Vitor Martins Palestrante DMT Palestras

Vitor Martins

Vitor Martins é mentora, palestrante e especialista em diversidade e inclusão no Nubank.
SOBRE A PALESTRANTE

"Diversidade não é pauta, é prática" essa é a bússola que norteia a trajetória profissional de Vitor Martins, Especialista em Diversidade e Inclusão na multinacional Nubank.

Ao tratar sobre diversidade e inclusão, Vitor tem apoiado empresas a construírem um posicionamento da marca mais diverso e inclusivo, implementar Planos de Igualdade Racial, estruturar grupos de diversidade e construir programas de educação para empresas de diversos segmentos e portes.

Tem experiência no gerenciamento de crises de marcas envolvendo diversidade e contribui no fortalecimento das estratégias de employer branding de diferentes empresas.

Administradora pela Fundação Getúlio Vargas/SOCIESC, Psicóloga em formação e Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Vitor é reconhecida pela Forbes como um dos perfis Intraempreendedores e inovadores da comunidade LGBTQIA atuais do mercado, e um dos 20 perfis pelo LinkedIn que mais se destacam na rede dialogando sobre temas como Diversidade e Inclusão.

Seu propósito é construir ambientes mais diversos em empresas privadas e conscientizar e instrumentalizar gestores e RH’s para práticas mais inclusivas.

TEMAS DE PALESTRAS
01

Diversidade não é pauta é prática

Uma pesquisa chamada “Diversidade e Inclusão nas empresas apontou que “Investir em diversidade é meta de 97% das empresas brasileiras”. Mas a pergunta que fica é como fazer isso na prática?

Nessa talk a palestrante traz sua experiência prática e acadêmica para pensar estratégias no campo da diversidade e inclusão nas empresas.

02

O que há de errado quando todo mundo é branco?

O título dessa talk é tema da sua pesquisa de mestrado.

A partir dessa indagação, a palestrante convida todas as pessoas a pensarem o racismo estrutural, seus efeitos e como se engajar individualmente e coletivamente na luta antirracista a fim de construirmos novos mundos.

03

Empoderando carreiras sobre a partir da perspectivas de pessoas diversas

Ao longo da sua jornada profissional, a falta de referências negras e lgbtqia+ no mercado de trabalho o fez muitas vezes desacreditar de quem ele era.

No entanto, Vitor descobriu que havia uma potência enorme em sermos quem somos e como usar sua história para inspirar e empoderar outras carreiras trazendo novas significações do que significa carreira e desenvolvimento.

04

Construindo ambientes de trabalho seguros

Esforços em contratação de talentos diversos precisam de ambientes de trabalho preparados para lidar com a diversidade. A segurança psicológica é um dos fatores centrais para fortalecer o senso pertencimento dos colaboradores na empresa.

Aborda como fomentar a construção de um espaço seguro que possa permitir as pessoas serem as melhores versões delas mesmo no dia-a-dia de trabalho.

05

Para além dos armários: quem somos?

O que você diria para o seu eu do passado? Numa talk focada para a comunidade LGBTQIA+ trazemos nossa narrativa de vida para refletir sobre quem somos e o que nos trouxe até aqui.

Aproximando nossas histórias articulo como podemos fortalecer a comunidade LGBTQIA+ enquanto coletivo.

06

Eu não sou uma mulher?

Quando você pensa sobre a inclusão de mulheres no mercado de trabalho, qual a imagem que vem a sua mente?

A partir de diálogos com os feminismos e teoria queer, traz sua bagagem teórica e narrativas de vida para pensar a inclusão de mulheres no mercado de trabalho.

07

Sexo, gênero e sexualidade: a diversidade LGBTQIA+

Desconstruindo o gênero e os padrões heterossexuais, a talk busca engajar todas as pessoas a refletirem sobre suas construções de mundo questionando a lógica binária de masculino/feminino e a ideia de uma sexualidade normativa fixa e imutável.

Aprendemos coletivamente que as outras formas de ser, estar e pertencer no mundo e como as empresas podem contribuir na construção de uma espaço seguro.

08

Plano de Igualdade Racial

Representando mais de 56% da população do país, as empresas brasileiras ainda encontram dificuldades e barreiras na hora de implementar estratégias de enfrentamento ao racismo estrutural e institucional e a inclusão da população negra.

O objetivo desse plano é conscientizar, instrumentalizar e formular um planejamento estratégico com foco na diversidade racial. Esse mesmo plano também se aplica para demandas relacionadas a comunidade LGBTQIA+.

09

Programa de Formação de Gestores para D&I

Mais do que falar sobre Diversidade e Inclusão precisamos preparar os gestores para lidar com o dia-a-dia na prática articulando a inclusão de pessoas negras, lgbtqia+, pessoas com deficiência, mulheres, +50 e corpos dissidentes.

Com uma metodologia pautada em estudo de casos, os gestores e as gestoras são convidadas a pensar sua atuação a partir da resolução de casos vivenciados nas realidades das empresas com minha mediação e suporte.
10

Mentoria sobre D&I para alta liderança

As mentorias sobre diversidade e inclusão são direcionadas para companhias interessadas em formar sua alta liderança para abordar temas relacionados a gênero e orientação, relações raciais, estudos sobre deficiência, parentalidade, transgeracionalidade, esteriótipos, preconceito, marcadores sociais e outros assuntos envolvendo tópicos importantes e necessários na jornada da inclusão.

O programa de mentoria focado em alta liderança prepara líderes para exposição em público e como lidar com o tema internamente na sua empresa oferencendo suporte aos grupos de afinidade.

11

O papel do RH na estruturação de estratégias e práticas de diversidade e inclusão

Por que investir em Diversidade é uma meta de 97% das empresas brasileiras? Qual a relação do RH com a diversidade e inclusão na estratégia organizacional? Quais desafios do RH em desenvolver lideranças inclusivas?
Nessa palestra o você vai conhecer o papel estratégico do profissional de RH na construção de políticas de Diversidade e Inclusão. Também irá ampliar a visão dos desafios e oportunidades de implantação, interfaces com os demais subsistemas de RH e como a forma de atuação impacta na liderança, na cultura e nos resultados das organizações.
12

ESG: o diálogo com diversidade e inclusão

Vamos discutir os desafios de construir estratégicas e ações de diversidade e inclusão nas empresas, e como isso potencializa resultados dentro das empresa e impacta os indicadores de ESG.
A palestra traz o importante debate sobre novos modelos de gestão corporativa orientados para o impacto mais consciente das empresas na sociedade.
13

Aquilombar-se: vivências negras no mercado de trabalho

A palestrante propõe um diálogo com as pessoas negras convidando-as para construir um quilombo e produzir outras narrativas a partir das suas carreiras profissionais.

Buscando reconectar a ancestralidade e positivar nossas identidades para irromper as lógicas coloniais.

Essa informação foi útil?
SimNão