Ligia Fascioni Palestrante DMT Palestras

Ligia Fascioni

Palestrante e autora de 8 livros (entre eles “Atitude Pro Liderança”), Lígia Fascioni respira tecnologia e inovação.

SOBRE A PALESTRANTE

Lígia Fascioni é Engenheira Eletricista, Mestre em Engenharia Elétrica na área de Automação e Controle Industrial, Especialista em Marketing e Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas com foco em Gestão Integrada do Design.

Atuou por 10 anos como engenheira de aplicações e desenvolvimento em empresas de base tecnológica, principalmente nas áreas de robótica, automação e aviônica, passando depois a trabalhar com marketing corporativo.

Publicou oito livros e atua como palestrante e consultora, além de ministrar cursos corporativos. 

Suas principais áreas de trabalho são gestão (marketing, identidade corporativa, planejamento estratégico, gestão de riscos), inovação (design, design thinking, ferramentas e melhores práticas) e liderança. Atitude profissional é um tema transversal, inserido implícita e explicitamente em todas as suas atividades.

Desde 2011 reside em Berlin, Alemanha, onde é sócia de uma start-up de tecnologia e estuda inovação. 

Além de colaborar como colunista em vários portais e oferecer workshops em português na Alemanha, viaja duas vezes por ano ao Brasil para palestrar e ministrar cursos

TEMAS DE PALESTRAS
01

Muito se tem trabalhado nas organizações para compreender o propósito da empresa, sem o qual nenhuma estratégia faz sentido.

Mas e o propósito dos líderes? Como vão conduzir seus seguidores para a construção da visão?

O objetivo da palestra é fazer com que os participantes conheçam e estejam conscientes de seu propósito para que ele possa servir de norte para todas as suas ações e interações dentro da empresa.

Ao final da palestra, os participantes deverão vislumbrar formas de refletir sobre o seu propósito e provocar mudanças de comportamento.

02

O Papel do Líder no Mundo em Transformação

No mundo em transformação, o líder é a pessoa capaz de enxergar um cenário futuro como resultado direto de seu trabalho e inspirar outras pessoas a seguir o mesmo caminho para fazer com que a visão se realize.

Para tanto, nesta palestra Lígia Fascioni mostra que  ele precisa saber qual é seu papel, sua missão (o valor que oferece), sua visão (o cenário futuro que enxerga) e seus princípios, valores e crenças (seus limites, os critérios que usa para tomar decisões).

Além disso, o líder precisa agir com coerência para alcançar esses resultados, e interagir com sua equipe.

03

A revolução 4.0 está batendo às portas das empresas de todo o mundo e há uma preocupação, com razão, de como os colaboradores deverão se adaptar a essa mudança.

Inteligência artificial, automação em escala, internet das coisas; tecnologias que já fazem parte do dia-a-dia e vão mudar o mundo do trabalho radicalmente em um período de tempo muito curto.

Como fazer para competir com as máquinas e ganhar? A resposta: impossível. O caminho é se aliar a elas e para entregar mais valor. Para isso, os humanos deverão se tornar cada vez mais excelentes no que somente eles são e as máquinas nunca poderão ser: humanos.

A empatia e a criatividade são as chaves para a sobrevivência e a palestra apresenta princípios da neurociência que auxiliam no desenvolvimento dessas habilidades.

04
Baseado no livro homônimo escrito por Lígia Fascioni, a palestra Atitude Pró Liderança é um compilado de cases, histórias e experimentos reais que desenvolvem no participante uma visão do comportamento do líder do ponto de vista ético, da intenção e das suas práticas dentro e fora do ambiente profissional.

Diferente de outras tantas apresentações sobre o tema, essa não aborda a psicologia do líder e suas características pessoais. 

Mas, sim, uma visão de liderança indispensável às das relações, à proatividade e à potencialização das nossas capacidades humanas dentro dos nossos próprios contextos, independe de cargos de chefia ou hierarquias. 

05

A palestra apresenta os conceitos fundamentais sobre design, design thinking e sua relação com o design de serviços.

São mostrados vários exemplos de como o setor de serviços pode se beneficiar dos métodos disponíveis para melhorar a experiência do cliente, incluindo cases de empresas de diversos setores.

Conteúdo inovador para empreendedores, publicitários, profissionais de marketing, gestores, estudantes e interessados no tema.