Nosso time de palestrantes

Palestrantes renomados com destaque em todo território nacional, nas mais diversas áreas do conhecimento.

É palestrante, escritora e professora das áreas de empreendedorismo e sustentabilidade pela FDC.

Especialista em educação executiva e escritora. Maria Flávia Bastos tem colaborado para o desenvolvimento da humanização nas práticas de gestão de organizações de todo Brasil.


Sua abordagem singular propõe novos olhares sobre os conceitos que sustentam ações dentro da realidade empresarial, com o objetivo de fomentar novas formas de pensar e agir. Maria Flávia joga luz e faz provocações com o objetivo de ativar o protagonismo e despertar a vontade individual e coletiva, de fazer algo que seja maior do que nós mesmos.

Com energia e entusiasmo, incentiva as organizações a explorarem ao máximo suas potencialidades a partir do seu principal capital, o humano. Contemporânea, a palestrante compartilha com o público ideias que ressignificam velhos conceitos, impactando positivamente o equilíbrio entre vida e trabalho, entendendo que empresas são ecossistema, formados, sobretudo por pessoas e suas histórias e expectativas de vida.

Doutora em Administração, é professora da Fundação Dom Cabral e PUC-RS. Autora de três livros: “Quando me Reinventei: lições de pessoas e empresas”, “Não-manual do Empreendedorismo” e “Educação e Empreendedorismo Social”


Maria Flávia é hoje uma das palestrantes mais requisitadas do país. Se destaca pela capacidade de instigar mudanças, articular seu vasto conteúdo com os desafios de profissionais e empresas contemporâneas.

Suas palestras são sempre provocativas, gerando questionamentos diversos, mas sempre impulsionando para a ação, não por meio de direções pré concebidas, mas pelo estímulo ao participante – e logo, da empresa – de partirem para possíveis mudanças.

Já palestrou em grandes eventos em todo o Brasil, tendo como clientes empresas dos mais diversos segmentos tais como Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Unimed, Sicoob, Sescoop, Magnesita, Vale, Vallourec, Anglo Gold, SESC, SENAI, SENAC, SEBRAE, Localiza, Pif Paf, Aurora, Rede Globo e suas afiliadas, dentre outras em todo território nacional.

Temas de Palestras

Empreendedorismo Cooperativo

Repensar. Resgatar. Renovar.


A inércia é um fator perigoso dentro das cooperativas, inclusive, quando essas já se encontram solidificadas e estáveis no Mercado. A inércia induz o comodismo, camufla a visão da(s) empresa(s) – aquela que foi tão imprescindível ao crescimento – mas, acima de tudo, desacelera os pilares da inovação e da humanização, partes que movimentam a engrenagem principal de qualquer empresa: as pessoas.


Aqui, Maria Flávia coloca em foco a importância do relacionamento interpessoal, do trabalho coletivo e da manutenção da cultura cooperativista.


Desfragmentando a cooperativa ou empresa em vários indivíduos vivos, ela revela o poder da empatia e do pertencimento, possibilitando à seus colaboradores um novo horizonte recheado de novas possibilidades, de transformação e com o foco no desenvolvimento social e econômico.

A Alma é o Segredo do Negócio

(Trans)formar o ambiente de trabalho em algo que motive e garanta a autoestima das pessoas em suas mais diversas necessidades emocionais é um dos grandes desafios das empresas que pretendem humanizar-se mais. A palestra “a alma é o segredo do negócio”, é uma tentativa de alertar as empresas de irem à busca de uma gestão mais humanizada, centrada nas pessoas e na amorosidade, no respeito.

De maneira lúdica e provocativa, são abordados temas como a revalorização do capital humano nas organizações que terão, por consequência, trabalhadores informados, felizes, criativos, responsáveis e menos doentes ou frustrados.


Nessa proposta, são usados elementos como imagens e músicas que levarão o participante a refletir sobre a imprescindível necessidade contemporânea de colocar o ser humano em primeiro plano nas organizações, por meio de uma nova prática gerencial, que promova valor das pessoas COM e NO trabalho.

Liderança Inspiradora

Nesta palestra, o foco é ampliar a consciência e a atuação dos líderes no contexto organizacional, aumentando o autoconhecimento e fomentando a busca da realização pessoal e profissional , independente do no nível hierárquico e de gestão.

Alguns dos tópicos abordados:

  • O Papel do Líder: compreendendo o que é e qual é seu impacto nos resultados
  • Auto estima e o impacto nas relações interpessoais e resultado organizacional
  • Gerenciar a Si Mesmo: Autoconhecimento e Auto Imagem
  • A formação da personalidade na atuação do indivíduo
  • O Equilíbrio emocional do líder e seus efeitos sobre as equipes

Os temas serão abordados, de maneira lúdica e provocativa, considerando sempre a revalorização do capital humano nas organizações que terão, por consequência, trabalhadores informados, felizes, criativos, responsáveis e menos doentes ou frustrados. 


Nessa proposta, serão usados elementos como imagens que levarão o participante a refletir sobre a imprescindível necessidade de liderar de forma contemporânea, para colocar o ser humano em primeiro plano nas organizações, por meio de uma nova prática gerencial que promova valor das pessoas COM e NO trabalho.bordados:

Educação Humanística e Empreendedora: Uma Realidade Possível

Cientes de que as escolas passam por um momento irrefutável de repensar seus modelos no desenvolvimento, Maria Flávia problematiza a questão da multi e da interdisciplinaridade na postura pedagógica de uma forma inovadora: colocando o aluno no centro, extrapolando os espaços das salas de aula e dialogando com a comunidade.

Compreendendo o empreendedorismo como promotor, por si só, da inovação e das novas descobertas, a apresentação pretende ser um caminho facilitador para uma aprendizagem mais cooperativa, criativa, questionadora e livre, sobretudo, dentro dos institutos de educação.

Acalorando a discussão sobre a urgência na formação de profissionais realmente qualificados e preparados pro mercado, a palestrante insere os conceitos fundamentais – e aplicáveis – do universo empreendedor ao ambiente de aula e provoca reflexões a respeito do papel do novo professor, das novas escolas e, principalmente, dos novos alunos – estes, ávidos por informação, conectados às novas tecnologias e ligados não só a perspectiva de trabalho, mas também às causas políticas e sociais da cidade e do mundo.

A Ansiedade e a Economia do Afeto

Nessa palestra, a escritora Maria Flávia expõe análises das ansiedades geradas nesse tempo, que causam dor existencial, angústia, desconfiança e desafeto nas atividades profissionais e principalmente consumo excessivo de medicamentos. Para ela, “tudo vai passar” mas também é preciso discutir as consequências da falsa (e complexa) dicotomia “vida versus economia” e os “pensamentos universais” que causam esses sentimentos, regem nossos comportamentos e até nos distanciam do nosso propósito.


A utopia é o primeiro passo para ver além do invisível. A esperança o segundo. O terceiro, que é a proposta dessa palestra, é promover discussões para abrir os olhos, a mente e a alma para seguir a busca de caminhos menos tortuosos e com mais sentido.

O Jeito Brasileiro de Atender

A palestra busca reflexões sobre a importância do atendimento ao cliente na sociedade contemporânea na qual os profissionais precisam se posicionar diante de tantos desafios e de múltiplas funções. 

“Conseguir atravessar cada barreira, imposta no seu cotidiano, é o que os tornam vencedores”. 

A palestra é customizada de acordo com o perfil e objetivos do evento.

Outros Temas de Palestras

  • Educação Empreendedora
  • Profissional Inovador
  • Atitude Profissional
  • A Era das Pessoas
  • Criatividade
  • Carreira

*As palestras de Maria Flávia são customizadas de acordo com o perfil e objetivos do evento.

Leve uma palestra de Maria Flávia para o seu evento!

Nome *

E-mail *

Palestrante ou Tema de Interesse

Telefone de Contato *

Mensagem