Francisco Bosco Palestrante DMT Palestras

Francisco Bosco

Apresentador do Papo de Segunda, do canal GNT, Francisco Bosco é filósofo, colunista, ensaísta e autor de diversos livros.

SOBRE O PALESTRANTE

Apresentador do Papo de Segunda, do canal GNT, Francisco Bosco foi colunista do jornal O Globo e presidente da FUNARTE.

É doutor em teoria da literatura pela UFRJ e autor de diversos livros, entre eles: “A vítima tem sempre razão?”, “Orfeu de bicicleta: um pai no século XXI”, “Alta ajuda” e “O Diálogo Possível”, seu último lançamento. 

Fundou e coordenou a rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles, uma rádio digital especializada em música brasileira antiga.

Atualmente, além de escritor e apresentador, colabora na imprensa escrita com artigos sobre cultura, comportamento e política.

TEMAS DE PALESTRAS
01

Desafios da contemporaneidade

A sociedade brasileira não para de mudar, cada vez mais aceleradamente. As novas tecnologias de comunicação produzem efeitos psíquicos (ansiedade, compulsão) e coletivos (favorecem a organização, mas também a segregação).

O conflito entre conservadores e progressistas é cada vez mais acentuado. As transformações nos papéis de gêneros transformam o amor e a parentalidade.

Como entender adequadamente esses problemas e se preparar para melhor enfrentá-los?

02

Ser pai e mãe no século XXI

Os papéis de gênero vêm se transformando cada vez mais profundamente, desde os anos 1960.

Essas transformações acarretam problemas e possibilidades tanto nas relações amorosas quanto na experiência parental.

Quais são essas mudanças, como e por que elas ocorreram historicamente e quais os maiores desafios dos pais e mães na formação dos filhos atualmente?

03

Reconstruindo o debate público brasileiro

Desde 2013, a sociedade brasileira passou da apatia política ao hiper engajamento militante. O fato, entretanto, não significou uma democracia mais fortalecida, e sim uma democracia degradada, tanto institucionalmente quanto socialmente.

A natureza do debate público se transformou com as redes sociais digitais, produzindo alienação, mistificação e caricaturas.

Por que isso aconteceu? O que fazer para reconstruir o debate público e fazer com que ele funcione a favor da democracia?

04

Outros temas:

  • Relações Humanas;
  • Literatura;
  • Filosofia;
  • Cultura brasileira.