
Andrea Iorio
Italiano radicado no Brasil, o Andrea hoje é uma das maiores referências nacionais em transformação digital, liderança e inovação no país.
Tem mais de 10 anos de experiência em multinacionais de tecnologia: foi Diretor do Tinder na América Latina e Chief Digital Officer da L’Oréal.
É graduado em economia pela Universidade Bocconi, em Milão (Itália), tem Mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Johns Hopkins, em Washington (EUA), e ministra aulas no MBA da Fundação Dom Cabral.
Andrea Iorio acredita que o coração da transformação digital está no ser humano, em sua própria transformação individual.
Por isso, ele compartilha reflexões e provocações na interseção de negócio, filosofia e psicologia de forma única com seus mais de 55 mil seguidores no LinkedIn, no seu podcast Metanoia Lab – que está no top 100 mais ouvidos de Negócio no Brasil – e em suas mais de 80 palestras por ano, fomentando o desenvolvimento de profissionais e negócios de diversos setores e tamanhos.
É também autor dos livros “6 Competências da Transformação Digital” e “O Futuro não è mais como Antigamente”.
Ambos alcançaram o número 1 entre os mais vendidos na Amazon na área de Gestão de Pessoas e Liderança.
É professor de MBA da Fundação Dom Cabral nas disciplinas “Digital Mindset e New Capabilities”.
Competências da Transformação Digital
Transformação Digital não é um assunto apenas de Tecnologia. É, principalmente, de pessoas.
A tecnologia é um meio, não é o fim. É a ferramenta através da qual transformamos nosso negócio com novas competências profissionais. Justamente por isso, Andrea amplia a visão das competências humanas da era digital:
- Flexibilidade Cognitiva;
- Autruísmo Digital;
- Pensamento Crítico;
- Comportamento Humano
- Foco no Resultado
- Inovação
Os 3 Segredos do Marketing Invisível
Nessa palestra, Andrea discute sobre as tendências e estratégias que vêm revolucionando as formas de crescer seu negocio diante da era digital
Usando referências do Tinder e outros negócios de sucesso, o palestrante revela como a plataforma chegou no topo dos aplicativos mais baixados, seguindo 3 passos que estão na base de um círculo virtuoso que ele define, de forma inovadora, de “Marketing Invisível” – bem diferente das estratégias tradicionais de crescimento e marketing.
São eles:
- Retenção como Prioridade;
- Catalizadores de Conteúdo;
- Brand Love & Aspiração.
Os novos traços do líder em um mundo imprevisivél e digital
O estilo de liderança que nos trouxe até aqui, não é o que nos levará para frente.
Fato: o mundo mudou, e, o futuro está vindo mais rápido do que você imagina – e já incorporando as mudanças necessárias no [pensar + saber + fazer] para nos tornarmos um líder “digital-first” que sua empresa precisa.
MindSet Inovador
A transformação digital iniciou com um imperativo: a mudança de mindset.
Isso tem impactado a forma de resolver problemas e de agregar valor aos produtos e processos. A questão é: não consegue se resolver problemas com fórmulas antigas; é preciso inovar e se permitir à adaptação dos processos e fluxos de trabalho. A palestra amplia caminhos para que que o participante seja agente da mudança e realize a transição para o mindset de inovação.
Liderança Digital
O que é a Liderança Digital e quais os 5 Eixos de Transformação do Líder 4.0?
O estilo de liderança que nos trouxe até aqui, não é o que nós vai levar para frente. Fato: o mundo mudou, e futuro está vindo mais rápido que você imagina. É um mundo exponencial e imprevisível – confirmado ainda mais pelo cenário atual , real-time e de de Big Data, da Inteligência Artificial e interconectado.
Certamente é outro planeta do mundo analógico, linear e Cartesiano do qual herdamos o estilo de liderança.
O Mundo 4.0 pede uma transformação do estilo de liderança ao longo de 5 Eixos principais, e o Andrea nos guia através deles para você se tornar o Líder “digital-first” que a sua empresa precisa.
Nessa Palestra, Andrea contextualiza as oportunidades e os desafios do cenário que estamos vivendo, e propõe:
Os 5 Eixos de Transformação de lideranças:
- 01 — Mente de Principiante;
- 02 — Radar do Futuro;
- 03 — Atitude Maker;
- 04 — Flexibilidade Cognitiva;
- 05 — Inteligência Emocional.
Permitirá os participantes compreender os pilares da Liderança Digital, e afinar as ferramentas para desenvolver essas 5 habilidades essenciais que precisam estar presentes em cada líder a partir de hoje.
Competências para otimizar suas vendas na Transformação Digital
A necessidade de desenvolver novas competências de vendas nunca foi tão urgente.
Isso é justamente devido ao fato que no contexto do crescimento exponencial da tecnologia e da inteligência artificial, Ser vendedor nunca fui tão importante porque vendas não é um assunto técnico, mas sim um assunto de pessoas. Ou seja, nenhuma tecnologia irá substituir o papel do vendedor, mas sim irá requerer uma série de mudanças no mindset das equipes de vendas: a cada vez mais os soft skills serão fundamentais.
Jogo de cintura, ou em termos técnicos flexibilidade cognitiva, empatia, entendimento do comportamento humano são todos fatores chave que a cada vez mais serão precisos pelos vendedores terem sucesso no cenário de Transformação Digital.
Transformação Digital no Cooperativismo
Nessa apresentação, Andrea Iorio discute a necessidade de cooperativas e cooperados se desapegarem de antigos hábitos e costumes.
A partir disso, Andrea aborda as competências fundamentais para quem quer ser protagonista da transformação digital a partir dos seguintes pontos:
- Flexibilidade Cognitiva;
- Autruísmo Digital;
- Pensamento Crítico;
- Comportamento Humano
- Foco no Resultado
- Inovação
Como se Relacionar com o Cliente em um Mundo 4.0?
“Nós vemos nossos clientes como convidados a uma festa, e nos somos os donos de casa”.
É dessa forma que o Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon e homem mais rico do mundo, enxerga a relação da própria empresa com o cliente. E não é por um acaso que ele sempre deixa uma cadeira vazia na mesa em suas reuniões mais importantes: ela representa a pessoa mais importante da sala, o consumidor.
Mas acompanhar e priorizar o consumidor hoje em dia já não é tão fácil como antes: no cenário da transformação digital, o consumidor tem a cada vez mais poder, tem acesso completo a informação, é um criador de conteúdo e tem uma jornada de consumo que integra o online e o offline. Não é uma jornada linear, mas sim complexa e não-cartesiana: isso soa um pouco como o mundo VUCA que estamos vivendo, nao é?
Diante disso, as marcas precisam reinventar a forma de se relacionar com o consumidor. Jogo de cintura – ou em termos técnicos, flexibilidade cognitiva -, empatia e entendimento do comportamento humano são todos fatores chaves que serão necessários para que as marcas tenham sucesso nesse cenário.
Na palestra são abordados os 3 passos fundamentais para desenvolver o melhor forma de se relacionar com o seu consumidor, nesse mundo de transformação digital. São eles:
1. Mais Conversacional e menos Transacional
Sendo que no cenário digital o foco dos negócios esta migrando a cada vez mais do produto para o cliente, é necessário gerar uma experiência de venda menos transacional e mais conversacional: ou seja, onde através da escuta ativa são incorporados os feedbacks dos clientes e de consequência a retenção e a fidelização aumentam consideravelmente.
2. Torne-se Especialista em Comportamento Humano
A sociedade e nossos hábitos estão se transformando rapidamente devido a digitalização, e o que a cada vez mais é esperado pelo cliente é uma experiência personalizada.
Através do Digital, você tem a chance de coletar infinitas informações sobre seu cliente para garantir essa personalização: torne-se especialista em entender o comportamento de seus clientes.
3. Faça do seu Cliente Fiel seu braço de Marketing
Na Transformação Digital, somos todos criadores de conteúdo, e de consequência no enquanto um cliente insatisfeito pode criar um buzz viral negativo, um cliente satisfeito pode querer, na medida que teve uma boa experiência de compra e de pós-venda, compartilhar a própria satisfação nos canais digitais.
E sendo que segundo um estudo da Nielsen, 92% das pessoas compram baseado na recomendação de uma pessoa próxima, dessa forma você estaria fazendo dos seus clientes satisfeitos seu Braço de Marketing e crescimento, através do boca a boca digital.
Client-Centricity
Digital Mindset
Soft Skills
Vendas 4.0
Marketing Digital
Inteligência Emocional
Trabalhar com Andrea é esperar um alto nível de determinação e resultado. Um verdadeiro empreendedor que as pessoas deviam ter por perto para aprender, crescer e, claro, ter sucesso.
O tema “Transformação Digital” que o Andrea apresentou no nosso evento RD On The Road edição Rio de Janeiro, para mais de 900 pessoas, casou perfeitamente com a proposta do storytelling de conteúdo. Além de ser uma palestra muito inteligente, o conhecimento e a desenvoltura dele fez toda diferença na apresentação. Deu match!
Andrea é um profissional de grande caráter. Honesto e trabalhador, ele é um verdadeiro jogador de equipe. Seria um prazer trabalhar com ele novamente!