Andrea Iorio Palestrante DMT Palestras Keynote Speaker

Andrea Iorio

Andrea Iorio é palestrante e escritor best-seller. Já foi Diretor do Tinder e CDO na L’Oréal. Aborda temas como Transformação Digital, Liderança, Vendas e Foco no Cliente.

SOBRE O PALESTRANTE

Italiano radicado no Brasil, o Andrea hoje é uma das maiores referências nacionais em transformação digital, liderança e inovação no país.

Tem mais de 10 anos de experiência em multinacionais de tecnologia: foi Diretor do Tinder na América Latina e Chief Digital Officer da L’Oréal.

É  graduado em economia pela Universidade Bocconi, em Milão (Itália), tem Mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Johns Hopkins, em Washington (EUA), e ministra aulas no MBA da Fundação Dom Cabral.

Andrea Iorio acredita que o coração da transformação digital está no ser humano, em sua própria transformação individual.

Por isso, ele compartilha reflexões e provocações na interseção de negócio, filosofia e psicologia de forma única com seus mais de 55 mil seguidores no LinkedIn, no seu podcast Metanoia Lab – que está no top 100 mais ouvidos de Negócio no Brasil – e em suas mais de 80 palestras por ano, fomentando o desenvolvimento de profissionais e negócios de diversos setores e tamanhos.

É autor de 3 livros: “6 Competências da Transformação Digital”, “O Futuro não é mais como Antigamente” e “Metanoia Lab: lições sobre competências humanas na era digital.”

Ambos alcançaram o número 1 entre os mais vendidos na Amazon na área de Gestão de Pessoas e Liderança.

É professor de MBA da Fundação Dom Cabral nas disciplinas “Digital Mindset e New Capabilities”.

TEMAS DE PALESTRAS
01

Competências da Transformação Digital

Transformação Digital não é um assunto apenas de Tecnologia. É, principalmente, de pessoas.

A tecnologia é um meio, não é o fim. É a ferramenta através da qual transformamos nosso negócio com novas competências profissionais. Justamente por isso, Andrea amplia a visão  das competências humanas da era digital:

02

Metaliderança

Metaliderança é o tema deste encontro com o especialista em transformação digital Andrea Iorio, que aborda as competências humanas que caracterizam o gestor do futuro. São elas:
O profissional também provoca os participantes a expandir o mindset para além dos limites formais da autoridade, já que a essência da metaliderança é: “as pessoas seguem você”. Essas pessoas incluem um chefe, colegas, conhecidos e subordinados.
03

Como preparar sua empresa para o Metaverso?

Hoje em dia, a cada vez mais várias frentes de nossas vidas estão migrando para o digital.

É onde compramos, onde fazemos pagamentos, onde consumimos conteúdo, e até onde socializamos e namoramos.

O que faltava era um ambiente virtual que juntasse todas essas frentes: é para isso que chegou o metaverso.

O termo “metaverso” não é novo, pois foi usado pela primeira vez há quase 30 anos pelo escritor Neal Stephenson, em seu romance de ficção científica, Snow Crash. Com esse termo, o autor descreveu uma realidade virtual em que as pessoas levavam uma segunda vida.

Mas o conceito se popularizou apenas recentemente, quando Mark Zuckerberg anunciou planos ambiciosos para construir esse tal de ‘metaverso’ –

uma construção de realidade virtual destinada a suplantar a internet, fundir a vida virtual com a vida real e criar intermináveis novos playgrounds para todos – ele prometeu que “você será capaz de fazer quase tudo o que você pode imaginar.”

E o que devemos imaginar, como líderes, empresários e gestores de negócio, para nossa realidade de nosso dia a dia?

Isso é o que o Andrea Iorio aborda nesta palestra, onde começa explicando de forma clara e simples os conceitos principais, e onde apresenta as principais implicações que o Metaverso vai trazer para os negócios em várias frentes (desde relacionamento com colaborador interno até cliente externo, desde operações internas para inovação aberta).

No final, encerra com ferramentas práticas para o seu negócio se abrir ao mundo do Metaverso já a partir dos dias de hoje.

04

Os novos traços do líder em um mundo imprevisivél e digital

O estilo de liderança que nos trouxe até aqui, não é o que nos levará para frente.

Fato: o mundo mudou, e, o futuro está vindo mais rápido do que você imagina – e já incorporando as mudanças necessárias no [pensar + saber + fazer] para nos tornarmos um líder “digital-first” que sua empresa precisa.

05

Mindset Inovador

A transformação digital iniciou com um imperativo: a mudança de mindset.

Isso tem impactado a forma de resolver problemas e de agregar valor aos produtos e processos. A questão é: não consegue se resolver problemas com fórmulas antigas; é preciso inovar e se permitir à adaptação dos processos e fluxos de trabalho. A palestra amplia caminhos para que que o participante seja agente da mudança e realize a transição para o mindset de inovação.

06

Liderança Digital

O que é a Liderança Digital e quais os 5 Eixos de Transformação do Líder 4.0?

O estilo de liderança que nos trouxe até aqui, não é o que nós vai levar para frente. Fato: o mundo mudou, e futuro está vindo mais rápido que você imagina. É um mundo exponencial e imprevisível – confirmado ainda mais pelo cenário atual , real-time e de de Big Data, da Inteligência Artificial e interconectado.

Certamente é outro planeta do mundo analógico, linear e Cartesiano do qual herdamos o estilo de liderança.

O Mundo 4.0 pede uma transformação do estilo de liderança ao longo de 5 Eixos principais, e o Andrea nos guia através deles para você se tornar o Líder “digital-first” que a sua empresa precisa.

Nessa Palestra, Andrea contextualiza as oportunidades e os desafios do cenário que estamos vivendo, e propõe:

Os 5 Eixos de Transformação de lideranças: Permitirá os participantes compreender os pilares da Liderança Digital, e afinar as ferramentas para desenvolver essas 5 habilidades essenciais que precisam estar presentes em cada líder a partir de hoje.
07

Competências para otimizar suas vendas na Transformação Digital

A necessidade de desenvolver novas competências de vendas nunca foi tão urgente.

Isso é justamente devido ao fato que no contexto do crescimento exponencial da tecnologia e da inteligência artificial, Ser vendedor nunca fui tão importante porque vendas não é um assunto técnico, mas sim um assunto de pessoas. Ou seja, nenhuma tecnologia irá substituir o papel do vendedor, mas sim irá requerer uma série de mudanças no mindset das equipes de vendas: a cada vez mais os soft skills serão fundamentais.

Isso é justamente devido ao fato que no contexto do crescimento exponencial da tecnologia e da inteligência artificial, Ser vendedor nunca fui tão importante porque vendas não é um assunto técnico, mas sim um assunto de pessoas. Ou seja, nenhuma tecnologia irá substituir o papel do vendedor, mas sim irá requerer uma série de mudanças no mindset das equipes de vendas: a cada vez mais os soft skills serão fundamentais.

08

Transformação Digital no Cooperativismo

Nessa apresentação, Andrea Iorio discute a necessidade de cooperativas e cooperados se desapegarem de antigos hábitos e costumes.

A partir disso, Andrea aborda as competências fundamentais para quem quer ser protagonista da transformação digital a partir dos seguintes pontos:

09

Como se Relacionar com o Cliente em um Mundo 4.0?

“Nós vemos nossos clientes como convidados a uma festa, e nos somos os donos de casa”.

É dessa forma que o Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon e homem mais rico do mundo, enxerga a relação da própria empresa com o cliente. E não é por um acaso que ele sempre deixa uma cadeira vazia na mesa em suas reuniões mais importantes: ela representa a pessoa mais importante da sala, o consumidor.

Mas acompanhar e priorizar o consumidor hoje em dia já não é tão fácil como antes: no cenário da transformação digital, o consumidor tem a cada vez mais poder, tem acesso completo a informação, é um criador de conteúdo e tem uma jornada de consumo que integra o online e o offline. Não é uma jornada linear, mas sim complexa e não cartesiana: isso soa um pouco como o mundo VUCA que estamos vivendo, não é?

Diante disso, as marcas precisam reinventar a forma de se relacionar com o consumidor. Jogo de cintura – ou em termos técnicos, flexibilidade cognitiva -, empatia e entendimento do comportamento humano são todos fatores chaves que serão necessários para que as marcas tenham sucesso nesse cenário.

Na palestra são abordados os 3 passos fundamentais para desenvolver o melhor forma de se relacionar com o seu consumidor, nesse mundo de transformação digital. São eles:

1.  Mais Conversacional e menos Transacional

Sendo que no cenário digital o foco dos negócios esta migrando a cada vez mais do produto para o cliente, é necessário gerar uma experiência de venda menos transacional e mais conversacional: ou seja, onde através da escuta ativa são incorporados os feedbacks dos clientes e de consequência a retenção e a fidelização aumentam consideravelmente.

2.  Torne-se Especialista em Comportamento Humano

A sociedade e nossos hábitos estão se transformando rapidamente devido a digitalização, e o que a cada vez mais é esperado pelo cliente é uma experiência personalizada. Através do Digital, você tem a chance de coletar infinitas informações sobre seu cliente para garantir essa personalização: torne-se especialista em entender o comportamento de seus clientes.

3.  Faça do seu Cliente Fiel seu braço de Marketing

Na Transformação Digital, somos todos criadores de conteúdo, e de consequência no enquanto um cliente insatisfeito pode criar um buzz viral negativo, um cliente satisfeito pode querer, na medida que teve uma boa experiência de compra e de pós-venda, compartilhar a própria satisfação nos canais digitais.

E sendo que segundo um estudo da Nielsen, 92% das pessoas compram baseado na recomendação de uma pessoa próxima, dessa forma você estaria fazendo dos seus clientes satisfeitos seu Braço de Marketing e crescimento, através do boca a boca digital.

10

A nova eletricidade: como a Inteligência Artificial está transformando os negócios

Nesta palestra inspiradora e repleta de cases práticos, o Andrea Iorio, um dos maiores experts do Transformação Digital do Brasil, palestrante sobre Inteligência Artificial, e host do Podcast “Vem A.I.” da NVIDIA (a maior empresa do mundo de hardware para inteligência artificial, cujas placas de vídeo são usadas pela OpenAI no ChatGPT), desvenda os segredos da Inteligência Artificial e aponta para aplicações práticas desta tecnologia transformadora para todos os setores da economia.

Na palestra, Andrea começa explicando porque a IA já foi chamada da “nova eletricidade” por vários especialistas, e após uma breve história desta tecnologia, ele explica os principais conceitos atrás da tecnologia atual, como Machine Learning, algoritmos, e Large Language Models, entre outros.

Com esses conceitos claros em mente, o Andrea passa pelas várias frentes de negócio e como elas são impactadas pela IA – desde marketing e vendas, para operações, e até gestão de times.

Por último, ele apresenta os passos principais a serem perseguidos para adotar a Inteligência Artificial na empresa: quais são as melhores ferramentas? Como criar uma estrutura de Big Data interno que faça a IA funcionar? Como educar os colaboradores e até clientes sobre o tema?

Para encerrar, o Andrea toca em alguns dos dilemas éticos que a IA apresenta, e as perspectivas futuras da tecnologia.

11

Os 3 Segredos do Marketing Invisível

Nessa palestra, Andrea discute sobre as tendências e estratégias que vêm revolucionando as formas de crescer seu negocio diante da era digital.

Usando referências do Tinder e outros negócios de sucesso, o palestrante revela como a plataforma chegou no topo dos aplicativos mais baixados, seguindo 3 passos que estão na base de um círculo virtuoso que ele define, de forma inovadora, de “Marketing Invisível” – bem diferente das estratégias tradicionais de crescimento e marketing.

São eles:

12

Client-Centricity​

13

Digital Mindset​

14

Soft Skills​

15

Vendas 4.0

16

Marketing Digital

17

Inteligência Emocional

Depoimentos de Clientes
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Trabalhar com Andrea é esperar um alto nível de determinação e resultado. Um verdadeiro empreendedor que as pessoas deviam ter por perto para aprender, crescer e, claro, ter sucesso.

Eduardo Grossman
Diretor da Smule no Brasil
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O tema “Transformação Digital” que o Andrea apresentou no nosso evento RD On The Road edição Rio de Janeiro, para mais de 900 pessoas, casou perfeitamente com a proposta do storytelling de conteúdo. Além de ser uma palestra muito inteligente, o conhecimento e a desenvoltura dele fez toda diferença na apresentação. Deu match!

Denis Braguini
Diretor de Eventos da RD
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Andrea é um profissional de grande caráter. Honesto e trabalhador, ele é um verdadeiro jogador de equipe. Seria um prazer trabalhar com ele novamente!

Leonardo Paz
CEO da Imovelweb