Marcelo Cosme Palestrante DMT Palestras

Marcelo Cosme

Apresentador da GloboNews, é jornalista com 22 anos de carreira e autor do livro: “Talvez você seja… desconstruindo a LGBTfobia que você nem sabe que tem!”

SOBRE O PALESTRANTE

Apresentador do programa “Em Pauta”, da Globonews, Marcelo Cosme é um jornalista experiente.

Com 25 anos de atuação, Marcelo acumula importantes coberturas no jornalismo nacional. Sua trajetória inclui uma indicação ao Emmy Internacional pela reportagem de uma rebelião no presídio de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, em 2018, e relevante participação na cobertura dos principais eventos políticos ao longo da última década.

Em 2021, o jornalista assumiu publicamente a homossexualidade, fato que provocou uma espécie de rebuliço em sua carreira.

Ao mesmo tempo em que recebeu demonstrações de apoio e carinho dos colegas, telespectadores e fãs, o profissional também teve que lidar com ameaças e ataques homofóbicos.

A experiência o motivou a escrever o livro “Talvez você seja… desconstruindo a LGBTfobia que você nem sabe que tem!”.

Na obra, Marcelo Cosme mescla detalhes de sua jornada para se reconhecer como gay, conversas com especialistas, como o médico Dráuzio Varella, além de histórias de anônimos e famosos que tocam o coração do leitor.

Com mais de 8 mil exemplares vendidos, a publicação busca despertar o olhar das pessoas para o próprio comportamento, bem como oferecer uma oportunidade para que pais aceitem melhor os filhos e os filhos, por sua vez, consigam entender melhor os pais.

TEMAS DE PALESTRAS
01

Talvez Você Seja

Uma palestra que convida o público a desconstruir o preconceito nas suas mais diversas formas – da piada aparentemente “inofensiva” à exclusão social. Marcelo aponta como é fácil perceber a homofobia e o que todos podem fazer, no cotidiano, para sermos melhores colegas, chefes e amigos.
03

Ambiente Seguro e Saudável

Ambiente tóxico, insegurança psicologia e assédio! Quem esta disposto a passar 8 horas sob ataque, em sofrimento?

Dificilmente uma empresa ou funcionário quer fazer parte deste cenário. Pesquisas de variados institutos e universidades apontam que um funcionário seguro produz mais, se preocupa e se orgulha da empresa onde trabalha e busca caminhos para o sucesso coletivo.

Já a empresa que oferece um ambiente seguro tem mais lucro, tem menor rotatividade e mantem seus talentos.

Em uma palestra leve e informativa o jornalista Marcelo Cosme mostra a importância e os caminhos para que empresas e empregados construam e mantenham boas relações.

O jornalista aponta como o diálogo, respeito, empatia, postura e liderança são o caminho para o sucesso coletivo.

02

Fake News

O palestrante apresenta ao público a verdadeira indústria das fake news e a grave ameaça que elas representam à democracia. Marcelo discute ainda o papel do jornalismo profissional em tempos de milícias digitais, além dos limites entre liberdade de expressão e discurso de ódio.