8 livros para engrenar sua jornada de aprendizado em 2024

O escritor português José Saramago costumava dizer que “a leitura é outra maneira de estar em um lugar”. E tinha toda razão. Cada página virada é convite para uma nova aventura, para um novo mundo, trilha para tantas transformações.

Que tal começar sua viagem hoje mesmo? Confira oito sugestões de livros que prometem levar você (e, por que não, seu negócio) avante e além.

01

Gestão da Travessia · Juliana Bley

Aviso aos navegantes que pretendem (ou precisam) mergulhar em turbulentas transformações pessoais, profissionais ou corporativas em 2024: este livro é a bússola.

Em ‘Gestão da Travessia’, a escritora e palestrante Juliana Bley convida o leitor a se tornar barqueiro de sua própria travessia, capaz de gerenciar mudanças com os olhos abertos, a mente flexível e o coração quente.

02

O Poder Transformador do ESG · Paula Harraca

Os livros não melhoram as empresas. Eles melhoram as pessoas que, por sua vez, melhoram as empresas – e aí a mágica pode acontecer: essas empresas transformam o mundo.

Essa é a essência deste best-seller da executiva e palestrante Paula Harraca, que apresenta ao leitor os 7 Cs da competitividade consciente: causa, cultura organizacional, colaboradores, clientes, capital, comunidade e competitividade estratégica.

Paula mostra por que são esses verdadeiros direcionadores estratégicos para líderes e organizações que desejam dar resultados e se manter relevantes.

03

Agridoce: o sabor de empreender com as próprias mãos · Mazé Lima

Desistir nunca foi uma opção para Mazé Lima, palestrante e empreendedora extraordinária que, a cada manhã, se prepara para viver o melhor dia de sua vida.

Essa fé inabalável ergueu a Mazé Doces, uma das maiores e mais prósperas empresas de produtos artesanais do Brasil.

A árdua trajetória para o sucesso está contada neste livro, que leva às pessoas uma mensagem de esperança, determinação e resiliência diante das adversidades.

04

Aprendiz ágil · Alexandre Teixeira e Clara Cecchini

A chegada das máquinas inteligentes aos escritórios cria um cenário favorável ao aumento da produtividade, mas eleva o risco de obsolescência profissional.

Estamos, afinal, diante de robôs que “pensam”, conversam e, sobretudo, aprendem a aprender sozinhos. Por isso, mais do que nunca, é hora de aprendermos a aprender com agilidade.

A boa notícia é que Alexandre Teixeira e Clara Cecchini tem alguns segredos para enfrentar esse desafio: subversão criativa, lifelong learning, entre otras cositas más – todas compartilhadas neste livro.

05

Atitude pró-Inovação · Ligia Fascioni

As novas tecnologias vão mudar o modo de vida no planeta e não é uma questão de escolha. Hoje e sempre, Darwin continua valendo: os mais adaptáveis é que vão sobreviver.  Mas como se adaptar concorrendo com robôs e inteligência artificial num mundo cada vez mais inóspito e com menos empregos?

Para Lígia Fascioni, o que pode nos salvar é justamente que nos diferencia das máquinas: a criatividade, a empatia, a capacidade de imaginar e de se emocionar, de fazer e de apreciar arte.

Lígia mergulha na neurociência para explicar a tese, mas vai além: o livro também traz exercícios para acostumar o cérebro a ser mais criativo, flexível e adaptável.

06

Talvez você seja…: Desconstruindo a LGTB fobia que você nem sabe que tem · Marcelo Cosme

Um livro que convida o público a desconstruir o preconceito nas suas mais diversas formas – da piada aparentemente “inofensiva” à exclusão social. Para isso, Cosme faz o que sabe fazer melhor: investigar e conversar com as pessoas. Especialistas como o médico Dráuzio Varella, o psiquiatra Jairo Bouer, além de políticos que falam abertamente sobre sexualidade, como a vereadora Érika Hilton e o senador Fabiano Contarato, estão entre os entrevistados da obra, que conta também com um prefácio surpreendente do cantor Lulu Santos e relatos pessoais do próprio Cosme.

07

Meu coração diz teu nome · Cris Lisbôa

Aqui ficamos com as palavras de Paolla Oliveira (sim, a atriz), mais uma das tantas “vítimas” desta encantadora de palavras chamada Cris Lisbôa:

“Esta história me amoleceu porque transforma a vulnerabilidade em nossa maior virtude. Regou a coragem de me vasculhar e de não deixar que minha voz seja tomada pelo que pensam que eu sou. Me trouxe o desejo maior de escolher caminhar consciente, singular e imperfeita ― e com uma luz acesa que apenas eu tenho o poder de apagar: a de dentro”.

08

As quatro estações da alma: da angústia à esperança · Rossandro e Cortela

Esse livro é uma conversa sobre a vida, com as suas dores e alegrias. Unindo o conhecimento e as vivências de cada um, o filósofo Mario Sergio Cortella e o psicólogo Rossandro Klinjey falam sobre os desertos que atravessamos no inverno da alma e a importância de acolhermos as angústias que nos afligem e lidarmos com elas.

Essa informação foi útil?
SimNão

Procurando um tema ou palestrante específico?

Fale com o nosso time de especialistas.