Andrea Iorio Palestrante DMT Palestras Keynote Speaker

Andrea Iorio

Referência internacional em liderança, inovação e soft skills. Prepara líderes e organizações para transformar seus negócios na era digital.

SOBRE O PALESTRANTE

Palestrante, escritor best-seller, e professor da Fundação Dom Cabral , Andrea Iorio é uma das maiores autoridades do mundo em Liderança, Inovação e Soft Skills no contexto da transformação digital.

Profissional disruptivo, ele enxerga tecnologias como a inteligência artificial não como um um fim, mas com um meio – um meio para a transformação mais profunda e impactante de todas: a das pessoas e de suas competências profissionais.

Um dos 10 palestrantes mais requisitados do Brasil, Iorio conduz mais de 150 palestras por ano para empresas nacionais e internacionais de todos os portes e setores. Igualmente relevante é seu alcance digital: Andrea acumula mais de 100 mil seguidores entre Linkedin e Instagram, e é colunista no MIT Technology Review. Seu podcast, o Metanoia Lab, está no top 100 mais ouvidos de negócios no Brasil. O especialista é também host do Podcast da NVIDIA Brasil “Vem A.I.”, sobre o impacto da Inteligência Artificial nos negócios.

Italiano que se divide entre Brasil e Estados Unidos, é autor dos livros “6 competências da transformação digital”, “O futuro não é mais como antigamente“ e “Metanoia Lab: lições sobre Soft Skills no mundo Digital”. Os dois primeiros alcançaram a primeira posição entre os mais vendidos na Amazon na área de gestão de pessoas e liderança.
Professor da Fundação Dom Cabral, Iorio é graduado em economia pela Universidade Bocconi, em Milão (Itália), com mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Johns Hopkins, em Washington (EUA).

Em suas palestras, ele explora a intersecção entre tecnologia, ciências comportamentais, filosofia e neurociência, com a expertise de quem já rodou o mundo todo, mas não perdeu a paixão pela descoberta.

TEMAS DE PALESTRAS
01

Competências humanas na era digital

No mundo da transformação digital, a tecnologia é um meio, não o fim. Trata-se de uma transformação principalmente humana. Nesta palestra, que é a mais requisitada de Iorio, ele aborda as principais competências necessárias para que profissionais e negócios consigam se reinventar e navegar no mar revolto da era digital. São elas: Repercepção, que envolve repensar crenças frente a mudanças tecnológicas e de mercado; o Data Sensemaking, capaz de extrair insights de grandes volumes de dados; a Flexibilidade Cognitiva, que permite combinar conhecimentos de múltiplas áreas e interagir efetivamente com a IA; e a Antifragilidade, habilidade de delegar tarefas automatizáveis à IA para focar em experimentação e aprendizado a partir de erros, multiplicando a produtividade do trabalhador de duas a quatro vezes em média.
02

Do erro ao aprendizado: como a Inteligência Artificial promove uma cultura de erros inteligentes

Andrea Iorio desafia a visão tradicional do mundo dos negócios sobre erros e fracassos, considerando-os tabus a serem evitados. Contrastando com a perspectiva de cientistas e atletas, que veem falhas como oportunidades de desenvolvimento, Iorio propõe uma cultura organizacional “antifrágil” que valoriza os erros como fontes de aprendizado. Ele categoriza os erros em evitáveis, inevitáveis e “inteligentes”, e destaca como a Inteligência Artificial pode minimizar os custos dos erros e converter dados destes em insights valiosos. Utilizando a IA para automatizar processos e melhorar eficiências, as organizações podem se permitir explorar novas iniciativas, cometer erros “inteligentes” e, através dessas experiências, aprender e se tornar mais resilientes e adaptáveis.
03

Experiênc.IA: como a Inteligência Artificial maximiza o foco no cliente

A palestra começa com uma analogia entre o impacto revolucionário que a eletricidade teve nos negócios e a Inteligência Artificial, uma vez que, assim como aconteceu há muitos anos, a experiência do cliente em qualquer indústria nunca mais será a mesma após sua chegada. Andrea mergulha profundamente nos pilares da Experiência do Cliente e no que a torna excepcional, compartilhando também estatísticas sobre o impacto que ela provoca nos negócios, especialmente nos quesitos retenção e lealdade. Por meio de um modelo matricial desenvolvido pelo Andrea, são categorizadas as oportunidades de maximizar a experiência do cliente em 4 quadrantes, respectivamente: “TELL ME”, “TELL MY CUSTOMER”, “DO FOR ME”, “DO FOR MY CUSTOMER”.

O palestrante conclui a apresentação com um tom inspirador e um apelo à ação, para que as pessoas se tornem mais familiarizadas com a Inteligência Artificial e, assim, repensem o que sabem sobre negócios e experiência do consumidor, diante de um novo mundo remodelado por ela.

04

Inteligência Híbrida: as novas competências no mundo da Inteligência Artificial

Neste encontro, Iorio destaca a crescente valorização das soft skills em contraposição às hard skills no mercado de trabalho, evidenciada por uma pesquisa que mostra que 93% dos departamentos de RH priorizam as primeiras devido ao avanço da Inteligência Artificial (IA).

Essa mudança exige o desenvolvimento de novas competências que formem uma Inteligência Híbrida, não substituível pela IA. Entre as habilidades necessárias estão a Repercepção, que envolve repensar crenças frente a mudanças tecnológicas e de mercado; o Sensemaking, capaz de extrair insights de grandes volumes de dados; a Flexibilidade Cognitiva, que permite combinar conhecimentos de múltiplas áreas e interagir efetivamente com a IA; e a Antifragilidade, habilidade de delegar tarefas automatizáveis à IA para focar em experimentação e aprendizado a partir de erros, multiplicando a produtividade do trabalhador de duas a quatro vezes segundo estudos.

05

O líder algorítmico: as novas habilidades da liderança na era da Inteligência Artificial

Andrea Iorio explora a evolução da liderança diante do avanço da IA, que transforma inteligência e expertise em commodities. O líder algorítmico emerge como um perfil que delega tarefas cognitivas à IA para se concentrar em habilidades humanas essenciais, como criar perguntas estratégicas e interpretar dados.

Esta nova forma de liderança também enfatiza a importância de estabelecermos confiança e fomentarmos autonomia, habilidades críticas num ambiente em que a IA assume funções rotineiras e técnicas, permitindo aos líderes focar em inovação, aprendizado através de erros e gestão emocional e colaborativa. A liderança algorítmica se baseia em 3 novos pilares de competências: Transformação Cognitiva (uma nova forma de pensar do líder da era da IA); Transformação Comportamental (uma nova forma de agir do líder da era da IA); Transformação Emocional (uma nova forma de gerenciar pessoas do líder da era da IA).

06

Client-Centricity​

07

Digital Mindset​

08

Soft Skills​

09

Vendas 4.0

10

Marketing Digital

11

Inteligência Emocional

Depoimentos de Clientes
"

Desenvolvemos um projeto de Transformação Digital em uma parceria incrível com o Andrea Iorio de muita troca de experiências e reflexões. Foram 6 meses de trabalho constante e intenso, onde conseguimos de fato trazer a pauta da transformação digital para o dia a dia das pessoas.

Sem dúvida foi um dos trabalhos de liderança mais incríveis do qual fiz parte e o Andrea foi fundamental para essa construção.

Marcelo Bossoni
Diretor de Tecnologia e Entretenimento  – TV Globo
"

A palestra do Andrea Iorio é espetacular, nos inspira para um modelo mental favorável para inovar e nos guia com insights relevantes para incorporar novas perguntas e caminhos. É incrível!

Uau Ingleza
"

Em nossa jornada de transformação digital, a mudança da forma de pensar foi um fator decisivo.

Fomos muitos felizes em convidar o Andrea para nos apoiar nessa missão, e com presença constante em nossos eventos e programas de desenvolvimento de líderes, ele traz um conteúdo atual aliado a casos reais, que desafiam o nosso time a encontrar a dose exata de inspiração e ação. Deu match!

Flávio Baltensberger
Diretor de Transformação Digital – Supergasbras