NOVIDADES

Paternidade: você responde perguntas ou atende chamados?

11 de julho de 2018

O termo em si não diz muita coisa. Mas a prática da Paternidade Inclusiva faz toda diferença. Gustavo Ziller acredita que “ser pai” vai muito além da hierarquia e da tomada de decisões, ser pai consiste, sobretudo, em responder chamados.

VOCÊ ATENDE AOS CHAMADOS DOS SEUS FILHOS?

Nossos filhos deixam chamados espalhados por aqui e ali todo santo dia. Os chamados não são diretos, claros ou óbvios. Eles não se anunciam por cornetas e sinfonias. Nenhuma filha diz, ‘pai, tenho um chamado!’. Nossos filhos não nos chamam no quarto para explicar o porquê. Muitas vezes nos chamam sem saber o que querem, mas com a certeza do que não querem.

“Chamados não são perguntas!”

Aqui vai um bom exemplo:
Ficou público meu envolvimento com o crime ambiental de Mariana em 2015. Eu reuni alguns amigos e fomos frequentemente ao local perpetuar a vigilância por meio de um documentário (Memórias de Mariana), artigos e ensaios fotográficos. Dias depois, Matheus, meu filho, chega em casa e diz, ‘pai, você não acredita! Meu novo roteiro de escola é sobre o desastre de Mariana!’. Não existe conexão mais pura, sensível e bela do que responder à um chamado, eu me emociono toda vez que faço, e busco não perder essa sensibilidade.

– Mateus, que demais! O que você acha de irmos até lá?
– Sério pai?
– Claro. Conheço muita gente, podemos visitar o Seu Antônio em Paracatu, ficar hospedado no hotel que recebeu os atingidos.
– Nossa, mas quando?
– Vamos já, tem feriado nesse fim de semana!
– Meu trabalho vai ficar ótimo!
– Vai sim filho. Vamos convidar a Mamãe?
– Mãããeeeeee, vamos pra Mariana…

*Mateus fez (com a minha ajuda) mas literalmente sozinho, um dos trabalhos mais incríveis da escola sobre Mariana. E eu, orgulhoso e gratificado de quase não caber em mim, entendi de vez o que era um chamado.

“A mágica acontece quando respondemos mais chamados e menos perguntas.”

Quer saber mais sobre o palestrante e pai Ziller:

LEVE UMA PALESTRA DE GUSTAVO ZILLER PARA SUA EMPRESA

NOME (obrigatório)

E-MAIL (obrigatório)

PALESTRANTE OU TEMA DE INTERESSE

TELEFONE DE CONTATO (obrigatório)

MENSAGEM

0 Comentários

Deixe seu Comentário

Nossos Clientes

Conheça as empresas que utilizam o DMT Palestras.