Ligia Fascioni Palestrante DMT Palestras

Ligia Fascioni

Palestrante e autora de 8 livros, entre eles “Atitude Pro Liderança”, Ligia Fascioni respira tecnologia e inovação.

SOBRE A PALESTRANTE

Ligia aprendeu na engenharia que competências técnicas são necessárias, mas não suficientes para o sucesso de um negócio ou projeto.

Curiosa e inquieta, nunca parou de estudar e compartilhar suas experiências. Publicou 8 livros e, desde 2011, mora na cidade mais inovadora da Europa (Berlim, na Alemanha) onde estuda inovação.

É sócia de uma startup de tecnologia e ainda continua contribuindo com o desenvolvimento de pessoas e empresas no Brasil como palestrante e consultora.

Em sua trajetória desenvolveu um pensamento crítico e trilhou uma formação multidisciplinar que combina graduação, mestrado e doutorado em engenharia, com especializações em marketing, comunicação e gestão.

O resultado é uma visão muito original dos temas inovação, design e liderança, além de atitude profissional.

Suas palestras, ricamente ilustradas com fotografias autorais e storytelling, instigam a busca por olhares diferentes, criativos, instigantes, e nunca óbvios.

TEMAS DE PALESTRAS
01

Muito se tem trabalhado nas organizações para compreender o propósito da empresa, sem o qual nenhuma estratégia faz sentido.

Mas e o propósito dos líderes? Como vão conduzir seus seguidores para a construção da visão?

O objetivo da palestra é fazer com que os participantes conheçam e estejam conscientes de seu propósito para que ele possa servir de norte para todas as suas ações e interações dentro da empresa.

Ao final da palestra, os participantes deverão vislumbrar formas de refletir sobre o seu propósito e provocar mudanças de comportamento.

02

O Papel do Líder no Mundo em Transformação

No mundo em transformação, o líder é a pessoa capaz de enxergar um cenário futuro como resultado direto de seu trabalho e inspirar outras pessoas a seguir o mesmo caminho para fazer com que a visão se realize.

Para tanto, nesta palestra Lígia Fascioni mostra que  ele precisa saber qual é seu papel, sua missão (o valor que oferece), sua visão (o cenário futuro que enxerga) e seus princípios, valores e crenças (seus limites, os critérios que usa para tomar decisões).

Além disso, o líder precisa agir com coerência para alcançar esses resultados, e interagir com sua equipe.

03

A revolução 4.0 está batendo às portas das empresas de todo o mundo e há uma preocupação, com razão, de como os colaboradores deverão se adaptar a essa mudança.

Inteligência artificial, automação em escala, internet das coisas; tecnologias que já fazem parte do dia-a-dia e vão mudar o mundo do trabalho radicalmente em um período de tempo muito curto.

Como fazer para competir com as máquinas e ganhar? A resposta: impossível. O caminho é se aliar a elas e para entregar mais valor. Para isso, os humanos deverão se tornar cada vez mais excelentes no que somente eles são e as máquinas nunca poderão ser: humanos.

A empatia e a criatividade são as chaves para a sobrevivência e a palestra apresenta princípios da neurociência que auxiliam no desenvolvimento dessas habilidades.

04
Baseado no livro homônimo escrito por Lígia Fascioni, a palestra Atitude Pró Liderança é um compilado de cases, histórias e experimentos reais que desenvolvem no participante uma visão do comportamento do líder do ponto de vista ético, da intenção e das suas práticas dentro e fora do ambiente profissional.

Diferente de outras tantas apresentações sobre o tema, essa não aborda a psicologia do líder e suas características pessoais. 

Mas, sim, uma visão de liderança indispensável às das relações, à proatividade e à potencialização das nossas capacidades humanas dentro dos nossos próprios contextos, independe de cargos de chefia ou hierarquias. 

05

A palestra apresenta os conceitos fundamentais sobre design, design thinking e sua relação com o design de serviços.

São mostrados vários exemplos de como o setor de serviços pode se beneficiar dos métodos disponíveis para melhorar a experiência do cliente, incluindo cases de empresas de diversos setores.

Conteúdo inovador para empreendedores, publicitários, profissionais de marketing, gestores, estudantes e interessados no tema.

06

Tendências do Mundo 4.0

Todas as nossas decisões envolvem prognósticos sobre o futuro – agimos com base em previsões implícitas do que provavelmente vai acontecer.

Nesta palestra, Lígia Fascioni discute o impacto da revolução 4.0 e da digitalização das empresas no comportamento das pessoas e nos negócios.

Faz uma introdução ao futurismo e compartilha caminhos para construirmos estratégias alinhadas com as tendências dos próximos tempos.