Portador da síndrome de Hanhart e palestrante motivacional, jovem mineiro é reconhecido por incentivar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho
David César é o homenageado na premiação nacional Brasil Mais Inclusão, promovida pela Câmara Federal com intuito de reconhecer personalidades que se destacam ao promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e para geração de renda. David é portador da Síndrome de Hanhart, deficiência genética raríssima que ocorre na fase embrionária e acarreta falta de membros superiores e inferiores.
Com 25 anos e estudante de Direito, David é cofundador do projeto SuperAção, em que busca conscientizar pessoas, através da sua experiência pessoal, sobre a necessidade de cuidado e respeito com a vida. Ele também ministra palestras motivacionais em empresas de diferentes portes com o objetivo de apresentar um novo olhar sobre a pessoa com deficiência no ambiente corporativo. Cerca de 10 mil pessoas já assistiram a sua palestra Atitude Positiva.
O jovem também se prepara para lançar o livro “As pernas de um amigo”, em que conta sua história de vida e a influência de sua família e amigos para a construção de sua personalidade.
Este é o primeiro ano de realização do prêmio que reconhece, ao todo, cinco instituições (públicas ou privadas) e cinco personalidades de todo o país. A premiação acontece um mês antes de entrar em vigor a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que trouxe inovações como o auxílio-inclusão, para pessoas com deficiência moderada ou grave que ingressarem no mercado de trabalho. O novo marco também garante a acessibilidade para pessoas com deficiência em 10% da frota de táxi e a oferta de profissionais de apoio escolar em instituições privadas, sem custo para as famílias.