No começo do ano, quando a equipe da DMT definiu o tema que seria foco para a palestrante Maria Flávia, sabíamos que o debate sobre a “cooperação” seria essencial em 2020. Só que ainda não imaginávamos quanto.
No cenário econômico, antes mesmo da pandemia, vários estudos comprovaram que o modelo de economia neoliberal (que pressupõe consideravelmente o estar por conta própria) formam uma sociedade autônoma, porém, pouco cooperativa e colaborativa.
Richard Sennett menciona uma das razões estruturais para a falta de colaboração na nova economia: pelo o fato de ser uma economia de curto prazo, as pessoas ficam pouco tempo em um trabalho, sem estabelecer proximidade umas com as outras.
Na sociedade, as discussões sobre o mundo pós lockdown nunca estiveram tão centradas na contribuição individual em favor do coletivo. Os aprendizados são inúmeros e as cooperativas podem promover pautas para seus cooperados e suas comunidades.
Por isso, revisamos e reforçamos a palestra “A Cooperação no Novo Mundo”, que tem como tônica a cooperação como um comportamento transversal às nossas competências profissionais e pessoais. Nunca se valorizou tanto pessoas que conseguem se mostrar receptivas ao outro para agir coletivamente.
A Palestra:
A proposta da palestra é refletir como o COOPERATIVISMO pode ser esse valor transversal em nosso cotidiano e nossas habilidades, ou seja, quando as pessoas cooperam uma com as outras, criamos um hábito ou uma vivência e, ainda, uma aptidão que se passa a ter.
Saber ouvir, conviver com ideias diferentes e falta de consenso podem ser caminhos para essa vivência que é certo, sempre se traduz em mais inovação.
Maria Flávia é especialista em educação executiva e professora das áreas de sustentabilidade e empreendedorismo social pela Fundação Dom Cabral e pela PUC RS. Ela tem colaboradora para o desenvolvimento da humanização nas práticas de gestão de organizações e cooperativas de todo o Brasil (como Sicoob, Unimed, Sescoop, Sicredi, Federações de Cooperativas de Agronegócio, entre outras).
A palestrante joga luz e faz provocações com o objetivo de ativar o protagonismo e despertar a vontade individual e coletiva, de fazer algo que seja maior do que nós mesmos.
É hoje uma das palestrantes mais requisitadas do país. Se destaca pela capacidade de instigar mudanças, articular seu vasto conteúdo com os desafios de profissionais e empresas contemporâneas.
Erro: Formulário de contato não encontrado.