Referência internacional em liderança, inovação e soft skills. Prepara líderes e organizações para transformar seus negócios na era digital.
Referência internacional em liderança, inovação e soft skills. Prepara líderes e organizações para transformar seus negócios na era digital.
Profissional disruptivo, ele enxerga tecnologias como a inteligência artificial não como um um fim, mas com um meio – um meio para a transformação mais profunda e impactante de todas: a das pessoas e de suas competências profissionais.
Um dos 10 palestrantes mais requisitados do Brasil, Iorio conduz mais de 150 palestras por ano para empresas nacionais e internacionais de todos os portes e setores. Igualmente relevante é seu alcance digital: Andrea acumula mais de 100 mil seguidores entre LinkedIn e Instagram, e é colunista no MIT Technology Review. Seu podcast, o Metanoia Lab, está no top 100 mais ouvidos de negócios no Brasil. O especialista é também host do Podcast da NVIDIA Brasil “Vem A.I.”, sobre o impacto da Inteligência Artificial nos negócios.
Italiano que se divide entre Brasil e Estados Unidos, é autor dos livros “6 competências da transformação digital”, “O futuro não é mais como antigamente“ e “Metanoia Lab: lições sobre Soft Skills no mundo Digital”. Os dois primeiros alcançaram a primeira posição entre os mais vendidos na Amazon na área de gestão de pessoas e liderança.
Professor da Fundação Dom Cabral, Iorio é graduado em economia pela Universidade Bocconi, em Milão (Itália), com mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Johns Hopkins, em Washington (EUA).
Em suas palestras, ele explora a intersecção entre tecnologia, ciências comportamentais, filosofia e neurociência, com a expertise de quem já rodou o mundo todo, mas não perdeu a paixão pela descoberta.
No mundo da transformação digital, a tecnologia é um meio, não o fim. Trata-se de uma transformação principalmente humana.
Nesta palestra, que é a mais requisitada de Iorio, ele aborda as principais competências necessárias para que profissionais e negócios consigam se reinventar e navegar no mar revolto da era digital. São elas: Repercepção, que envolve repensar crenças frente a mudanças tecnológicas e de mercado; o Data Sensemaking, capaz de extrair insights de grandes volumes de dados; a Flexibilidade Cognitiva, que permite combinar conhecimentos de múltiplas áreas e interagir efetivamente com a IA; e a Antifragilidade, habilidade de delegar tarefas automatizáveis à IA para focar em experimentação e aprendizado a partir de erros, multiplicando a produtividade do trabalhador de duas a quatro vezes em média.
Andrea Iorio desafia a visão tradicional do mundo dos negócios sobre erros e fracassos, considerando-os tabus a serem evitados. Contrastando com a perspectiva de cientistas e atletas, que veem falhas como oportunidades de desenvolvimento, Iorio propõe uma cultura organizacional “antifrágil” que valoriza os erros como fontes de aprendizado.
Ele categoriza os erros em evitáveis, inevitáveis e “inteligentes”, e destaca como a Inteligência Artificial pode minimizar os custos dos erros e converter dados destes em insights valiosos. Utilizando a IA para automatizar processos e melhorar eficiências, as organizações podem se permitir explorar novas iniciativas, cometer erros “inteligentes” e, através dessas experiências, aprender e se tornar mais resilientes e adaptáveis.
A palestra começa com uma analogia entre o impacto revolucionário que a eletricidade teve nos negócios e a Inteligência Artificial, uma vez que, assim como aconteceu há muitos anos, a experiência do cliente em qualquer indústria nunca mais será a mesma após sua chegada. Andrea mergulha profundamente nos pilares da Experiência do Cliente e no que a torna excepcional, compartilhando também estatísticas sobre o impacto que ela provoca nos negócios, especialmente nos quesitos retenção e lealdade. Por meio de um modelo matricial desenvolvido pelo Andrea, são categorizadas as oportunidades de maximizar a experiência do cliente em 4 quadrantes, respectivamente: “tell me”, “tell my customer”, “do for me”, “do for my customer”.
O palestrante conclui a apresentação com um tom inspirador e um apelo à ação, para que as pessoas se tornem mais familiarizadas com a Inteligência Artificial e, assim, repensem o que sabem sobre negócios e experiência do consumidor, diante de um novo mundo remodelado por ela.
Neste encontro, Iorio destaca a crescente valorização das soft skills em contraposição às hard skills no mercado de trabalho, evidenciada por uma pesquisa que mostra que 93% dos departamentos de RH priorizam as primeiras devido ao avanço da Inteligência Artificial (IA).
Essa mudança exige o desenvolvimento de novas competências que formem uma Inteligência Híbrida, não substituível pela IA. Entre as habilidades necessárias estão a Repercepção, que envolve repensar crenças frente a mudanças tecnológicas e de mercado; o Sensemaking, capaz de extrair insights de grandes volumes de dados; a Flexibilidade Cognitiva, que permite combinar conhecimentos de múltiplas áreas e interagir efetivamente com a IA; e a Antifragilidade, habilidade de delegar tarefas automatizáveis à IA para focar em experimentação e aprendizado a partir de erros, multiplicando a produtividade do trabalhador de duas a quatro vezes segundo estudos.
Andrea Iorio explora a evolução da liderança diante do avanço da IA, que transforma inteligência e expertise em commodities. O líder algorítmico emerge como um perfil que delega tarefas cognitivas à IA para se concentrar em habilidades humanas essenciais, como criar perguntas estratégicas e interpretar dados.
Esta nova forma de liderança também enfatiza a importância de estabelecermos confiança e fomentarmos autonomia, habilidades críticas num ambiente em que a IA assume funções rotineiras e técnicas, permitindo aos líderes focar em inovação, aprendizado através de erros e gestão emocional e colaborativa. A liderança algorítmica se baseia em 3 novos pilares de competências: Transformação Cognitiva (uma nova forma de pensar do líder da era da IA); Transformação Comportamental (uma nova forma de agir do líder da era da IA); Transformação Emocional (uma nova forma de gerenciar pessoas do líder da era da IA).
Nossos números
Dos nossos clientes avaliaram nosso atendimento com nota máxima.
Dos nossos clientes avaliaram nosso atendimento com nota máxima.
Já participaram de palestras exclusivas na comunidade DMT Inspira
Tem um projeto em mente? Fale com um de nossos especialistas. Nós podemos ajudar.
2022 © DMT Palestras. Todos os direitos reservados.
Fale com o nosso time de especialistas.