13 de agosto de 2015

Por que conversar sobre o cenário econômico na sua empresa?

Para quem atua no departamento de recursos humanos das empresas, não é segredo que a crise econômica afeta o desenvolvimento da empresa também na área de gestão de pessoas. Mais do que a definição de quem fica ou quem sai diante de cortes nas equipes, a percepção do que acontece no cenário econômico é fundamental para integrar a equipe ao planejamento estratégico da organização e potencializar esforços para onde a empresa deseja chegar – mesmo quando as perspectivas não são otimistas.

Economistas, portanto, passam a ser ainda mais bem-vindos ao cotidiano da empresa. O objetivo é integrar pessoas, mas pode funcionar também como um mecanismo de transparecer a situação da empresa, o que gera confiança a equipe. Além disso, eles também são importantes para mapear a evolução do mercado, hábitos dos consumidores, inovações, aquecimentos e concorrência, por exemplo.

A visão privilegiada das grandes transformações na Economia Mundial e suas consequências sobre diversos setores e países que os economistas detêm é o que provoca reflexão sobre impactos e oportunidades na micro e na macro economia. No Dia do Economista, separamos alguns dos principais nomes da área e que ministram palestras em empresas de todo país:

 DMT-Palestras-Afonso-Bevilaqua-Economia-Política

Afonso Belaviqua

Foi Diretor de Política Econômica do Banco Central entre 2003 e 2007 durante o governo Lula e foi sócio, gestor e membro do Conselho Consultivo do Oportunity Aset Management. Trabalhou também como economista no Fundo Monetário Internacional (FMI) e como consultor de organismos internacionais, como o Banco Mundial (BIRD), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e Nações Unidas. Palestra sobre cenários econômicos em empresas de diferentes setores.

Palestrante Alexandre Schwartsman

Alexandre Schwartsman

Um dos maiores palestrantes sobre cenários econômicos do país, Schwartsman tem linguagem acessível e conteúdo bem fundamentado. Ele foi economista-chefe do grupo Santander Brasil e diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central durante o governo Lula. Recentemente esteve envolvido em grande polêmica com a instituição após afirmar, em entrevistas, que o BC faz um ‘trabalho porco’ em relação ao combate à inflação. Ele é doutor em economia pela Universidade da Califórnia em Berkeley e graduado em Administração (FGV) e Economia (USP). É colunista da Folha de São Paulo e rádio CBN. Alguns de seus temas de palestras são: Por que o Brasil não cresce?; O Elogio da Mediocridade; Cenários e Tendências Econômicas.

20141125_ly_banner_960x474_Giambagi

Fábio Giambiagi

Um dos maiores especialistas do Brasil nas áreas de Finanças Públicas e Previdência Social. É graduado em Economia, Administração e mestre em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e integrante do “Institutos de Estudos do Trabalho e Sociedade” e do “Departamento Econômico do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico”.

dmt-palestras-Carlos-Caixeta-palestra-vendas-negociacao

Carlos Caixeta

Converge conceito e prática em estratégias de vendas e negociação,  fruto da experiência profissional na área comercial de grandes empresas, como docente na Fundação Dom Cabral e em diversos projetos de consultoria em planejamento de vendas. Atualmente é consultor sênior em Estratégia Empresarial, Marketing & Vendas e Professor de Marketing, Gestão Estratégica e Gestão Comercial (pós-graduação FDC, IBMEC e FGV). Possui ampla experiência na área de Gestão Empresarial com ênfase em inteligência de mercado, alto desempenho, lucratividade, liderança, estratégia, marketing e vendas.

 

dmt-palestras-Mailson-da-Nobrega-palestra-economia

Mailson da Nóbrega

Economista, foi ministro da Fazenda no período 1988/1990, depois de longa carreira no Banco do Brasil e no setor público, da qual destacam-se os seguintes cargos: Consultor Técnico e Chefe da Divisão de Análise de Projetos do Banco do Brasil; Chefe da Coordenadoria de Assuntos Econômicos do Ministério da Indústria e do Comércio; Secretário-Geral do Ministério da Fazenda. Foi também Diretor-Executivo do European Brazilian Bank, Eurobraz, em Londres. Como ministro, presidiu vários órgãos, entre os quais o Conselho Monetário Nacional e o CONFAZ. É colunista da Revista Veja e sócio da Tendências Consultoria Integrada, empresa de consultoria econômica e política sediada em São Paulo.

dmt-palestras-Ricardo-Amorim-palestras-economia-financas

Ricardo Amorim

Economista, formado pela USP, é pós-graduado em Administração e Finanças Internacionais pela ESSEC de Paris. Atuando no mercado financeiro desde 1992, trabalhou em Nova York, Paris e São Paulo, sempre como economista e estrategista de investimentos. Uma década nos Estados Unidos e Europa e duas investindo em países emergentes deram a Ricardo Amorim visão privilegiada das grandes transformações em curso na economia mundial e suas consequências em diversos setores e países. Ele é o único brasileiro incluído na lista dos mais importantes e melhores palestrantes mundiais do Speakers Corner, Ricardo Amorim apresenta uma leitura clara e objetiva de grandes tendências e transformações futuras da economia mundial e brasileira e as oportunidades e riscos que elas criam para o público de cada palestra.

0 Comentários

Deixe seu Comentário