Demétrio Magnoli Palestrante DMT Palestras

Demétrio Magnoli

Palestrante e especialista em cenários sociopolíticos e politico-econômicos, Demétrio Magnoli é uma das principais referências do país.
SOBRE O PALESTRANTE

Demétrio Magnoli atualmente é colunista da Folha de São Paulo e comentarista de política e assuntos internacionais da Globo News.

É integrante do Grupo de Análises de Conjuntura Internacional (GACINT) da Universidade de São Paulo – USP e Doutor em geografia humana. Demétrio Magnoli é especialista em política internacional, jornalista e sociologo. 

Escreveu, entre outros livros, ‘Gota de Sangue – História do Pensamento Racial’ , ‘O Leviatã Desafiado’ e ‘A Vida Louca dos Revolucionários’.

Em suas palestras, Demétrio Magnoli se diferencia por apresentar com maestria cenários sociopolíticos e cenários politico-econômicos, do Brasil e do mundo.

É considerado uma das principais referências do tema no Brasil.

Como docente, foi professor da Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Na condição de pesquisador e escritor, publicou dezenas de ensaios e obras. Foi comentarista da TV Cultura e colunista da Band News FM e revista Época.

TEMAS DE PALESTRAS
01

Pandemia: o sistema mundial em mutação

EUA, China e União Europeia na ordem mundial pós-pandemia. A retração dos EUA e a geopolítica chinesa.

O Brasil diante de um mundo em mudança.

02

O Brasil pós-Covid: o que aprendemos

03

A globalização e a “Internacional dos nacionalistas”

Depois do superciclo de commodities, a História pregou uma peça nos arautos do “fim da História”. A crise financeira mundial deixou no seu rastro os órfãos da globalização.

O nacionalismo populista ergue-se sobre essa base social, nos EUA, na Europa e mesmo no Brasil. A revolta contra a globalização ameaça a coesão geopolítica do Ocidente e a própria ordem aberta erguida no pós-guerra.

04

Um ciclo que se encerra à luz da mudança

Nesta palestra, Demétrio Magnoli discute sobre os cenários macroeconômicos e as relações de dependência sobre países, cruzando com a atualidade política e social.

05

Cenários econômicos do Brasil e do Mundo

06

Política Internacional