Rossandro Klinjey

Rossandro Klinjey é palestrante, escritor, Psicólogo Clínico. Fenômeno nas redes sociais, seus vídeos já alcançaram a marca de mais de cento e cinquenta milhões de visualizações.

SOBRE O PALESTRANTE

Rossandro Klinjey é psicólogo, professor, consultor em Educação e Desenvolvimento Humano e professor visitante da Fundação Dom Cabral, maior empresa de educação do mundo.

Fenômeno nas redes sociais, seus vídeos já alcançaram a marca de mais de cento e cinquenta milhões de visualizações.

Formado pela Universidade Estadual da Paraíba, onde fez mestrado e também lecionou, atendeu por 20 anos em consultório exercendo a prática da Psicologia Clínica.

Como palestrante, viaja pelo Brasil e por países como Estados Unidos, Inglaterra, Áustria, Itália, Alemanha e Portugal.

Presenciais e on line, suas apresentações já foram contratadas por grandes corporações, como Bradesco, Petrobrás, Grupo Algar, UNICAMP, FAAP e Somos Educação, assim como por instituições de Estado, como Supremo Tribunal Federal, Ministério da Justiça, Tribunal Superior Eleitoral e Tribunal Superior do Trabalho.

Desde 2017, produz conteúdo em vídeos, que logo ganharam enorme alcance e hoje contabilizam mais de 150 milhões de visualizações.

Por seu poder de comunicação que traduz a Psicologia para uma linguagem de fácil compreensão, consolidou-se como um fenômeno das redes sociais, presente nas principais plataformas, tendo ultrapassado os 2 milhões de seguidores.

Dedica-se, em especial, à Educação com ênfase na importância do desenvolvimento emocional e nas relações interpessoais envolvidos nesse processo que acompanha – ou deveria acompanhar – toda a vida de cada indivíduo.

Referência na área educacional, Rossandro aborda em suas palestras voltadas para esse segmento a convivência entre as famílias e as escolas, e todas as diferentes figuras envolvidas nessa dinâmica, do aluno ao professor, da merendeira às autoridades governamentais, nas realidades tanto das escolas públicas quanto privadas.

A compreensão sobre o comportamento humano também é aplicada por ele numa variedade de palestras, presenciais e on line, voltadas ao universo corporativo.

Dos temais mais áridos e tradicionais aos mais polêmicos e inevitáveis em tempos de reconfiguração do mundo, sua abordagem humana cativa e toca mesmo a audiência mais acostumada à variedade de conteúdo empresarial ofertada no mercado.

O olhar humanista e a narrativa convidativa de Rossandro fizeram de seus livros “Help! Me Eduque”, “Eu Escolho Ser Feliz”, “As Cinco Faces do Perdão” e “O Tempo do Auto Encontro” best-sellers, que ganham reedições revistas periodicamente, além de alçá-lo a uma posição de referência nos vastos temas derivados do desenvolvimento emocional nas esferas individuais e coletivas.

Presença constante nos veículos de mídia, é consultor fixo do programa “Encontro com Fátima Bernardes”, na TV Globo, e colunista de jornais e das rádios CBN pelo país.

Brasileiro, paraibano, que viaja o país e o mundo a trabalho, ele escolheu sua terra natal, Campina Grande (PB), para morar com sua esposa, a cantora Janine Lima.

Colaborador e divulgador da Fraternidade sem Fronteiras, tem por normal reverter parte dos direitos autorais de seus livros para a ONG que atua pela paz e pela erradicação da fome no Senegal, no Malawi, em Moçambique, Madagascar e no Brasil.

TEMAS DE PALESTRAS
01

Pensando fora da caixa: as estratégias mentais para criar o novo

A filosofia da uma instituição é construída sobre um rico legado de governança, muitos dos quais já existiam antes mesmo de serem determinados pela legislação, mostrando que a organização em questão esteve na vanguarda de seu tempo.

Mas, essa organização é feita de pessoas, de modo que sempre serão elas que capitaneiam essa visão de futuro.

Manter sempre esse caráter essencial de uma corporação em torno de valores baseados na transparência, integridade, profissionalismo e responsabilidade, num movimento em que todos se esforçam para melhorar estes aspectos, o que permite converter oportunidades em realizações, através da capacitação e motivação adequada, promovendo um crescimento saudável ao desenvolvimento de recursos humanos.

02

Ética, cidadania e profissionalismo: três elementos da competência

Ética e cidadania são dois conceitos fundamentais à sociedade humana. Ética e cidadania estão relacionadas às atitudes dos indivíduos e à forma como estes interagem uns com os outros. Um dos pressupostos da cidadania é a nacionalidade, pois, desta forma, o indivíduo pode cumprir os seus direitos políticos. 

 O conceito de cidadania tem se tornado mais amplo com o passar do tempo, porque está sempre em construção, já que, cada vez mais, a cidadania diz respeito a um conjunto de parâmetros sociais. A ética e a moral exercem uma grande influência na cidadania, pois dizem respeito à conduta do ser humano. 

Um país com fortes bases éticas e morais apresenta uma forte cidadania. Como resultado, temos um cidadão competente eticamente, o que o habilita a capacitar-se tecnicamente para exercer a excelência e profissionalismo no mundo do trabalho.

03

Aprendendo com as derrotas e crescendo nas adversidades

Nunca é fácil admitir que se cometeu um erro, mas é um passo crucial para aprender, crescer e melhorar a si mesmo. Essa palestra visa a discutir os tipos mais comuns de erros, como reconhecê-los e como aprender com eles.

A maneira mais equivocada de conviver com o erro é culpar outras pessoas (ou o próprio universo), pois tal atitude nos distancia de qualquer possível lição. Mas, se você corajosamente se levantar e disser honestamente “Este é o meu erro e eu sou o responsável”, as possibilidades de aprendizagem se moverão em sua direção. 

A admissão de um erro, mesmo que apenas em particular, torna a aprendizagem possível, movendo o foco da atribuição da culpa para a compreensão. As pessoas sábias admitem seus erros facilmente, pois sabem o quanto se aceleram, depois de tal compreensão, o progresso e o desenvolvimento pessoal.

04

Temas polêmicos: como abordá-los na empresa

Uma controvérsia (do latim controversia) é uma discussão, disputa ou polêmica referente a uma ação, proposta ou questão sobre a qual muitos divergem. (HOUAISS, 2004).

As controvérsias podem variar em intensidade, indo desde disputas privadas até desentendimentos em larga escala entre grupos na sociedade. Áreas perenes de controvérsia incluem religião, sexualidade, valores, moral, política, temas complexos de serem abordados diretamente no ambiente corporativo, sobretudo quando percebe-se o potencial conflitivo de tais temas.

Como não ignorá-los, fugir deles, mas abordá-los de forma instigante e verdadeira na empresa? São essas as questões abordadas na palestra. Público alvo: para pessoas de todos os níveis de atuação na organização.

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“Você está hoje onde seus pensamentos o trouxeram e estará amanhã onde seus pensamentos o levarem”.

— James Allen
05

Como é tóxico reclamar sempre

“Você está hoje onde seus pensamentos o trouxeram e estará amanhã onde seus pensamentos o levarem”. Esta afirmação de James Allen nos diz muito sobre o quanto o mundo mental determina nossa vida exterior.

Vivemos numa cultura que nos incentiva e intoxica com reclamações compulsivas e automáticas. Recheamos nossas conversas de elevador com reclamações: “como tá quente”; “como tá frio”, “viu que trânsito infernal?”. 

Uma espécie de senha discursiva que contamina, adoece, intoxica. Reclamar do trabalho, então, é um esporte nacional que nos desmotiva radicalmente.

Quando reclamamos, deixamos de ver o que está dando certo e focamos apenas no que está dando errado. Talvez por isso, no livro I Coríntios 10:10, Paulo afirma que a murmuração denuncia um ingrato. 

Esta palestra tem como objetivo refletir sobre os efeitos tóxicos das reclamações e sobre os modos de sair desse condicionamento patológico que aprisiona muitas pessoas. 

Nela, evidencia que reclamar, longe de ser uma alerta para corrigir erros, é um foco exagerado e paralisante nos problemas, sem apontamento de soluções. Público alvo: para pessoas de todos os níveis de atuação na organização.