. Fundou 7 startups do zero e foi vencedor do Prêmio Digitalks.

SOBRE O PALESTRANTE

Professor, palestrante, consultor e conselheiro, Edney Souza, conhecido no mundo digital como InterNey por ser um dos pioneiros da internet brasileira, é co-fundador de 7 startups, entre elas: Pólvora, boo-box, 00k e SigmaGeek.

Vencedor do prêmio Digitalks e co-autor dos livros “Para Entender a Internet” e “Marketing na Ciência da Informação”, participou do documentário “Hackers” disponível na Amazon Prime.

Formado em Processamento de Dados pela Universidade Mackenzie, com pós-graduação em TI Aplicada a Negócios pela FASP, trabalha no mercado de tecnologia desde 1990.

Top Voice do LinkedIn, conta com mais de 350 mil seguidores na plataforma, onde compartilha conteúdos de valor sobre futuro, inovação, negócios, tecnologia, marketing digital e produtividade.

Como consultor, trabalhou para Disney, Ford, Médicos Sem Fronteiras, Grupo ABC, Automattic, Pag Seguro, UOL Host e SEBRAE-MG.

É professor na ESPM, Startse, USP e PUC-RS, além de ter lecionado na FGV, UNICAMP, Mackenzie, FAAP, Trevisan, Cásper Líbero e PUC-SP.

Como palestrante, já subiu no palco de grandes empresas, entre elas: Bayer, Vivo, IBM, AXA, Fleury, Banco do Brasil, Gafisa, Volkswagen, XP, SAP e Espaço Laser.

TEMAS DE PALESTRAS
01

Como a IA pode aumentar a produtividade da sua empresa

Imagine otimizar tanto o seu trabalho, a ponto de ganhar uma semana de tempo a mais por mês. Este é o ponto de partida de Edney Souza, o “Interney”, nesta palestra sobre o admirável mundo novo das IAs – as maiores aliadas das organizações desde a invenção da internet.

O foco aqui é o Chat GPT. Em linguagem simples e prática, Souza ensina a gerar textos e imagens por meio da ferramenta. O público também aprende a gerar códigos e prompts para as mais diversas finalidades do universo corporativo, capazes de otimizar a rotina de negócios de todos os tamanhos e segmentos.

02

Inteligência Artificial nos Negócios

A palestra aborda o universo da IA no mundo corporativo, compartilhando tópicos como:

  • Breve histórico da Inteligência Artificial;
  • Os principais modelos de LLMs (GPT-4, LaMDA, Bard, Claude);
  • O que é possível fazer com o ChatGPT e o modelo GPT-4?;
  • Como dar comandos (prompts) para uma Inteligência Artificial;
  • Como usar IAs generativas em diferentes serviços e processos internos da empresa;
  • As habilidades necessárias para se adaptar às mudanças trazidas pela IA;
  • Outras IAs generativas e tendências de futuro.
03

Empresa e Cultura Data Driven

Uma cultura empresarial voltada para a análise de dados é crucial para impulsionar resultados e se manter relevante em um mercado competitivo. Neste cenário, a palestra aborda:

  • A importância da Cultura Data Driven no cenário atual;
  • Níveis de maturidade da Cultura Data Driven;
  • Data Analytics a Deep Learning – entendendo as disciplinas de dados;
  • Skills, ferramentas e profissionais de dados;
  • O impacto da liderança na adoção de uma Mentalidade Data Driven;
  • Construindo uma Cultura Data Driven na empresa;
  • Tomada de decisão baseada em dados (homem + máquina);
  • Desafios e armadilhas na implantação de projetos de dados e inteligência artificial;
  • Princípios e técnicas para análise e compreensão do uso de dados;
  • Ética, vieses, anonimização e futuro dos projetos de dados;
  • Exemplos e cases de mercado.
04

Liderança na Era Digital

O líder do futuro deve dominar as competências do futuro. Esse é o ponto de partida da palestra, que aborda:

  • Liderança Ambidestra e Inovadora;
  • Cultura Digital e Data Driven;
  • Inteligência Artificial e outras Tecnologias Disruptivas;
  • Gestão Remota e Times Ágeis;
  • Conhecendo a mente do Profissional Digital;
  • Escuta ativa e Feedback;
  • Comunicação e Inteligência Emocional;
  • Criatividade e Pensamento Crítico;
  • Proficiência Digital e Flexibilidade Cognitiva;
  • Resolução de Problemas Complexos.
05

Empresa e Cultura Data Driven

Uma cultura empresarial voltada para a análise de dados é crucial para impulsionar resultados e se manter relevante em um mercado competitivo. Neste cenário, a palestra aborda:

  • A importância da Cultura Data Driven no cenário atual;
  • Níveis de maturidade da Cultura Data Driven;
  • Data Analytics a Deep Learning – entendendo as disciplinas de dados;
  • Skills, ferramentas e profissionais de dados;
  • O impacto da liderança na adoção de uma Mentalidade Data Driven;
  • Construindo uma Cultura Data Driven na empresa;
  • Tomada de decisão baseada em dados (homem + máquina);
  • Desafios e armadilhas na implantação de projetos de dados e inteligência artificial;
  • Princípios e técnicas para análise e compreensão do uso de dados;
  • Ética, vieses, anonimização e futuro dos projetos de dados;
  • Exemplos e cases de mercado.
06

Marketing Digital na Era da Inteligência Artificial

As inteligências artificiais vieram para revolucionar o universo do marketing digital, mas apenas se profissionais souberem aproveitar suas funcionalidades. Com esse objetivo, o palestrante mergulha em temas como:

  • De onde vieram as inteligências artificiais generativas;
  • AC/DC – O Marketing Digital Antes e Depois do ChatGPT;
  • Casos de uso no Marketing Digital para Criação de Conteúdos, Anúncios, Brainstorm, Análise de Sentimento e Planejamento;
  • Crie seus próprios prompts (comandos) – dominando a Inteligência Artificial;
  • Outras ferramentas de Inteligência Artificial no Marketing: além do ChatGPT;
  • Tendências do mercado: Product Marketing Manager;
  • Outras tendências tecnológicas do marketing para não ser pego de surpresa.
07

Semeando inovação no cooperativismo: o papel transformador da inteligência artificial

A Inteligência artificial pode ser utilizada para promover inovação, eficiência e sustentabilidade em cooperativas de diversos setores. Neste tema, são discutidos os caminhos para que isso aconteça, bem como os desafios e oportunidades associados à sua implementação e a forma como as cooperativas podem se adaptar e aproveitar as vantagens da tecnologia.

  • Cooperativismo e inovação
  • O que é inteligência artificial generativa?
  • Usos potenciais da IA no cooperativismo
  • Melhorando a tomada de decisões
  • Personalização de serviços
  • Eficiência operacional
  • Fomentando comunidades com IA
  • Desafios e considerações éticas
  • Implementando IA na prática
  • Visão de futuro
08

Negócios Digitais e Empreendedorismo

09

Tecnologias Emergentes

10

Comunicação Digital e outras Soft Skills

11

Inovação Ambidestra

12

Produtividade e Alta Performance

13

Metaverso e Web 3.0

14

Profissional e Profissões do Futuro

15

Transformação Cultural Digital

16

Educação na Era Digital

Outros assuntos sob demanda