Maria Flávia Bastos Palestrante DMT Palestras

Maria Flávia Bastos

A palestrante tem colaborado para o desenvolvimento da humanização nas práticas de gestão de organizações de todo o Brasil.

SOBRE A PALESTRANTE

Especialista em educação executiva e escritora. Maria Flávia Bastos tem colaborado para o desenvolvimento da humanização nas práticas de gestão de organizações de todo Brasil.

Sua abordagem singular propõe novos olhares sobre os conceitos que sustentam ações dentro da realidade empresarial, com o objetivo de fomentar novas formas de pensar e agir. 

Maria Flávia joga luz e faz provocações com o objetivo de ativar o protagonismo e despertar a vontade individual e coletiva, de fazer algo que seja maior do que nós mesmos.

Com energia e entusiasmo, incentiva as organizações a explorarem ao máximo suas potencialidades a partir do seu principal capital, o humano.

Doutora em Administração, é professora da Fundação Dom Cabral e PUC-RS.

Autora de quatro livros: “Quando me Reinventei: lições de pessoas e empresas”, “Não-manual do Empreendedorismo”, “Educação e Empreendedorismo Social” e “Ainda não temos respostas: Reflexões sobre uma economia baseada no afeto”.

Maria Flávia é hoje uma das palestrantes mais requisitadas do país. Se destaca pela capacidade de instigar mudanças, articular seu vasto conteúdo com os desafios de profissionais e empresas contemporâneas.

Suas palestras são sempre provocativas, gerando questionamentos diversos, mas sempre impulsionando para a ação, não por meio de direções pré concebidas, mas pelo estímulo ao participante – e logo, da empresa – de partirem para possíveis mudanças.

Já palestrou em grandes eventos em todo o Brasil, tendo como clientes empresas dos mais diversos segmentos tais como Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Unimed, Sicoob, Sescoop, Magnesita, Vale, Vallourec, Anglo Gold, SESC, SENAI, SENAC, SEBRAE, Localiza, Pif Paf, Aurora, Rede Globo e suas afiliadas, dentre outras em todo território nacional.

TEMAS DE PALESTRAS
01

A Alma é o Segredo do Negócio

Falta de tempo. Cobranças em excesso e busca pela perfeição. Violência e acúmulo de atividades. É nesse contexto de extremos e excessos que vão se perdendo elementos fundamentais para a saúde mental e emocional humana: a reciprocidade, o acolhimento, a intuição.

Nesta palestra, Maria Flávia vai tocar em sentimentos que têm sido esquecidos pelo homem contemporâneo.

Sem qualquer tipo de pieguice ou demagogia – ou sem um tom de aconselhamento –compartilha aprendizados de pessoas e empresas que provocam no participante, a coragem de ser protagonista da própria vida.

É um aceno para que possamos dar asas aos nossos propósitos, para descobrirmos os nossos desejos profissionais de maneira mais íntima e verdadeira.

02

Liderança Inspiradora

(Trans)formar o ambiente de trabalho em algo que motive e garanta a autoestima das pessoas em suas mais diversas necessidades emocionais é um dos grandes desafios das empresas que pretendem humanizar-se mais.

A palestra “a alma é o segredo do negócio”, é uma tentativa de alertar as lideranças de irem à busca de uma gestão mais humanizada, centrada nas pessoas e na amorosidade, no respeito.

De maneira lúdica e provocativa, são abordados temas como a revalorização do capital humano nas organizações que terão, por consequência, trabalhadores informados, felizes, criativos, responsáveis e menos doentes ou frustrados.

Professora dos dois mais importantes institutos de educação executiva do Brasil, Maria Flávia é referência no desenvolvimento de grandes líderes do país. Por isso consegue alinhar os desafios da gestão contemporânea a um discurso prático. 

03

Desaprender e reaprender: Desafio das pessoas e organizações.

Saber desaprender é fundamental para enfrentar cenários complexos.

Lidar com o novo requer aprendizagem, “desaprendizagem” e reaprendizagem. Mas será que pessoas educadas em um modelo tradicional de educação sabem aprender?

04

Cooperação no novo mundo

A proposta da palestra é refletir como o cooperativismo pode ser esse valor transversal em nosso cotidiano e nossas habilidades, ou seja, quando as pessoas cooperam uma com as outras, criamos um hábito ou uma vivência e, ainda, uma aptidão que se passa a ter. 

Saber ouvir, conviver com ideias diferentes e falta de consenso podem ser caminhos para essa vivência que é certo, sempre se traduz em mais inovação.

05

A moderna educação: novos hábitos, velhos valores

Em 2020, o cenário global e, especialmente, as previsões no Brasil provocaram-nos a mudar e explorar novas perspectivas sobre a educação.

Buscamos respostas para a pergunta: como construímos caminhos para um futuro de inovação e reinvenção em meio a um cenário de instabilidade? Esse cenário da educação exige que o educador conheça, de forma prática, as principais metodologias educacionais.

Tendências na educação com foco no aluno, numa proposta que englobe o convite à novos questionamentos que, sobretudo, possam resolver os desafios locais e globais que se apresentam.

06

Novos Tempos: como as pessoas aprendem?

Essa palestra discute caminhos de conexão a diferentes esquemas de aprendizagem e os  comportamentos contemporâneos reativos aos estímulos para aprendizagem.

Faz-se necessário discutir com o educador sobre a complexidade e demandas geracionais, e, quais experiências metodológicas podem contribuir com os desafios da nova sala de aula.

OUTROS TEMAS
07

Atitude Profissional

08

A Era das Pessoas

09

Profissional Inovador

10

O Jeito Brasileiro de Atender

11

Educação Empreendedora

12

A Ansiedade e a Economia do Afeto

13

Empreendedorismo Cooperativo

14

Educação Humanística e Empreendedora: Uma Realidade Possível