Lívia Sant'Anna Vaz Palestrante DMT Palestras

Lívia Sant’Anna Vaz

Promotora de Justiça, combate o racismo e a intolerância religiosa no Brasil. Luta para fortalecer as mulheres negras dentro do universo jurídico.

SOBRE O PALESTRANTE

Promotora de Justiça do Estado da Bahia, Lívia Sant’anna - uma das poucas mulheres negras a integrar os quadros do Ministério Público - pensa o direito sob o prisma da diversidade.

Sua principal bandeira é o combate ao racismo estrutural, à intolerância religiosa, à violência de gênero, entre outras disparidades que impactam o acesso das minorias a direitos fundamentais.
A notável trajetória na defesa da equidade rendeu à promotora o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU), que a elegeu como uma das 100 afrodescendentes mais influentes do mundo em 2020.
Doutoranda em Ciências Juridico-Políticas na Universidade de Lisboa, Lívia é autora de 7 livros. Entre eles, “A Justiça é uma mulher negra”.
Com prefácio da escritora Conceição Evaristo, a obra propõe a desconstrução do atual sistema jurídico, centrado no homem branco europeu, a partir do diálogo entre o direito, a história e os saberes ancestrais africanos.
Em suas palestras, a jurista provoca o público ao abordar temas como racismo institucional, além de raça e gênero no sistema de Justiça.
Promove ainda reflexões pertinentes aos direitos da população LGBTQIA+ e à violência contra a mulher.
TEMAS DE PALESTRAS
Essa informação foi útil?
SimNão